A expansão da internet e da acessibilidade levou a um aumento na demanda por educação digital em todo o mundo. Hoje, a aprendizagem online está atraindo cada vez mais alunos para melhores experiências de ensino. Mas muitos esbarram nos desafios da educação online e isso pode atrapalhar o seu desenvolvimento.

Nesse contexto, os benefícios estão sendo suprimidos pelas dificuldades durante o processo de ensino. Continue a leitura deste post e saiba mais sobre os desafios encontrados por alunos e professores!

Quais desafios são encontrados no ensino online?

A maioria dos alunos e professores está acostumada com uma sala de aula tradicional presencial. Assim, a transição para salas de aula virtuais requer abordagens diferentes tanto do lado do ensino quanto da aprendizagem. Então, quais são alguns dos maiores desafios da aprendizagem online?

Para responder a essa pergunta, vamos dar uma olhada em algumas dificuldades mais comuns do aprendizado digital e como superá-las.

Tornar os materiais mais acessíveis

Alguns alunos podem ter dificuldades em ambientes online devido ao formato. Nesse sentido, se as aulas forem transmitidas em palestras, por exemplo, os alunos que aprendem melhor lendo podem ficar para trás.

Felizmente, vários desafios do aprendizado online podem ser superados com a ajuda da tecnologia e soluções da Microsoft, como Office 365 Education, que oferece todas as principais ferramentas de produtividade e colaboração da Microsoft para a nuvem.

Com exceção do Publisher, os aplicativos são independentes do dispositivo e podem ser acessados ​​de qualquer lugar, com armazenamento na nuvem no OneDrive.

A versão básica e gratuita do Microsoft 365 Education reúne os principais aplicativos em seus formulários apenas online, o que significa que não há aplicativo de desktop. Os usuários obtêm a versão desktop do OneNote.

Comunicação eficaz em um espaço virtual

Embora seja importante se preparar para cada sessão online, isso só servirá se o professor não conseguir uma comunicação eficaz com seus alunos. A comunicação em um ambiente digital requer muitas competências.

No entanto, existem algumas práticas recomendadas que os professores podem adotar para superar os desafios do aprendizado online e melhorar a comunicação com os estudantes:

  • ativar o som do microfone apenas quando estiver falando ou deixá-lo no mudo para evitar ruídos de fundo que distraiam enquanto outras pessoas falam;
  • falar diretamente com os alunos, pois é tentador olhar para a imagem do vídeo;
  • estar preparado para pausar por alguns segundos após falar para aguardar as respostas. Com atrasos de áudio e discussões em grupo, é fácil para alunos e professores falarem acidentalmente uns sobre os outros;
  • ao fazer uma videochamada ou se comunicar por chat ao vivo, sempre mantenha as conversas profissionais, amigáveis ​​e relacionadas ao tópico em questão.

Praticar uma boa gestão do tempo

É uma boa ideia reservar os primeiros cinco minutos para os alunos atrasados ou eventuais problemas técnicos e, ao começar a aula, é importante manter o ritmo da fala equilibrado, entre acelerado e devagar, para que todos se mantenham envolvidos.

Não menos importante, os alunos também devem ter responsabilidades, como um ser encarregado de assistir, enquanto outro gerencia as transcrições ao vivo e faz as revisões necessárias. É um jeito de manter a interação entre os alunos e não sobrecarregar o professor.

Manter os alunos motivados

Embora a comunicação e o ritmo sejam vitais para promover o envolvimento dos estudantes, isso pode não garantir que eles se sintam motivados. Como afirmado anteriormente, alguns alunos dão menos importância às aulas online, o que pode tornar seu trabalho como educador online ainda mais difícil.

Felizmente, existem algumas maneiras de superar esse desafio do aprendizado online:

  • mantendo vários planos de aula;
  • interagindo com os alunos;
  • incentivando perguntas e debates.

Por fim, para ter uma estratégia de ensino online eficaz, é muito importante as escolas trabalharem com uma empresa parceira e desenvolverem projetos de adoção de tecnologia, formação de professores, suporte pedagógico e licenciamento acadêmico.

Além disso, é fundamental investir em ferramentas eficientes que auxiliem no dia a dia o desenvolvimento da educação para superar os desafios da educação online.

Entre em contato com a Trivium para garantir as melhores soluções!