fbpx

As ferramentas digitais na transformação na educação

As ferramentas digitais na transformação na educação

A transformação na educação se tornou um assunto bastante presente na atualidade. A necessidade de inovar para o mundo digital, por meio de ferramentas e recursos tecnológicos, teve maior destaque na pandemia.

Sendo assim, é essencial entender o conceito da transformação na educação e o impacto que ela causa na escola para melhorar o ensino e o aprendizado dos alunos.

Neste conteúdo, apresentaremos os principais passos e soluções para implementar a transformação digital na educação. Acompanhe!

Quais mudanças fazem parte da transformação digital na educação?

Foram diversas as tendências que surgiram para aprimorar a educação. Essas tecnologias e inovações prometem permanecer e evoluir cada vez mais no ensino. Veja alguns exemplos:

  • Plataformas para aulas remotas: essa tecnologia é comum em cursos de graduação e matérias universitárias EAD. Contudo, durante a pandemia, foi um grande recurso para manter as aulas e permanecerá, trazendo dinamismo para o ensino;
  • Ferramentas digitais para atividades: as plataformas para realização de atividades compartilhadas são um grande avanço. Por meio delas, os estudantes conseguem realizar trabalhos importantes em grupo sem precisar se reunir presencialmente;
  • Ambientes virtuais de aprendizagem: trata-se de um espaço digital para o desenvolvimento dos alunos. Consiste em atividades e conteúdos personalizados com base nas necessidades de cada estudante para complementar os estudos.

Qual o impacto da transformação na educação para escola e alunos?

A transformação digital teve impacto em diversos setores, e na educação não seria diferente. As tecnologias chegaram para tornar todo o processo de aprendizagem interconectado.

Desse modo, os alunos podem estudar de qualquer lugar do mundo, tornando o aprendizado algo que supera as quatro paredes da sala de aula. Entre as vantagens que a transformação na educação proporciona, podemos citar:

  • Maior produtividade de todo o corpo docente;
  • Economia de tempo e recursos, o que permite um aprendizado mais dinâmico;
  • Mais sustentabilidade, pois diminui a necessidade de uso de papel para realização de atividades;
  • Permite mais engajamento entre os alunos e professores;
  • Aumento no número de matrículas na instituição de ensino.

O que é necessário para trabalhar as ferramentas digitais na educação?

Pensar nas tecnologias para educação de maneira isolada pode ser um pouco confuso. Contudo, com um pouco de estratégia, força de vontade e investimento, é possível implementar de forma eficaz. Confira algumas dicas a seguir!

Prepare a equipe

A transformação na educação deve começar pelo treinamento do corpo docente. Uma vez que serão eles os principais detentores do conhecimento sobre as tecnologias e ferramentas utilizadas no processo de aprendizado.

Por isso, a equipe deve estar bem alinhada quanto a termos como Educação 4.0 e 5.0, além das decisões tomadas durante o processo. Ademais, esses serão os protagonistas na transformação da escola, já que conhecem bem as necessidades dos alunos.

Defina os objetivos

Os objetivos devem ser palpáveis e concretos, ou seja, precisam estar de acordo com a realidade da instituição de ensino. Portanto, é importante saber quais os resultados esperados com a transformação e como a tecnologia pode ajudar a alcançar essas metas.

Encontre um fornecedor alinhado às necessidades da escola

Uma consultoria especializada no assunto é um grande diferencial nos resultados esperados pela sua intuição. Por isso, é importante contar com empresas que tenham experiência na transformação da educação e saibam adaptar as soluções de acordo com a necessidade da sua escola.

A Trivium é a parceira capaz de auxiliar escolas e professores nos processos educacionais. Nesse sentido, contribuímos para a transformação na educação trazendo urgência para a utilização de ferramentas tecnológicas que realmente fazem diferença para a aprendizagem da sua instituição.

Gostou do conteúdo e que mais uma dica? Entre em contato conosco e saiba como a Trivium pode colaborar com a transformação na educação da sua instituição!

Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.