Você sabia que o Microsoft Teams é uma excelente solução de ensino a distância e que está recebendo muitas novidades? Confira neste post!

Nas últimas semanas milhares de professores e alunos do mundo inteiro migraram da sala de aula física para a sala de aula virtual com a ajuda do Microsoft Teams, um aplicativo de comunicação e colaboração que integra o Office 365, que é 100% gratuito para instituições de ensino.

Somando os usuários corporativos e os usuários acadêmicos, vimos um novo recorde diário de 2,7 bilhões de minutos de reuniões por dia, um aumento de 200% em relação a 900 milhões em 16 de março de 2020. Alunos e professores que adotaram o Microsoft Teams para ensino à distância, totalizam 183.000 contas do Office 365 Education em 175 países neste momento.

Em outras palavras, um crescimento surpreendente de reuniões online por dia em um curto período:

Total de reuniões online por dia no MS Teams

A Microsoft sempre ouvindo os seus clientes, acaba de anunciar diversas funcionalidades que irão ajudar muito os professores e alunos com o ensino a distância através do Microsoft Teams.

Essas novas funcionalidades foram muito solicitadas pelos professores através dos canais de sugestões de melhorias dos produtos.

Confira todas as novidades agora!

1. Encerrar a reunião on-line para todos os participantes – [Já está disponível]

Os professores agora podem encerrar a reunião on-line para todos os participantes, clicando em ‘Encerrar Reunião’.

2. Fundos personalizados para videoconferência – [Já está disponível]

Permite substituir o fundo do vídeo nas reuniões do Microsoft Teams por um escritório brilhante, por exemplo. Esse recurso se baseia no desfoque de fundo, que usa inteligência artificial (AI) para desfocar o ambiente atrás de você. No futuro, também será incluída a capacidade de enviar suas próprias imagens personalizadas.

Exemplos de fundos que estarão disponíveis em breve:

3. Levantar a mão durante uma reunião on-line – [Lançamento em Abril/20]

Em grandes reuniões, às vezes pode ser difícil para os participantes remotos demonstrarem quando têm algo a dizer. O recurso de mão levantada permite que qualquer pessoa na reunião envie um sinal visual de que tem algo a dizer.

4. Até 9 vídeos dos participantes da reunião on-line – [Lançamento em Abril/20]

microsoft teams

5. Permitir que apenas os professores iniciem as reuniões on-line – [Lançamento em Abril/20]

Apenas os professores poderão iniciar uma reunião on-line. Os alunos ficarão aguardando em um loby virtual.

6. Definir por padrão que os alunos tenham o papel de participantes durante a reunião – [Lançamento em Maio/20]

Os administradores de TI da organização poderão definir como padrão que os alunos tenham o papel de participantes durante uma aula on-line. Dessa forma somente professores podem compartilhar conteúdo, ativar o mudo para os participantes e retirar participantes da reunião.

7. Obter relatórios dos participantes da reunião on-line – [Lançamento em Abril/20]

Os organizadores das reuniões, especialmente os professores, geralmente precisam saber quem participou das reuniões on-line. Neste mês, você poderá fazer o download de um relatório de participante, encontrado na lista de participantes, que inclui horários de ingresso e saída para os participantes.

8. Relatório analítico com a performance e engajamento da turma – [Já está disponível]

Com o Class Insights no Microsoft Teams, os professores podem acessar dados analíticos sobre o envolvimento e o desempenho dos alunos.

O Class Insights coleta as atividades dos alunos nas equipes, como notas, entrega de tarefas e atividades de conversação, e cria um painel de análise que utiliza esses dados em visuais de dados digeríveis. O aluno não tem acesso aos Insights da Classe.

Sua escola não pode parar! Vamos te ajudar compartilhando um material com mais detalhes sobre o Microsoft Teams:

Gostou das novidades? Então compartilhe nas suas redes sociais para nos ajudar a divulgar para outros professores!