Segundo o Censo Escolar 2020 (pesquisa sobre Covid-19), a maioria das escolas de educação básica (públicas e privadas) adotaram estratégias não presenciais para enfrentar a pandemia com segurança. Sendo assim, a necessidade de isolamento social promoveu diversos desafios para a educação, como a dúvida sobre como dar aulas online.

Apesar das aulas online terem virado uma realidade para a maioria das escolas brasileiras nos últimos anos, alguns professores ainda encontram dificuldades em captar atenção dos alunos pelo ambiente digital. Por isso, é importante encontrar novas formas de ministrar os encontros.

Pensando nisso, trouxemos 7 dicas sobre como dar aula online e captar a atenção dos alunos para garantir o aprendizado. Confira este conteúdo e saiba mais!

1. Ambiente-se com os aplicativos e ferramentas

Para tirar melhor proveito das aulas, é importante desenvolver as habilidades tecnológicas, conhecer e testar os aplicativos e ferramentas disponíveis no mundo digital. Com isso, o professor estará mais apto para a personalização do ensino de acordo com as diferentes turmas e perfis de alunos.

2. Utilize vídeos e outras mídias para chamar a atenção

Incremente as aulas online com vídeos, slides, imagens, gifs, entre outros recursos visuais para chamar a atenção dos alunos. Além disso, a internet está repleta de recursos audiovisuais gratuitos que podem enriquecer o conteúdo das matérias, por exemplo, canais como o YouTube Edu (ambiente exclusivo para educação).

3. Escolha uma plataforma que atenda às necessidades

O ambiente digital é um ótimo aliado para a aplicação de atividades educativas. Para isso, conte com plataformas especializadas em oferecer soluções para escolas, como sites para aplicar avaliações online ou programas de gamificação. Desse modo, é possível acompanhar o progresso dos estudantes e a quantidade de questões acertadas.

4. Entenda o perfil dos alunos

Preparar uma aula dinâmica e que atraia a atenção de todos os alunos é uma tarefa quase impossível, principalmente quando se trata de turmas online. Por esse motivo, conheça as informações básicas dos alunos, o que eles gostam de fazer nas horas vagas, sobre o que conversam etc. Dessa maneira, o professor consegue criar uma conexão com os estudantes e montar um conteúdo mais estimulante.

5. Planeje as aulas pensando no ambiente virtual

Ter um conhecimento aprofundado da matéria e conhecer o perfil dos alunos é muito importante. Porém, como saber a melhor forma de ensiná-los no ambiente online? Desse modo, é essencial realizar o planejamento do material pensando no formato das aulas. Para isso, tente falar a mesma língua que os alunos e divida o conteúdo em tópicos para não tornar a matéria cansativa.

6. Faça atividades interativas entre os alunos

O ambiente digital não exclui a possibilidade da interação e das atividades em grupo entre os alunos. Portanto, estimule a conversa entre os colegas de turma para promover o engajamento e criar um ambiente mais descontraído. Dessa forma, você tira o protagonismo do professor e incrementa o conteúdo com a opinião dos estudantes.

7. Ofereça conteúdo extra

A aula online é um formato novo para alguns estudantes. Sendo assim, oferecer conteúdos extras pode contribuir para o aprendizado daqueles que ainda estão se acostumando com o ambiente digital. Nesse contexto, disponibilize conteúdo textual, visual e, se possível, até em áudio para os alunos terem como referência da matéria aplicada.

Agora que você já sabe como dar aula online com mais qualidade, lembre-se de que é importante que as escolas e os professores se adaptem aos novos formatos para que a matéria seja interessante para os alunos. Dessa maneira, é possível que o conteúdo chegue aos estudantes independentemente do ambiente de aprendizagem. Além disso, a tecnologia deve ser vista como uma forma de melhorar as aulas, e não de afastar as pessoas.

Acompanhe todas as novidades do mercado educacional nas nossas redes sociais. Siga-nos no Facebook e LinkedIn!