A evasão escolar é um problema comum que traz consequência para a aprendizagem dos estudantes e para as escolas. Alguns fatores explicam esse fenômeno, como dificuldades financeiras, desinteresse, falta de tempo e o aspecto social.

Apesar disso, os professores podem tomar atitudes que ajudam a reduzir esse percentual. A tecnologia é uma ferramenta que contribui para engajar e motivar os estudantes, permitindo também o acompanhamento da trajetória deles.

Neste artigo, mostraremos algumas medidas que utilizam a tecnologia para reduzir a evasão escolar. Acompanhe a leitura!

Diversificação do ensino na sala de aula

Nem todos os alunos aprendem da mesma maneira, por isso, também não devem ser avaliados por um único método. É normal que o estudante fique desmotivado quando não consegue acompanhar o ritmo dos colegas.

Portanto, diversificar os métodos educacionais na sala de aula é uma ação inteligente. Tanto a avaliação quando a forma de ensinar podem ser alteradas. Desse modo, é possível aumentar a motivação dos estudantes nos estudos e diminuir a evasão.

Estimular a interação dos alunos na sala de aula

Outra estratégia interessante é estimular a participação e interação dos alunos. O papel do professor não é mais o mesmo, ou seja, ele deixa de ser o único detentor do conhecimento e se torna um facilitador no processo de aprendizagem. O ambiente escolar deve dar espaço para a troca, sendo que todas as contribuições precisam ser valorizadas.

Quando isso acontece, os estudantes sentem-se estimulados a buscar mais conhecimento e estudar mais, pois entendem que as suas opiniões e contribuições são valorizadas pelo professor e pelos colegas. Além disso, abordar os conteúdos de forma interativa, com a utilização de infográficos, vídeos ou qualquer outro recurso tecnológico também contribui.

Controle dos pais por meio de um bom software de gestão

A tecnologia pode contribuir para aumentar o controle dos pais em relação aos filhos na escola. Eles podem acompanhar todas as atividades e o rendimento dos alunos, ficando por dentro de tudo o que está acontecendo na escola, verificando notas, frequência, ocorrências, entre outros aspectos.

Isso pode ser feito por meio de um software de gestão escolar que ofereça essas informações em um único local. Desse modo, os pais conseguem cobrar disciplina dos filhos e ajudam a evitar a evasão escolar.

Melhorar a comunicação entre professor e aluno reduz a evasão escolar

A comunicação entre professor e aluno também é um fator relevante nesse contexto. O distanciamento nessa relação atrapalha o rendimento dos estudantes, que não enxergam no corpo docente um canal aberto para o diálogo.

Um ambiente virtual é uma oportunidade, pois ali o professor pode lançar perguntas para levantar uma discussão sobre algum conteúdo abordado. Desse modo, os alunos conseguem perceber a aproximação dos professores e se sentem mais valorizados.

Essas são algumas sugestões de como os professores e a tecnologias podem atuar juntos para reduzir a evasão escolar. É interessante ressaltar que o planejamento pedagógico é indispensável para se aplicar as dicas oferecidas com eficiência. Desse modo, é mais fácil engajar os alunos e motivá-los nos estudos.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para deixar um comentário contando alguma experiência própria ou compartilhe nas suas redes sociais.

Aproveite para nos seguir no Facebook!