fbpx

Atividades lúdicas com tecnologia na sala de aula? Veja 4 dicas

Atividades lúdicas com tecnologia na sala de aula? Veja 4 dicas

As metodologias ativas de aprendizagem são importantes para que o desenvolvimento dos alunos seja completo e diversificado. Assim a utilização de atividades lúdicas é uma boa forma de envolver os estudantes, sendo que a tecnologia pode contribuir com esse processo.

Por meio dessa estratégia, é possível aumentar o interesse dos alunos, o que beneficia o processo de aprendizagem. Sendo assim, é interessante conhecer quais atividades podem ser aplicadas com o auxílio dos recursos tecnológicos.

Neste artigo, apresentaremos 4 dicas sobre como usar atividades lúdicas com tecnologia na sala de aula. Confira nossas sugestões!

1. Textos em formato digital

Uma opção muito interessante é a utilização de textos em formato digital, que podem ser aplicados tanto em sala de aula quanto em casa. Esse recurso permite ampliar o conhecimento dos alunos de maneira didática, com o complemento visual do conteúdo escrito. Assim, a leitura deixa de ser somente receptiva, tornando o processo interativo.

Ainda, a versão digital permite a utilização dos chamados hiperlinks, que podem direcionar o leitor para notícias, e-books, sites, entre outros caminhos. Desse modo, o professor consegue adicionar ao texto: imagens, vídeos, áudios, sou seja, vários formatos de conteúdo.

2. Diferentes formatos de avaliação

A tecnologia também facilita a aplicação de diferentes formas de avaliação. Isso permite que os professores tornem o processo avaliativo mais interessante, diminuindo a pressão sobre os estudantes. Assim, os recursos tecnológicos podem atrair a atenção deles e deixar a atividade mais prazerosa.

Para tanto, existem diversas opções para esse uso, como tarefas de fixação e reforço, provas e simulados, que são elaborados com a ajuda de um sistema de ensino. Além disso, é possível desenvolver avaliações e questionários com ajuda de ferramentas externas, como o Office 365 Education.

3. Gamificação

A gamificação também é uma alternativa interessante para a aplicação de atividades lúdicas aos estudantes. Por meio dessa estratégia, a construção do conhecimento é transformada em um jogo, sendo que os alunos precisam cumprir objetivos e resolver desafios para avançar.

Dessa forma, o aprendizado se torna atrativo, aumentando o engajamento dos estudantes com os conteúdos. Além disso, a gamificação também pode envolver o trabalho em grupo e promover o espírito de competição de modo saudável, já que o jogo costuma ter um ou mais vencedores.

4. Produção de conteúdo

Outro modo de promover atividades lúdicas é deixar que os estudantes participem da construção do conhecimento por meio da produção de conteúdo. A criação de um blog é uma alternativa interessante, pois dá espaço para que os alunos escrevam textos sobre vários temas, tirem fotos e até produzam vídeos.

A ideia é permitir que eles tenham espaço para explorar diferentes disciplinas e assuntos que sejam interessantes. Desse modo, eles terão liberdade para produzir conteúdos diversificados, aprendendo, de forma dinâmica, conceitos que serão úteis para o futuro.

Aqui, vimos algumas atividades lúdicas que podem ser aplicadas com o uso de recursos tecnológicos. A principal vantagem dessa estratégia é o aumento do interesse dos alunos pelo conteúdo, o que também potencializa o engajamento e fortalece o aprendizado.

Gostou de conhecer mais sobre o tema? Então, siga nossas redes sociais e aproveite para receber outros conteúdos relevantes sobre tecnologia na educação. Estamos no Facebook e Instagram!

Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *