fbpx

Conheça as tendências para o mercado educacional

Conheça as tendências para o mercado educacional

O mercado educacional vem trabalhando continuamente para se adaptar às novas mudanças sociais e pedagógicas, propondo caminhos de inovação para a sala de aula. Outro grande desafio desse mercado, hoje, é oferecer ambientes de ensino inovadores, capazes de agregar novas ferramentas tecnológicas e proporcionar novas experiências de aprendizagem.

Pensando nisso, reunimos as 5 principais tendências que o mercado da educação apresenta para transformar o ensino no próximo ano. Confira!

5 tendências do mercado educacional para o ensino

As novidades educacionais que serão empregadas no mercado nos próximos anos propõem que as escolas desenvolvam habilidades e competências que preparem os estudantes para a vida escolar, pessoal e profissional. E a tecnologia e a inovação têm um importante papel nesse processo, como você verá, a seguir. Vamos conhecer essas tendências?

1. Ensino híbrido

As metodologias ativas têm como principal objetivo atribuir aos alunos o papel de protagonistas no processo de aprendizagem. Com isso, os estudantes ganham mais autonomia e responsabilidade para explorar o conhecimento.

Além disso, essas metodologias defendem a ideia de que alunos e professores, juntos, consigam elaborar caminhos personalizados de aprendizagem. O ensino híbrido, por exemplo, é um modelo de sucesso já empregado em muitas salas de aula.

Essa metodologia ativa propõe a integração entre ambientes online e offline, em que os alunos mesclam aulas presenciais com atividades realizadas no ambiente virtual, sempre com a supervisão do professor.

2. Gamificação

Do original em inglês gamification, essa tendência surge como um recurso interativo a ser utilizado pedagogicamente para desafiar os estudantes, proporcionando uma experiência de aprendizagem diferenciada.

Por meio de jogos digitais e da lógica dos games, o professor pode estimular a participação dos alunos, tornando as aulas mais interativas. Outros benefícios promovidos pela gamificação é que ela permite que os estudantes:

  • aprendam a pensar sistematicamente;
  • consigam resolver problemas por meio das missões dos jogos;
  • trabalhem melhor em equipe.

Os desafios e a interação com os jogos contribuem ainda para o desenvolvimento da inteligência emocional.

3. Robótica

Outra tendência educacional para os próximos anos é o ensino da robótica. Ela permite uma aproximação interdisciplinar dos alunos com a tecnologia e a ciência, estimulando o desenvolvimento do raciocínio lógico.

A robótica também é uma metodologia ativa de ensino, que estimula a criatividade dos alunos durante a criação e o desenvolvimento dos projetos. Aqui, também são estimulados o protagonismo e o trabalho em equipe.

4. Empreendedorismo

A educação dos próximos anos precisa contribuir para a formação de indivíduos capazes de encontrar soluções inovadoras para os problemas cotidianos e o trabalho com o empreendedorismo no ambiente escolar pode ser uma alternativa para aprimorar as habilidades necessárias para essa formação.

Com o empreendedorismo, os alunos são estimulados a planejarem estratégias com a finalidade de alcançar os objetivos propostos. Assim, eles aprendem a desenvolver o senso crítico e a tomar decisões precisas e imediatas.

5. Realidade virtual

A realidade virtual é um recurso que pode ser empregado na educação para criar aulas mais imersivas e interativas. Oferecer experiências mais reais permite que os alunos consigam fixar melhor o conteúdo aprendido em sala de aula.

Além disso, ela permite que os estudantes consigam interagir com cenários tridimensionais complementares ao conteúdo proposto. O mais interessante é que a realidade virtual pode ser incorporada às outras tendências apresentadas aqui.

Todas as tendências do mercado educacional estão dedicadas a implementar na sala de aula a integração da tecnologia ao contexto pedagógico. Ao proporcionar novas experiências de aprendizagem, essas tendências garantem um maior envolvimento dos alunos e uma formação mais adequada para enfrentar os desafios futuros.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do mercado educacional? Então, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. Estamos no Facebook e LinkedIn!

Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *