Atualmente, uma das maiores preocupações dos educadores é entender como incentivar a leitura em seus alunos. A prática é fundamental para quem deseja preparar-se bem para o futuro, assim como alcançar melhores níveis de informação e conhecimento sobre os mais variados assuntos.

Dessa forma, a tecnologia torna-se extremamente importante, uma vez que é possível expandir e obter cada vez mais rendimento escolar. Assim, utilizar a gamificação tem sido uma ótima opção para os professores e administradores das instituições de ensino. Por meio dela, os profissionais criam ambientes muito mais propícios à inovação.

Se interessou pelo assunto? Então, acompanhe o artigo e descubra como incentivar a leitura dos estudantes por meio da tecnologia e da gamificação. Confira!

Saiba como incentivar a leitura dos alunos

O ambiente escolar é um dos principais locais para o estímulo e a prática da leitura. Desde os livros infantis até a interpretação de textos no ensino médio, constantemente exige-se dos alunos um maior contato com diversos materiais informativos. E isso não precisa, necessariamente, limitar-se aos meios tradicionais.

Por exemplo, o professor pode incentivar a leitura de blogs, sites e aplicativos do interesse do estudante — em vez de apenas livros impressos —, com o objetivo de aproximar a turma de diferentes ideias e pontos de vista. Ainda, é interessante instruir para a produção de trabalhos criativos, visando o engajamento e o foco no aprendizado sobre os temas pesquisados.

Descubra como utilizar a gamificação para o engajamento da turma

A gamificação é uma boa forma de estimular a leitura, pois ela é um recurso didático que utiliza os jogos para ensinar a vivenciar desafios e tarefas. Dessa forma, a ferramenta trabalha algumas noções, como a cooperação, a competição e a superação de etapas. 

Para aplicá-la na realidade da sala de aula, o educador pode, por exemplo, optar pela interação com algum livro do interesse da turma. Vários clássicos da literatura, nesse caso, possibilitam a transformação da história por meio da interação com o autor e a época estudados.

Isso é muito vantajoso, uma vez que os alunos se tornam ativos em seu processo de aprendizagem. Por outro lado, os professores incentivam a interação com e entre os alunos, o que facilita a propagação do conhecimento, diferentemente dos métodos tradicionais, nos quais a captação do conhecimento é feita de modo passivo.

Entenda como adequar-se à realidade tecnológica

A nova geração tem se conectado cada vez mais ao mundo tecnológico, por isso é importante que os professores busquem se adequar a essa nova realidade para manter a atenção das crianças e dos jovens.

Para isso, é necessário optar por uma plataforma tecnológica capacitada no fornecimento de estratégias, visando a melhoria na dinâmica das disciplinas e seus temas de abordagem. Assim, os educadores escolhem os jogos a serem utilizados em sala de aula de acordo com os objetivos do planejamento escolar.

Como visto, existem inúmeras maneiras de como incentivar a leitura nos estudantes. Lembre-se de que a prática é extremamente importante para o aprendizado e, consequentemente, para preparar a turma para o mercado de trabalho. Assim, facilmente é possível estimular a criatividade e as habilidades para o meio digital. 

Gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as recentes inovações na área da educação. Até a próxima!