fbpx

Saiba 5 vantagens da consultoria em tecnologia educacional

Saiba 5 vantagens da consultoria em tecnologia educacional

Você já ouviu falar em consultoria educacional ou sabe como funciona? E consultoria em tecnologia educacional, você conhece? Sabe quais são as vantagens de utilizá-la na sua escola? Entende como a medida pode contribuir para a manutenção e o crescimento da sua instituição?

Se você respondeu “não” a uma ou mais perguntas e quer saber mais sobre a consultoria educacional (e como ela pode auxiliá-lo!), confira o post que preparamos para você!

Conhecendo a consultoria educacional

As instituições privadas de ensino podem ser compreendidas como empresas que necessitam de uma receita fixa para a manutenção ou a expansão ao longo do tempo, bem como para proporcionar ao cliente um serviço de qualidade que, nesse caso, é o ensino. Por isso, para alcançar seus objetivos, essas instituições precisam ofertar um excelente ensino e ter um processo de gestão estratégica, financeira e pedagógica adequado.

No entanto, muitas vezes, a direção — ou equipe de coordenação — não detém todos os conhecimentos necessários. Nesse ponto, o serviço da consultoria pedagógica é importante e vem oferecer soluções em diversas áreas para o sucesso e o crescimento da escola.

No trabalho de consultoria, são analisados o ambiente externo e interno, bem como os pontos fortes e fracos da instituição. Esse processo é conhecido na área de planejamento estratégico como análise SWOT ou FOFA. Após isso, são elaboradas propostas de soluções para as situações problemáticas, melhorias dos pontos fracos e otimização dos pontos fortes.

No que diz respeito, especificamente, à consultoria educacional em tecnologia, há a oferta de um diagnóstico da instituição e a proposição das melhores estratégias para utilizar a tecnologia em sala de aula, como uma aliada para o processo de ensino-aprendizagem. Por fim, é construído um plano de ação que deve ser colocado em prática pela instituição de ensino.

Vantagens da consultoria

1. Aumento da competitividade

Atualmente, a educação básica é um setor em franca expansão no Brasil e temos um cenário em que poucos grupos educacionais dominam a maior parte do mercado. Diante disso, a competição entre as instituições de ensino aumenta muito, sendo necessário o investimento em novas estratégias para maximizar a atração de novos alunos, sua conversão e retenção.

Assim, a consultoria educacional em tecnologia se apresenta como uma ótima opção para as escolas que desejam investir em estratégias para garantir a manutenção no mercado ou mesmo aumentar os seus horizontes.

A análise e a realização dos planos de ação desenvolvidos na consultoria educacional permitem a melhoria da instituição e seu alinhamento ao mercado.

Além disso, também ensinam como se posicionar estrategicamente, possibilitando a competitividade mesmo na presença de grandes grupos educacionais no segmento.

Sabe-se que alguns fatores tornam a instituição mais atrativa para o público a que se destina, como a inovação, a modernização no processo de ensino-aprendizagem, a utilização de tecnologias educacionais e a capacitação de professores para a utilização de novos recursos, portanto, a consultoria em tecnologia educacional é um diferencial diante das instituições concorrentes, tornando-a mais competitiva e atrativa.

2. Melhoria dos processos de ensino-aprendizagem

A consultoria educacional também pode ter como objetivo aspectos ligados diretamente à área pedagógica, como revisão da estrutura curricular e extracurricular, construção de matriz de referência, revisitação do regimento escolar, formação didática de professores, implementação da tecnologia para o ensino e a formação da equipe gestora.

Isso pode contribuir, por exemplo, para modernizar e inovar a escola e para a implementação de metodologias de ensino diferenciadas e que colaborem para a melhoria da aprendizagem dos alunos.

Uma escola pode procurar um consultor externo, por exemplo, para implementar soluções tecnológicas ou reestruturar a sua matriz de referência. Com a atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a reforma do Ensino Médio, as escolas deverão passar por mudanças curriculares e pela adequação de proposta pedagógica para atender ao preconizado pelo Governo.

A BNCC traz diretrizes que norteiam o uso da tecnologia na educação básica e destaca quais ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioambientais em crianças e jovens.

Essas mudanças podem melhor realizadas quando feitas com o apoio de um consultor educacional especializado. A implementação de tecnologias educacionais proporciona, entre outras coisas, uma nova experiência de aprendizagem e melhoria dos processos de ensino. O bom desempenho dos alunos gera uma maior credibilidade da instituição para com o mercado, os pais e os próprios estudantes.

3. Desenvolvimento de um projeto pedagógico moderno

A consultoria educacional em tecnologia também é interessante para implantar um Projeto Político Pedagógico (PPP) moderno e alinhado às necessidades da sociedade atual.

O consultor pode analisar o projeto da escola e as suas necessidades reais e, assim, propor a aplicação dos recursos tecnológicos em consonância com o PPP da instituição. Em um mundo dinâmico e moderno, faz-se necessário pensar em um documento que faça uso e aplicação das tecnologias educacionais. Assim, pode haver também a necessidade de revisitação e revisão do projeto para que ele contemple as tecnologias da educação em suas proposições.

4. Capacitação de professores

A consultoria educacional em tecnologia também é importante para orientar e capacitar os professores para o uso adequado dos recursos tecnológicos disponíveis. Isso é essencial pois sabe-se que apenas a inserção de tecnologias na sala de aula não é suficiente para garantir uma aula moderna e dinâmica ou a melhoria do ensino.

Para que os recursos disponíveis alcancem seus objetivos, é necessário que a equipe docente esteja bem preparada, fazendo o melhor uso possível dessas tecnologias. A capacitação dos professores para a utilização desses recursos refletirá em alunos mais engajados e que aprendem melhor. Isso contribui também para uma visão positiva da instituição pelo mercado.

5. Solução de problemas

O olhar externo de um consultor educacional qualificado sobre a instituição pode trazer novas soluções para situações vivenciadas no ambiente escolar. Os consultores têm experiência no mercado, conhecem as estratégias mais efetivas e compreendem como as tecnologias educacionais podem trazer soluções para as instituições.

Na consultoria pedagógica, podem ser analisados, por exemplo, os laboratórios de ciências e informática da escola, e propostas melhorias para torná-los mais adequados aos seus objetivos. Os recursos tecnológicos também podem suprimir necessidades que não seriam possíveis sem eles — por exemplo, uma atividade experimental que demanda longo tempo, como a observação da germinação e floração de uma planta, a mudança de fases da lua e das estações do ano.

Viu como a consultoria educacional é essencial para a manutenção e o crescimento da sua escola? Aqui na Trivium, nós desenvolvemos projetos de consultoria de tecnologia educacional para escolas da rede particular de diversos portes. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Trivium

O blog da Trivium reúne todas as novidades sobre tecnologia educacional da Microsoft.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *