fbpx

Fique por dentro das tendências em educação digital para 2021 em diante

Fique por dentro das tendências em educação digital para 2021 em diante

A tecnologia e a maneira como ela facilita o acesso à informação são uma realidade na nossa sociedade. Nesse cenário, a maioria dos estudantes, hoje, já têm um aparelho com acesso à internet. No entanto, ter acesso à informação não quer dizer ter aprendizado.

O ato de educar consiste em saber transmitir as informações de maneira didática, a fim de construir o aprendizado. Mas como incorporar essas novas tecnologias à educação tradicional? Como fazer da tecnologia uma parceira no desenvolvimento do aprendizado do aluno?

Com essa demanda, surge a educação digital, isto é, incorporar tecnologia da informação e comunicação no aprendizado. A educação digital já é uma realidade, e é muito importante que os educadores estejam por dentro dessa nova dinâmica educacional.

Se você se interessou pelo assunto, vamos apresentar alguns métodos que são tendências dentro do mercado de educação digital a partir do ano de 2021. Veja abaixo!

Aprendizagem personalizada

A aprendizagem personalizada fornece um caminho para individualizar o aprendizado de cada aluno. Uma tendência que, além de proporcionar aos estudantes novas técnicas de aprendizado em seu próprio ritmo, também ajuda o professor a ter uma visão mais analítica das demandas da sua classe. Dessa maneira, o processo de aprendizagem se torna mais colaborativo e dinâmico.

Nas plataformas de aprendizado on-line, o aluno tem acesso a um material de estudo de acordo com as suas proficiências e seu nível de conhecimento. Há ainda os testes adaptativos, em que o professor terá uma visão clara e individual das carências e zonas difíceis, para entender os desafios e demandas de cada estudante.

Gamificação e robótica

Dentro da escola, os recursos de gamificação têm como principal objetivo capacitar e educar por meio de atividades lúdicas, com o intuito de obtermos uma maior retenção do conhecimento. A robótica é uma solução de gamificação que está em alta dentro do mercado.

Com a robótica, o aluno desenvolve diversas habilidades nos diferentes campos do conhecimento, seja da matemática, programação ou física, além de competências como resiliência e colaboração, skills comportamentais importantes na formação do aluno.

Ensino híbrido

O ensino híbrido é uma das mais interessantes tendências dentro da educação digital. Consiste em unir o ensino tradicional e presencial da sala de aula com o on-line. A intenção é criar uma dinâmica em que a sala de aula e o ambiente on-line contextualizam e coexistem de maneira eficiente dentro do processo de aprendizado.

Nessa modalidade, os alunos têm acesso às aulas por meio de vídeos on-line e do encontro presencial com o professor, que é usado para tirar dúvidas e recriar maneiras de exercitar o conhecimento já adquirido.

Aprendizagem por meio dos vídeos

Nos últimos anos, com o crescimento de plataformas como o YouTube ou o TikTok, usar vídeos para soluções rotineiras, tutoriais e fontes de informação faz parte da dinâmica do cotidiano de qualquer pessoa.

Com isso, os vídeos entram como uma interessante ferramenta para o aprendizado. Em vez de o aluno ler o conteúdo em livros, ele pode preferir acessar esse conhecimento por meio de vídeos, para buscar uma melhor compreensão e absorção do conteúdo.

As tendências da educação digital são diversas, e esse é um campo em constante inovação. O importante é se manter atualizado e buscar sempre adaptar a didática a essas novas ferramentas.

Se você gostou do conteúdo e quer transmitir o conhecimento para outros colegas de profissão, que tal compartilhá-lo agora mesmo em suas redes sociais? Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn! Siga-nos para receber mais conteúdos como este.

Veja também como utilizar a tecnologia em atividades lúdicas dentro da sala de aula!

Trivium

O blog da Trivium reúne todas as novidades sobre tecnologia educacional da Microsoft.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *