Investir na formação continuada de professores é essencial para a construção do conhecimento dos alunos. Isso porque, apesar de o fato de os estudantes terem bastante acesso a conteúdo por meio da internet e dos livros, a escola ainda é a principal fonte de aprendizado. Por isso, os professores devem ser manter atualizados para atender as necessidades de aprendizagem dos alunos.

A formação continuada é uma forma de manter a qualidade do ensino e por isso ela é necessário para quem deseja cumprir com maestria sua função de educador. 

Neste post, vamos explicar o que é a formação continuada de professores, quais são seus objetivos e sua importância para escola, educadores e alunos. Acompanhe!

O que é a formação continuada de professores?

Quando falamos em formação continuada de professores, estamos nos referindo a cursos complementares, que ajudam aos educadores a adquirir novos conhecimentos para que eles consigam desempenhar melhor seu papel dentro da escola e da sala de aula.

O conceito de formação continuada entrou em vigor no país em 1996, quando foi implementada a lei de Diretrizes e Bases da Educação. Fazer cursos de atualização é um direito dos professores de todos os tipos de estabelecimento de ensino, desde aqueles que lecionam em escolas infantis até profissionais que dão aulas em faculdades e universidades.

Qual a importância da formação continuada de professores?

Com a evolução da tecnologia, o processo de ensino-aprendizagem não se resume somente em ter um professor na sala de aula que utiliza um quadro negro e livros para explicar a matéria. Essa mudança trouxe novas formas de ensino e criou um perfil muito diferente de aluno.

Por isso, a formação continuada é tão importante, tanto para alunos quanto para professores. Para os docentes, se manter atualizados é uma forma de adquirir novos conhecimentos em relação às novas práticas pedagógicas e tendências de ensino. 

Por meio de cursos de capacitação, os professores aprendem a lidar com as novas tecnologias e ainda criam novas formas de ensinar os alunos utilizando os recursos tecnológicos disponíveis, o que permite um processo de ensino mais atrativo para os alunos.

Para os estudantes, ter professores atualizados garante que eles tenham acesso a um ensino de melhor qualidade. No mais, eles terão um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interessante, o que pode deixá-los motivados a buscar novos conhecimentos, dentro e fora da escola.

Quais os benefícios da formação continuada para os professores?

Além de todas as vantagens citadas acima, investir em educação continuada traz outros diversos benefícios para os professores. Com os cursos de atualização, o docente aprende a fazer uma gestão melhor de sua turma de alunos, além de aprender novas práticas educacionais.

Os professores que adquirem novos conhecimentos conseguem melhorar a forma com a qual passam o conteúdo para seus alunos e ainda conseguem um engajamento melhor com a turma. Por exemplo: se um professor aprende a dominar a tecnologia e faz uso dela para criar uma aula interessante, os alunos ficarão bem mais participativos e relacionamento deles com o docente será bem melhor.

A formação continuada também possibilita que os professores identifiquem quais são as principais dificuldades de aprendizado dos alunos e permite que eles criem formas de contornar a situação, o que traz benefícios tanto para sua carreira profissional quanto para a escola na qual trabalham.

Como implementar a educação continuada em sua escola?

Investir em cursos de formação continuada de professores não é uma opção, pois a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) coloca esse quesito como obrigatório para todas as instituições de ensino. Mas isso pode ser um desafio para muitos gestores e diretores de escolas públicas e particulares.

Isso porque, é preciso que os educadores encontrem tempo para fazer cursos de atualização, pois muitos deles lecionam em mais de uma escola e ainda precisam conciliar a carreira com os deveres familiares.

No entanto, esse problema pode ser contornado, graças aos recursos tecnológicos existentes hoje em dia. Existem plataformas online que oferecem cursos exclusivamente voltados para a capacitação de professores. Além da flexibilidade, essas plataformas oferecem uma formação de qualidade, que permite que os educadores se mantenham atualizados e melhorem seu desempenho na sala de aula.

A grande vantagem de investir em uma capacitação online é que os professores podem fazer as aulas nos horários que estiverem com mais tempo livre, que pode ser de manhã, na hora do almoço ou à noite, depois do expediente.

Quais cursos de educação continuada os educadores devem fazer?

Há diversas opções de cursos de capacitação e atualização para educadores. Além de cursos de pós-graduação, os professores podem investir em tecnologia. Além de ajudar aos educadores a terem condições de oferecer aulas mais dinâmicas aos seus alunos, aprender sobre ferramentas tecnológicas pode ser muito útil para a gestão da escola. Veja algumas sugestões.

Office 365 Education: compilado de serviços que permite colaborar e compartilhar trabalhos escolares. Inclui o Office Online (Word, PowerPoint, Excel e OneNote), armazenamento em nuvem pessoal ilimitado, Yammer e sites do SharePoint.

Minecraft Education Edition: Versão de jogo de blocos, desenvolvida para ser utilizada em salas de aula.

BBC micro:bit: é uma placa de circuitos que permite ensinar aos estudantes sobre programação e eletrônica.

Microsoft Office Specialist Certification: certificação para quem deseja se tornar expert nos programas da Microsoft.

Intune for Education: serviço de gerenciamento baseado na nuvem, dispositivo móvel para escolas. Além de manter dados de professores e alunos seguros, a ferramenta ajuda ambas as partes a se tornarem mais produtivas.

Azure: plataforma de computação na nuvem que permite que um conjunto de computadores trabalhem em paralelo, como se fossem um grande computador.

As tecnologias aqui citadas permitem que os educadores criem aulas mais dinâmicas e ainda ajudam na gestão escolar. Por isso, quando você for investir na formação continuada de professores de sua instituição, procure saber como funcionam esses cursos, pois eles vão oferecer diversos benefícios para o corpo docente, alunos e para a escola em geral.

Gostou do post e quer mais informações sobre como oferecer cursos de capacitação nas tecnologias citadas ao longo do artigo para os professores de sua escola? Então entre em contato conosco para saber mais detalhes!