As inovações tecnológicas vêm mudando a sociedade em que vivemos, e isso obviamente é refletido nas escolas, que têm um papel protagonista como um dos principais agentes de transformação da sociedade.

Com isso, é importante entender como incorporá-las nas práticas pedagógicas para atender à demanda dos alunos, que estão cada vez mais conectados e participativos, além de otimizar os processos de professores e equipes de trabalho pedagógicas.

Nesse sentido, a tecnologia tem benefícios que incluem toda a comunidade escolar: alunos, pais e educadores, que se aproximam da realidade da sociedade e compartilham do aprendizado mútuo.

Mas como implementar a gestão da tecnologia na escola? Descubra a seguir. Boa leitura!

Qual o papel da gestão da tecnologia na escola?

Muito mais do que se enquadrar em um padrão tecnológico, a gestão da tecnologia na escola tem um papel fundamental para que a instituição de ensino se mantenha relevante no cenário atual.

Abaixo, confira alguns dos seus objetivos.

Aproximar o aluno

Considerando que os alunos do ensino básico são nativos digitais, ou seja, já nasceram conectados à internet e desconhecem um mundo sem a existência dela, eles tendem a se sentir desestimulados quando a tecnologia não está incluída em seu cotidiano. Logo, adotar softwares e metodologias conectadas aproximará o aluno do processo de aprendizagem, fazendo com que ele se relacione melhor com o ambiente escolar e se sinta mais motivado.

Preparar os estudantes para os desafios do mundo atual

Mesmo se uma turma de alunos lida bem com o mundo “desconectado”, sabemos que essa não é a realidade da sociedade, e isso só tende a se solidificar nos próximos anos. Logo, adotar tecnologias na escola prepara os alunos e, consequentemente, a equipe de professores para lidar com os desafios do mundo contemporâneo.

Criar um ambiente criativo e motivador

Proibir o uso de tecnologias na escola com o intuito de fazer com que os alunos tenham um melhor rendimento pode ter o efeito contrário. Por esse motivo, criar uma sala de aula do futuro que conte com um ambiente criativo e motivador passa por incorporar as inovações e usá-las a favor da aprendizagem, estimulando que a gamificação e outras práticas tecnológicas sejam usadas não só como forma de entreter, mas também de construir novos conhecimentos e habilidades.

Otimizar a gestão escolar

Diante do grande fluxo de informações e processos com os quais a escola tem que lidar diariamente, nada mais prático do que contar com softwares de gestão escolar que integram as diversas áreas e disciplinas do ambiente escolar, facilitando a troca de informações, o registro de processos e a comunicação com pais e responsáveis.

Como aplicar a gestão da tecnologia na relação entre alunos e professores?

Implementar novas tecnologias de gestão na escola pode ser um desafio, pois isso envolve o treinamento da equipe e uma mudança de cultura do local como um todo. Para aplicá-las, é necessário investir em softwares e aplicativos, mas ir além disso, capacitando professores e outros envolvidos para um melhor aproveitamento da tecnologia.

A gestão da tecnologia na escola representa um salto em relação ao que a instituição de ensino pode entregar para seus alunos e ainda ajuda a resolver os desafios dos professores. Porém, existe um caminho a percorrer quando se trata de implementá-la.

Algumas ferramentas da Microsoft Educação, ajudam a obter melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que alunos e professores aproveitem ao máximo o tempo de aula e estejam alinhados às demandas atuais da sociedade.

Quer saber mais sobre como implementá-las em sua escola? Entre em contato conosco!