fbpx

Família e escola: como os pais podem ser mais participativos?

Família e escola: como os pais podem ser mais participativos?

É inegável que, cada vez com maior intensidade, o papel da escola tem sido discutido e repensado a fim de melhor capacitar os alunos e prepará-los para a vida como um todo. Nesse aspecto, o sentido tradicional do ambiente escolar como um espaço exclusivo de formação e educação tem caído por terra, visto que se exige sempre mais eficácia e a solidez do trabalho.

Mas como intensificar os resultados sem alterar drasticamente o modo como as escolas funcionam? Uma das maneiras que desenvolver isso é estreitando a relação entre família e escola, porque essas duas instituições representam os mais tradicionais meios de formação. Pensando nisso, a seguir sugerimos algumas práticas simples e que funcionam muito bem. Vamos conferi-las

Acompanhamento e participação efetiva

Não basta levar as crianças até a porta do colégio, muito menos perguntar vez ou outra como as coisas estão. A participação familiar facilita o trabalho de toda a equipe escolar, bem como aumenta resultados e motiva a criança a continuar evoluindo. Se os pais estão atentos ao desenvolvimento do filho, oferecem bons ambientes de estudo e bons hábitos, a escola enfrenta menos problemas e todo o sistema se beneficia.

Uma das maneiras de consolidar essa relação de acompanhamento se dá através da tecnologia. Apesar de muitos responsáveis não terem tempo para irem fisicamente à escola, existe uma série de ferramentas tecnológicas que permitem uma comunicação rápida e satisfatória.

Atendimento a reuniões e eventos escolares

É praticamente impossível reforçar as relações entre família e escola sem levar em consideração a ida e a valorização dos momentos de reuniões e demais eventos escolares. Essas ocasiões são especialmente pensadas visando à atualização da situação dos alunos, mas muitos pais não os frequentam por diversos fatores. Deve-se objetivar, portanto, novas formas de atrair os convidados, porque os benefícios são muito grandes.

Existem diversas formas de aumentar a participabilidade familiar nos eventos. Além disso, na modernidade, esses processos foram bastante beneficiados, visto que existem diversas ferramentas virtuais que podem auxiliar nesse processo. Uma delas está contida na atualização do Microsoft Teams, pois o compartilhamento de progressos ou outros tópicos interessantes foi facilitado.

Relacionamento eficaz com os professores

Manter um contato frequente com a equipe pedagógica é outra das formas com que os pais podem ser mais participativos durante a educação de seu filho, pois é ela que tem mais contato direto com os alunos. Nesse sentido, principalmente os professores têm papel de destaque para estreitar os benefícios da relação família-escola.

Ferramentas como chamadas de vídeo, mensagens instantâneas, compartilhamento de progressos via cloud computing são possibilidades práticas e interessantes que podem ser o diferencial na hora de atrair e manter o relacionamento entre pais e professores.

Deve sempre ser um dos objetivos de educadores criar um ambiente que propicie um maior engajamento e participação de responsáveis, a fim de que a relação família e escola sempre se intensifique. Essa práticas transformam os pais em parceiros da escola e todos se beneficiam, de maneira que os processos educacionais se tornam mais saudáveis e efetivos.

Como dito, não basta deixar e buscar na porta do colégio, a participação familiar dá-se num nível mais profundo e mais recompensador quando bem aplicada.

E então, gostou das possibilidades que existem para melhorar ainda mais o ambiente escolar e a relação dele com as famílias? Que tal continuar em nosso blog e ler um pouquinho mais sobre o assunto com o texto “Como lidar com o abandono escolar de um aluno“?

CURTIU ESSE ARTIGO?

Compartilhe em suas redes sociais e acompanhe nossas páginas no Facebook e LinkedIn, assim as publicações do blog aparecerão no seu mural de atualizações!  🙂

Trivium

O blog da Trivium reúne todas as novidades sobre tecnologia educacional da Microsoft.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *