fbpx

Novas funcionalidades de ensino a distância com o Microsoft Teams

Novas funcionalidades de ensino a distância com o Microsoft Teams

Você sabia que o Microsoft Teams é uma excelente solução de ensino a distância e que está recebendo muitas novidades? Confira neste post!

Nas últimas semanas milhares de professores e alunos do mundo inteiro migraram da sala de aula física para a sala de aula virtual com a ajuda do Microsoft Teams, um aplicativo de comunicação e colaboração que integra o Office 365, que é 100% gratuito para instituições de ensino.

Somando os usuários corporativos e os usuários acadêmicos, vimos um novo recorde diário de 2,7 bilhões de minutos de reuniões por dia, um aumento de 200% em relação a 900 milhões em 16 de março de 2020. Alunos e professores que adotaram o Microsoft Teams para ensino à distância, totalizam 183.000 contas do Office 365 Education em 175 países neste momento.

Em outras palavras, um crescimento surpreendente de reuniões online por dia em um curto período:

Total de reuniões online por dia no MS Teams

A Microsoft sempre ouvindo os seus clientes, acaba de anunciar diversas funcionalidades que irão ajudar muito os professores e alunos com o ensino a distância através do Microsoft Teams.

Essas novas funcionalidades foram muito solicitadas pelos professores através dos canais de sugestões de melhorias dos produtos.

Confira todas as novidades agora!

1. Encerrar a reunião on-line para todos os participantes – [Já está disponível]

Os professores agora podem encerrar a reunião on-line para todos os participantes, clicando em ‘Encerrar Reunião’.

2. Fundos personalizados para videoconferência – [Já está disponível]

Permite substituir o fundo do vídeo nas reuniões do Microsoft Teams por um escritório brilhante, por exemplo. Esse recurso se baseia no desfoque de fundo, que usa inteligência artificial (AI) para desfocar o ambiente atrás de você. No futuro, também será incluída a capacidade de enviar suas próprias imagens personalizadas.

Exemplos de fundos que estarão disponíveis em breve:

3. Levantar a mão durante uma reunião on-line – [Lançamento em Abril/20]

Em grandes reuniões, às vezes pode ser difícil para os participantes remotos demonstrarem quando têm algo a dizer. O recurso de mão levantada permite que qualquer pessoa na reunião envie um sinal visual de que tem algo a dizer.

4. Até 9 vídeos dos participantes da reunião on-line – [Lançamento em Abril/20]

microsoft teams

5. Permitir que apenas os professores iniciem as reuniões on-line – [Lançamento em Abril/20]

Apenas os professores poderão iniciar uma reunião on-line. Os alunos ficarão aguardando em um loby virtual.

6. Definir por padrão que os alunos tenham o papel de participantes durante a reunião – [Lançamento em Maio/20]

Os administradores de TI da organização poderão definir como padrão que os alunos tenham o papel de participantes durante uma aula on-line. Dessa forma somente professores podem compartilhar conteúdo, ativar o mudo para os participantes e retirar participantes da reunião.

7. Obter relatórios dos participantes da reunião on-line – [Lançamento em Abril/20]

Os organizadores das reuniões, especialmente os professores, geralmente precisam saber quem participou das reuniões on-line. Neste mês, você poderá fazer o download de um relatório de participante, encontrado na lista de participantes, que inclui horários de ingresso e saída para os participantes.

8. Relatório analítico com a performance e engajamento da turma – [Já está disponível]

Com o Class Insights no Microsoft Teams, os professores podem acessar dados analíticos sobre o envolvimento e o desempenho dos alunos.

O Class Insights coleta as atividades dos alunos nas equipes, como notas, entrega de tarefas e atividades de conversação, e cria um painel de análise que utiliza esses dados em visuais de dados digeríveis. O aluno não tem acesso aos Insights da Classe.

Sua escola não pode parar! Vamos te ajudar compartilhando um material com mais detalhes sobre o Microsoft Teams:

Gostou das novidades? Então compartilhe nas suas redes sociais para nos ajudar a divulgar para outros professores!

Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

8 thoughts on “Novas funcionalidades de ensino a distância com o Microsoft Teams

  1. Obrigada por estar aprimorando o TEAMs a cada dia. A melhora de colocar 9 pessoas no visor e não só 4 já vai melhorar, mas por que não é possível mostrar mais? eu tenho turmas com 20 ou 25 alunos e não vê-los é muito prejudicial na minha matéria. Será que colocar todos no visor será ´possível em breve? Obrigada

    1. Olá Maya, o máximo de 9 vídeos durante uma chamada trata-se de uma limitação técnica do produto. A Microsoft continua trabalhando para aumentar ainda mais esse limite nas próximas atualizações do Microsoft Teams.
      Fique ligada no nosso blog para ficar informada sobre todas as novidades.

      Esperamos ter te ajudado! 😉

  2. Olá! Sou Professora de uma Universidade que está usando o TEAMS. Meu computador é novo. Era Linux, mas foi instalado o Windows. Porém, o Teams não mostra possibilidade de alteração de fundo para reunião. Podem me ajudar?

    1. Olá Denise, neste caso você pode clicar no seu perfil no canto superior direito e clicar em ‘Verificar atualizações’. Após o seu aplicativo do Microsoft Teams para a área de trabalho estar atualizado com a última versão, você terá acesso a função de alterar o fundos do vídeo durante as chamadas de vídeo.

      Esperamos ter te ajudado! 😉

  3. Boa noite

    Não vi como usar estes recursos na plataforma de nossa Escola. Preciso atualizar a plataforma?
    Seria de grande utilidade em nossas aulas.

    3. Levantar a mão durante uma reunião on-line – [Lançamento em Abril/20]

    4. Até 9 vídeos dos participantes da reunião on-line – [Lançamento em Abril/20]

    MUito Obrigada Veronica

  4. Proposta de melhorias para o Teams na perspetiva da relação professores/alunos:
    1ª Nas Videoconferências, o professor desativa o som dos alunos e estes não deveriam conseguir repô-lo.

    2ª Nas Videoconferências, deveria existir a opção dos alunos terem de pedir autorização para entrar na reunião (tipo Lobby para os membros e não apenas para os convidados);

    3ª Deveria ser possível utilizar o Calendário para agendar reuniões nos Canais privados;

    4ª Ao «Desativar o som aos membros» em «Gerir a Equipa», este bloqueio aplica-se imediatamente nos Canais públicos mas não nos Canais privados. Nestes apenas funciona após os membros saírem do teams e reingressarem inserindo o seu email/palavra-passe.

    1. 5ª Após o professor/proprietário «Desativar o som aos membros», os alunos/membros recuperam a possibilidade de Publicação nos Canais privados e durante as Videoconferências (isto apenas sucede nos Canais privados e não os públicos), no momento em que aderem a uma Reunião (Videoconferência) ou se o professor ativar/desativas qualquer das funcionalidades em «Gerir canal» – «Definições» – «Permissões de membros».
      Esta situação não deveria ocorrer e a solução correta (na relação de ensino-aprendizagem em contexto escolar) é a que se verifica nos Canais públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *