A forma de avaliação de aprendizagem dos alunos mudou drasticamente nos últimos tempos, visto que novas tecnologias estão evoluindo constantemente para auxiliar os professores nessa missão.

Na realidade, houve uma mudança significativa na metodologia de ensino como um todo, obrigando os professores a adicionarem recursos mais avançados em suas aulas para desenvolver o ensino remoto e, ao mesmo tempo, acompanhar o ritmo acelerado da comunicação moderna.

Pensando nisso, neste artigo, descreveremos algumas diferentes metodologias de avaliação online e, ao compreender melhor esses meios tecnológicos, com certeza será possível observar uma melhora no envolvimento e desempenho dos estudantes. Acompanhe a leitura e saiba mais!

O que é avaliação?

A avaliação é o processo no qual ocorre o recolhimento de dados acerca do que os estudantes sabem, tomando como base a experiência educacional que tiveram. Geralmente, os resultados são usados ​​para constatar onde a melhoria é necessária e assegurar que o curso considera as necessidades de ensino.

Quando as avaliações são bem desenvolvidas, contribuem para que os alunos se preparem para um futuro bem-sucedido, estimulando-os a interagir, refletir e aplicar o seu conhecimento ao responder perguntas e resolver problemas.

Como fazer a avaliação do aprendizado online dos alunos?

A seguir, destacamos algumas dicas de avaliação online para apoiar o aprendizado do aluno.

Questionários online

Este modelo é adequado para avaliar os resultados da aprendizagem e, como todos os alunos desenvolvem o mesmo exercício, é possível comparar os desempenhos de variadas comunidades, escolas ou classes.

Passar um teste online sem dar nota antes do curso também é uma boa opção, já que tem o propósito de obter uma avaliação básica do conhecimento que o aluno tem. 

Mas é recomendável também passar uma prova de compreensão em apenas um módulo e intensificar os conceitos aplicados na tarefa ou aplicar um exame já corrigido no fim da aula, para analisar o desenvolvimento dos alunos.

Exercícios de arrastar e soltar

Essa é uma avaliação onde se destaca a habilidade que o aluno tem de vincular informações e aplicar o que sabe para resolver um problema específico. Aqui, é possível incorporar texto e imagem em uma tarefa de arrastar e soltar, oferecendo uma sensação desafiadora do mundo real.

Pesquisas online

As pesquisas ajudam a ter um feedback diretamente do seu público sobre a experiência de aprendizagem deles. Assim, elas podem ser utilizadas ​​para avaliar desde a satisfação com o aprendizado até o motivo do aluno fazer uma determinada escolha durante a aula. 

Usar as perguntas da enquete para captar e focar rapidamente a atenção dos alunos em algo útil, também é interessante para se aplicar.

Provas e revisão por pares

Basicamente, a prova por pares coloca os alunos no lugar do professor e permite que eles revisem e alterem a avaliação uns dos outros. Este tipo de atividade dá a cada participante a oportunidade de refletir sobre seus conhecimentos e, em seguida, dar seu feedback de forma estruturada e consistente.

Instrumentos variados na avaliação

É recomendável que, no decorrer do período letivo, se diversifique o método de avaliação e sejam feitas provas orais, discursivas e objetivas, bem como provas sem consulta e com consulta.

Além de autoavaliações, seminários e observações, busque participar e acompanhar para entender o contexto de cada aluno, pois as suas realidades são bem diferentes do ambiente escolar.

Mesmo no ensino remoto, a avaliação de aprendizagem deve ser mantida, mas é importante adaptá-la ao contexto atual dos alunos e às condições que cada um tem para estudar.

Gostou do artigo? Para ler mais conteúdos sobre métodos educacionais para o ensino remoto, assine a nossa newsletter!