Você já ouviu falar em consultoria educacional ou sabe como funciona? E consultoria em tecnologia educacional, você conhece? Sabe quais são as vantagens de utilizá-la na sua escola? Entende como a medida pode contribuir para a manutenção e o crescimento da sua instituição?

Se você respondeu “não” a uma ou mais perguntas e quer saber mais sobre a consultoria educacional (e como ela pode auxiliá-lo!), confira o post que preparamos para você!

Conhecendo a consultoria educacional

As instituições privadas de ensino podem ser compreendidas como empresas que necessitam de uma receita fixa para a manutenção ou a expansão ao longo do tempo, bem como para proporcionar ao cliente um serviço de qualidade que, nesse caso, é o ensino. Por isso, para alcançar seus objetivos, essas instituições precisam ofertar um excelente ensino e ter um processo de gestão estratégica, financeira e pedagógica adequado.

No entanto, muitas vezes, a direção — ou equipe de coordenação — não detém todos os conhecimentos necessários. Nesse ponto, o serviço da consultoria pedagógica é importante e vem oferecer soluções em diversas áreas para o sucesso e o crescimento da escola.

No trabalho de consultoria, são analisados o ambiente externo e interno, bem como os pontos fortes e fracos da instituição. Esse processo é conhecido na área de planejamento estratégico como análise SWOT ou FOFA. Após isso, são elaboradas propostas de soluções para as situações problemáticas, melhorias dos pontos fracos e otimização dos pontos fortes.

No que diz respeito, especificamente, à consultoria educacional em tecnologia, há a oferta de um diagnóstico da instituição e a proposição das melhores estratégias para utilizar a tecnologia em sala de aula, como uma aliada para o processo de ensino-aprendizagem. Por fim, é construído um plano de ação que deve ser colocado em prática pela instituição de ensino.

Vantagens da consultoria

1. Aumento da competitividade

Atualmente, a educação básica é um setor em franca expansão no Brasil e temos um cenário em que poucos grupos educacionais dominam a maior parte do mercado. Diante disso, a competição entre as instituições de ensino aumenta muito, sendo necessário o investimento em novas estratégias para maximizar a atração de novos alunos, sua conversão e retenção.

Assim, a consultoria educacional em tecnologia se apresenta como uma ótima opção para as escolas que desejam investir em estratégias para garantir a manutenção no mercado ou mesmo aumentar os seus horizontes.

A análise e a realização dos planos de ação desenvolvidos na consultoria educacional permitem a melhoria da instituição e seu alinhamento ao mercado.

Além disso, também ensinam como se posicionar estrategicamente, possibilitando a competitividade mesmo na presença de grandes grupos educacionais no segmento.

Sabe-se que alguns fatores tornam a instituição mais atrativa para o público a que se destina, como a inovação, a modernização no processo de ensino-aprendizagem, a utilização de tecnologias educacionais e a capacitação de professores para a utilização de novos recursos, portanto, a consultoria em tecnologia educacional é um diferencial diante das instituições concorrentes, tornando-a mais competitiva e atrativa.

2. Melhoria dos processos de ensino-aprendizagem

A consultoria educacional também pode ter como objetivo aspectos ligados diretamente à área pedagógica, como revisão da estrutura curricular e extracurricular, construção de matriz de referência, revisitação do regimento escolar, formação didática de professores, implementação da tecnologia para o ensino e a formação da equipe gestora.

Isso pode contribuir, por exemplo, para modernizar e inovar a escola e para a implementação de metodologias de ensino diferenciadas e que colaborem para a melhoria da aprendizagem dos alunos.

Uma escola pode procurar um consultor externo, por exemplo, para implementar soluções tecnológicas ou reestruturar a sua matriz de referência. Com a atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a reforma do Ensino Médio, as escolas deverão passar por mudanças curriculares e pela adequação de proposta pedagógica para atender ao preconizado pelo Governo.

A BNCC traz diretrizes que norteiam o uso da tecnologia na educação básica e destaca quais ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioambientais em crianças e jovens.

Essas mudanças podem melhor realizadas quando feitas com o apoio de um consultor educacional especializado. A implementação de tecnologias educacionais proporciona, entre outras coisas, uma nova experiência de aprendizagem e melhoria dos processos de ensino. O bom desempenho dos alunos gera uma maior credibilidade da instituição para com o mercado, os pais e os próprios estudantes.

3. Desenvolvimento de um projeto pedagógico moderno

A consultoria educacional em tecnologia também é interessante para implantar um Projeto Político Pedagógico (PPP) moderno e alinhado às necessidades da sociedade atual.

O consultor pode analisar o projeto da escola e as suas necessidades reais e, assim, propor a aplicação dos recursos tecnológicos em consonância com o PPP da instituição. Em um mundo dinâmico e moderno, faz-se necessário pensar em um documento que faça uso e aplicação das tecnologias educacionais. Assim, pode haver também a necessidade de revisitação e revisão do projeto para que ele contemple as tecnologias da educação em suas proposições.

4. Capacitação de professores

A consultoria educacional em tecnologia também é importante para orientar e capacitar os professores para o uso adequado dos recursos tecnológicos disponíveis. Isso é essencial pois sabe-se que apenas a inserção de tecnologias na sala de aula não é suficiente para garantir uma aula moderna e dinâmica ou a melhoria do ensino.

Para que os recursos disponíveis alcancem seus objetivos, é necessário que a equipe docente esteja bem preparada, fazendo o melhor uso possível dessas tecnologias. A capacitação dos professores para a utilização desses recursos refletirá em alunos mais engajados e que aprendem melhor. Isso contribui também para uma visão positiva da instituição pelo mercado.

5. Solução de problemas

O olhar externo de um consultor educacional qualificado sobre a instituição pode trazer novas soluções para situações vivenciadas no ambiente escolar. Os consultores têm experiência no mercado, conhecem as estratégias mais efetivas e compreendem como as tecnologias educacionais podem trazer soluções para as instituições.

Na consultoria pedagógica, podem ser analisados, por exemplo, os laboratórios de ciências e informática da escola, e propostas melhorias para torná-los mais adequados aos seus objetivos. Os recursos tecnológicos também podem suprimir necessidades que não seriam possíveis sem eles — por exemplo, uma atividade experimental que demanda longo tempo, como a observação da germinação e floração de uma planta, a mudança de fases da lua e das estações do ano.

Viu como a consultoria educacional é essencial para a manutenção e o crescimento da sua escola? Aqui na Trivium, nós desenvolvemos projetos de consultoria de tecnologia educacional para escolas da rede particular de diversos portes. Quer saber mais? Entre em contato conosco!