Você já imaginou revolucionar suas aulas usando uma lousa virtual em qualquer dispositivo com Windows 10?

Então confira esse post para conhecer o novo aplicativo do Office 365 para Educação.

O Microsoft Whiteboard, ainda em versão para testes, é um app da Microsoft Educação para Windows 10 que estimula a criação e colaboração entre os professores e os alunos, permitindo a criação de quadros brancos digitais que podem ser compartilhados em tempo real com os alunos.

Os professores podem escrever e desenhar no quadro com uma caneta digital ou tocando na tela do dispositivo com os dedos.

E, ao contrário das lousas tradicionais, o aplicativo salva automaticamente seus quadros, para que você possa continuar de onde parou ou compartilhar links com os alunos, para que possam visualizar as suas anotações.

O Microsoft Whiteboard permite criar da maneira mais natural para você. A tecnologia touch-first permite que você faça gestos fluidos com os dedos ou desenhe detalhes mais precisos com sua caneta.

Estojo Virtual

Você terá acesso a uma variedade de canetas coloridas, marcadores e apagadores, exibidos na parte inferior da tela, para poder fazer anotações, desenhar ilustrações precisas ou procurar imagens na web. Com os dedos, você pode deslizar para diferentes seções do seu quadro, girar a régua virtual no ângulo desejado e arrastar e soltar as imagens para criar uma pilha de fotos.

Desenhe formas precisas

Você pode transformar formas desenhadas à mão ou à caneta digital em formas precisas usando o recurso ‘Tinta para forma’. Uma vez ativado, o recurso transformará automaticamente seu desenho no quadro branco na forma exata de quadrados, retângulos, triângulos, círculos, hexágonos, pentágonos e paralelogramos.

Dica: Para voltar ao seu desenho original, toque no botão Desfazer. Você pode ativar ou desativar o recurso Tinta para forma em Configurações.

Desenhe linhas retas

A régua na tela permite desenhar linhas retas e alinhar objetos na sua placa. No seu quadro branco, toque no ícone da régua na parte inferior da tela.

Para posicionar a régua na tela, use um dedo para movê-lo para cima, para baixo ou para os lados; dois dedos girarão a régua em um ângulo específico; três dedos girarão a régua em incrementos de cinco graus.

Para desenhar uma linha reta, selecione uma caneta ou um marcador de cor e desenhe ao longo da borda da régua.

Adicione fotos, notas adesivas ao seu quadro branco

Para adicionar imagens ao quadro branco, basta copiá-las de um aplicativo ou navegador e colá-las no quadro branco.

Depois de adicionar imagens ao quadro branco, você pode empilhá-las uma sobre a outra. Mova uma imagem sobre outra até que o botão Pilha apareça> passe o mouse sobre o botão Empilhar enquanto move o objeto para criar uma pilha. Para adicionar uma nota post-it, abra o menu de contexto e selecione Notas. Você pode escrever nas notas e empilhá-las como fotos.

Colabore com os outros

Para permitir a colaboração no aplicativo do Whiteboard, pelo menos um participante precisa ter uma assinatura ativa do Office 365. Enquanto estiver conectado, você pode iniciar uma sessão de colaboração tocando no botão Convidar (exibido ao lado do seu nome) > copiar o link e colá-lo em um aplicativo de mensagens ou e-mail para compartilhá-lo com os membros da equipe.
Nota: Atualmente, o recurso de colaboração está disponível apenas para pessoas dentro da mesma organização. 

Em breve novas funcionalidades serão lançadas

 

Crie tabelas

Para desenhar uma tabela no quadro branco, basta desenhar um quadrado e aguardar o reconhecimento do aplicativo do quadro branco. Você pode então dividir o quadrado com linhas horizontais e verticais. Use os símbolos “+” ou “-” para adicionar ou remover colunas e linhas.

Para excluir o conteúdo da tabela, basta usar a ferramenta borracha. Primeiro, apagará o conteúdo antes de apagar a tabela inteira.

Identifique os ângulos das formas

O app apresentará muitas funcionalidades, incluindo a criação automática de formas e tabelas, bem como a capacidade de ver os ângulos nas formas.

Crie gráficos de equações

Uma das adições mais interessantes é a capacidade de inserir imagens da web e a criação automática de um gráfico de equações depois que você escreve uma equação.

A Microsoft Educação está lançando este aplicativo de teste nas edições em inglês do Windows 10 hoje, com planos de oferecer suporte a idiomas adicionais nos próximos meses.

O aplicativo do Whiteboard para o Windows 10 está disponível na Windows Store.

Vamos levar essa e outras tecnologias educacionais para sua escola? Entre em contato conosco e conheça o nosso programa, que facilita a adoção das ferramentas da Microsoft Educação na sala de aula.