fbpx

O diretor escolar e seu papel no desenvolvimento educacional

O diretor escolar e seu papel no desenvolvimento educacional

Você sabe qual o papel do diretor escolar? Para muitos estudantes, esse personagem é aquele que transmite uma sensação de autoridade e disciplina. Isso porque ele é o responsável máximo por conversar com alunos, e seus pais, que costumam ter uma conduta indisciplinada. Devido a isso, para os pais a imagem do diretor acaba sendo semelhante.

Mas, na verdade, as obrigações de um diretor vão muito além disso. Ele é um gestor e uma representação de liderança. O diretor precisa cuidar do desenvolvimento educacional dos alunos, realizar a gestão dos interesses dos professores e, ainda, cuidar dos custos da escola. Esse profissional é o gerente do ambiente escolar. Neste post, vamos falar mais sobre a importância do diretor escolar. Confira!

Um gestor

Para entender esse conceito é preciso pensar na escola como uma organização: ela possui um propósito. A finalidade dela é contribuir na formação de cidadãos, bem como ensiná-los a aprender. Para fazer isso, o ambiente escolar é constituído de diversas áreas que garantem seu funcionamento e realizam sua manutenção para que o propósito possa ser atingido.

Assim, o diretor escolar é a figura máxima que irá dar as diretrizes do direcionamento da escola e cuidar de conflitos. Quando falamos de conflitos não significa, necessariamente, que seja sinônimo de briga ou algo semelhante, mas de situações em que os interesses da escola estão em um cenário de risco. O diretor atua como um verdadeiro gerente, negociando sistematicamente com interfaces internas e externas para manter a escola firme na sua meta.

Escola é empresa

Toda escola é uma empresa, que tem obrigações de contas e que funciona devido ao trabalho de muitos profissionais. Sendo assim, ele precisa gerenciar os interesses dos seus colaboradores: professores, auxiliares, secretárias, etc. Em conjunto com a sua equipe, ele desenvolve as metas escolares e deve cuidar de perto para que elas sejam conquistadas.

Para a manutenção da escola, todas as despesas precisam estar em dia. É dever do diretor escolar cuidar para que a escola disponha da estrutura adequada para o ensino dos alunos. Garantir serviços básicos de água, energia e alimentação, além da segurança no ambiente e de equipamentos como mesas, carteiras, materiais e computadores.

Um líder

O diretor escolar precisa ser aquele profissional que outros queiram ser como ele: deve ser um líder. Em qualquer cenário organizacional vamos nos deparar com gestores, com líderes e com pessoas que são as duas coisas ao mesmo tempo. Muitos acabam confundindo o conceito, acreditando que são sinônimos.

O líder nem sempre é um gestor: ele é um personagem que as pessoas o percebem naturalmente como uma referência, sem precisar estar à frente de um cargo de chefia. Para que as metas da escola sejam alcançadas, o diretor precisa ser visto pela equipe como uma liderança. Ele só conseguirá conquistar essa referência fazendo um bom trabalho, sendo exemplo, e desempenhando uma gestão de pessoas efetiva.

Inspirando alunos

O maior desafio para profissionais da educação é despertar o gosto pela aprendizagem aos alunos e manter isso vivo. Para tanto, o diretor escolar e sua equipe precisam aplicar estratégias pedagógicas, de comunicação e cultura, aderentes ao perfil dos estudantes. Um exemplo disso, é o uso de equipamentos e facilidades tecnológicas para tornar a educação mais simples e divertida.

Ser professor e trabalhar com o desenvolvimento de pessoas é um desafio. Agora, ser essas duas coisas e ainda ser um gestor parece até uma missão quase impossível. Por isso, o diretor escolar precisa ser firme nos seus próprios propósitos e ter muito amor pelo seu trabalho. Ele realiza ações que interferem em muitas famílias: a própria, a dos seus colaboradores e, principalmente, na dos seus alunos. Ser inspirador é o segredo para alcançar um ambiente escolar ideal.

Se você gostou deste post e quer saber mais sobre educação, siga as nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.