Até então, o professor era a fonte mais importante de conhecimento e informação para os estudantes, assim como a leitura, quando não existia tecnologia, era restrita aos livros. Mas hoje em dia, a sala de aula, o quadro negro e a fala do professor já não são o bastante para prender a atenção dos alunos.

Por isso, surgiu a tecnologia educacional, que é o emprego de recursos tecnológicos como um instrumento para aprimorar o ensino, ou seja, é o uso da tecnologia a favor da educação, com a promoção de mais desenvolvimento socioeducativo.

Atualmente, o potencial pedagógico é baseado nas inúmeras possibilidades de acesso à informação, que podem ser convertidas em conhecimento, e no grande potencial interativo que a Internet oferece. Logo, isso causa um enfraquecimento do modelo de educação atual. Com isso, muitos especialistas consideram que o uso de tecnologia pode melhorar o ensino tradicional.

Neste post, vamos falar sobre as vantagens do uso da tecnologia na educação. Confira!

1. Os recursos tecnológicos aprimoram o ensino 

Com o uso do computador, surge um mundo cheio de possibilidades na Internet, que, quando bem utilizada, facilita o aprendizado de qualquer matéria escolar ou conteúdo. A web pode levar o estudante a lugares aos quais ele jamais imaginaria chegar, facilitando o acesso a bibliotecas internacionais, pessoas de outras culturas, outras línguas, países, vídeos etc.

Essa dinâmica estimula e provoca o aluno a querer mais e proporciona novos caminhos para o ensino e a aprendizagem. Além disso, novas metodologias são criadas, formando educadores e auxiliando-os a descobrir novas estratégias para o aperfeiçoamento do processo educacional.

2. Há uma promoção do desenvolvimento socioeducativo e mais acesso à informação

Usar a tecnologia a favor da educação pode promover o acesso à informação e um maior desenvolvimento socioeducativo. Muitos alunos estão optando por estudar por meio da Internet e, assim, é possível adicionar matérias on-line à grade curricular ou também disponibilizar conteúdos pedagógicos. Com isso, o estudante pode ajustar as aulas de acordo com sua rotina.

Ademais, com a disponibilização dos conteúdos pedagógicos on-line, a recuperação do assunto trabalhado em sala de aula é fortalecida e o fluxo se torna dinâmico. Isso porque professores e alunos têm a possibilidade de consultar os materiais em qualquer lugar que tenha acesso à Internet.

3. É possível inovar sua instituição com tecnologia educacional

Omitir a tecnologia dos processos de aprendizagem não é mais possível. Ela está presente na vida das gerações atuais e deve ser aprimorada a favor da educação. Portanto, não se esqueça de que é preciso ter dedicação, persistência e um plano para alcançar bons resultados em atividades nesse modelo, que requerem uma maior inclusão de todas as partes.

Um bom começo para a realização desse artifício acontece por meio da iniciação, por um professor, de um debate em sala de aula a respeito de algum conteúdo específico, de modo que os estudantes deem continuidade com pesquisas on-line em casa. Assim, é possível torná-los ativos e desenvolver uma maior autonomia na construção do conhecimento.

A tecnologia educacional aproxima o acesso ao conhecimento e às informações por meio do aprimoramento do ensino e do acesso à educação. Logo, professores e instituições devem trazer, cada vez mais, a tecnologia para um melhor desempenho dos estudantes em sala de aula.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais? Então, confira o novo aplicativo Microsoft Whiteboard, que é uma poderosa ferramenta para professores!