fbpx

Como utilizar o big data na educação para orientar decisões

Como utilizar o big data na educação para orientar decisões

A inclusão da tecnologia de big data na educação tem um potencial incrível para orientar decisões no futuro do ensino e da aprendizagem, já que as salas de aula, em um futuro próximo, tendem a ser equipadas com vídeos contínuos que capturam detalhes, como expressões faciais, movimentos físicos discretos e interações sociais de professores e alunos.

Além disso, o sistema avaliativo pode incorporar sinais biométricos registrados por dispositivos vestíveis, permitindo aos pesquisadores descobrir o que impulsiona o aprendizado e motiva positivamente os alunos.

Continue a leitura deste post e conheça algumas maneiras pelas quais a tecnologia de big data está mudando o ambiente de aprendizado atual!

Melhores resultados na aprendizagem

Na sala de aula digital, os educadores podem usar a tecnologia de big data para coletar informações sobre os alunos e desenvolver planos de aprendizagem personalizados de acordo com suas necessidades individuais.

Isso serve como um recurso especialmente benéfico para educadores encarregados de orientar os caminhos de aprendizagem de turmas que estão aumentando.

Hoje, os currículos tradicionais da sala de aula consistem em planos de aprendizagem estáticos que são aplicados de forma consistente para todos os alunos, independentemente de seu desempenho acadêmico.

No entanto, usando sistemas inovadores de big data, as escolas estão implementando programas de aprendizado combinado que mesclam a sala de aula tradicional com o aprendizado online.

Isso permite que os alunos alcancem os resultados de aprendizagem desejados, enquanto absorvem as aulas em um ritmo ideal.

Melhor desempenho dos alunos

O big data está mudando a educação em todo o processo de aprendizagem, desde o ensino fundamental até as universidades. À medida que a tecnologia e os padrões educacionais avançam, os sistemas de big data ajudam os professores a entender melhor o comportamento humano e a tirar novas conclusões.

Assim, compreender as tendências mais recentes em educação e análise de big data é muito importante para os educadores, uma vez que eles vão usar essa tecnologia para descobrir onde os alunos estão tendo dificuldades, em vez de depender de testes padronizados para revelar os problemas.

Trata-se de um recurso importante para garantir que os alunos tenham um desempenho adequado no ensino médio e maiores chances de admissão em faculdades e universidades. O fato é que, as escolas que já investiram em sistemas de big data para monitorar e analisar a performance dos alunos, tiveram resultados muito melhores.

Além disso, a tecnologia também ajudou educadores a desenvolver planos de aprendizagem que melhoram o envolvimento dos alunos.

Novas alternativas de aprendizagem

Os caminhos de aprendizagem tradicionais determinam que os alunos devem avançar com base apenas em sua idade. Nesse sentido, usando sistemas de big data, os educadores podem avaliar o desenvolvimento dos alunos continuamente e promovê-los conforme o resultado obtido.

Como vimos, os sistemas de big data na educação podem ajudar os alunos a aprender em um nível superior e melhorar os modelos educacionais existentes no mundo todo. Ainda, que é possível entender a importância de utilizar a tecnologia como aliada para melhorar os processos e estratégias educacionais.

O conteúdo foi útil? Para saber mais, leia também: Como a tecnologia pode potencializar a inclusão no aprendizado online.

Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *