fbpx

Internet na escola: um risco ou benefício para os alunos?

Internet na escola: um risco ou benefício para os alunos?

O uso da internet na escola nem sempre é visto com bons olhos por pais, professores e demais educadores. Isso porque, com o avanço das redes sociais, as crianças e adolescentes podem usar essa ferramenta como uma forma de distração e não de aprendizado.

Mas se a internet for utilizada de forma inteligente dentro das escolas, ela pode trazer muitos benefícios, tanto para os professores, que terão uma forte aliada no processo de ensino, quanto para os alunos, que terão acesso a aulas mais dinâmicas. Esse fator gera um prazer maior pelos estudos, pois ficar em frente a um quadro negro durante mais de 4 horas é cansativo para muitas crianças e adolescentes.

Quer saber quais são os benefícios do uso da internet na escola? Continue a leitura deste post!

Quais os benefícios da internet na escola?

A internet na educação funciona como instrumento de apoio porque é possível que, por meio dela, educadores criem aulas multimídia, com conteúdos interessantes para seus alunos. A seguir, vamos listar 5 vantagens de usar essa tecnologia dentro das salas e aula. Veja abaixo!

Comunicação mais eficiente

Quando a internet foi criada, seu objetivo era melhorar a comunicação entre as pessoas. Na educação, seu objetivo não é diferente, porque o acesso à rede nas escolas possibilita que os estudantes se comuniquem entre si com mais facilidade, quando não no ambiente escolar.

Dessa forma, fica mais fácil tirar dúvidas com professores e organizar trabalhos em grupos. Além disso, os estudantes têm mais facilidade para discutir ideias referentes a trabalhos que estejam executando com outros colegas de classe.

Acesso facilitado à informação

A internet é uma biblioteca virtual imensa, pois há milhões de conteúdos disponíveis, sobre os mais diversos assuntos. Então, na hora de os alunos pesquisarem determinado tema, a rede pode trazer conhecimentos riquíssimos para eles, que nem sempre são encontrados em livros, já que impressos têm quantidades limitadas de informação.

Para que o uso da internet na escola seja uma fonte rica de informação, é preciso que a equipe pedagógica crie um plano para encaixar a visita dos alunos aos laboratórios de informática. Além disso, é preciso que professores orientem os estudantes durante o processo, para que eles consigam fazer as pesquisas de forma correta.

Inclusão

A internet é uma poderosa ferramenta de inclusão, pois permite que pessoas de diferentes crenças, nacionalidades e idades tenham contato. Então, durante as aulas, os estudantes podem ter contato com pessoas de lugares diferentes e, assim, ter a oportunidade de conhecer outras culturas.

Aulas mais dinâmicas e atraentes

As crianças e adolescentes de hoje estão muito acostumadas com a tecnologia e, por isso, podem achar as aulas tradicionais muito enfadonhas e cansativas.

Com o uso da internet dentro das salas de aula, os professores têm a oportunidade de criar aulas mais dinâmicas, com conteúdos mais interessantes.

Estimula os alunos a serem autodidatas

A internet tem o poder de estimular uma pessoa a aprender as coisas por conta própria. Pense em quantas vezes você se viu assistindo a vídeos explicativos de como fazer uma receita ou vendo tutoriais sobre algum assunto de seu interesse. Se você usa a tecnologia com esse propósito, por que acha que crianças a adolescentes não fazem isso?

Com o estímulo certo, os estudantes podem aprender muito mais com o uso da internet nas escolas. Uma boa ideia seria se os professores mostrassem sites e canais no YouTube que disponibilizam conteúdos interessantes como aulas de idiomas e até mesmo assuntos ligados ao que é ministrado dentro das salas de aula.

Esse estímulo pode potencializar — e muito — o aprendizado de alunos de diferentes faixas etárias.

Como oferecer o acesso à internet aos alunos dentro das escolas?

Agora que você entendeu alguns dos benefícios do uso da internet na escola, é hora de saber como oferecer essa tecnologia dentro das salas de aula. Apesar de diversas empresas disponibilizarem este serviço no país, para garantir uma boa velocidade de navegação é preciso contratar uma empresa confiável.

Nesse cenário, a Cisco Meraki oferece um excelente custo-benefício, pois é uma empresa jovem, moderna e segura. A empresa trabalha com base no conceito cloud computing — computação na nuvem — e é referência mundial em redes e comunicações. A seguir, vamos listar alguns benefícios de contratar essa empresa para distribuir internet para os alunos de sua escola.

Redução de custos

Uma das principais vantagens da Cisco Meraki é que ela permite a redução de custos com a instalação da internet em sua escola. Isso porque a rede é gerenciada por meio da nuvem e, por isso, não há a necessidade de adquirir controladores, o que reduz o custo para empresa que, consequentemente, passa essa economia aos seus clientes.

Instalação e manutenção rápidas e dinâmicas

A instalação da internet com a Cisco Meraki é feita de forma rápida, dinâmica e segura, porque boa parte do processo é automatizado. Além disso, o gerenciamento da internet é feito remotamente, o que facilita o processo de manutenção e configuração da rede e faz a execução do trabalho ser bem mais ágil.

Plataforma de gestão

Outro benefício da Cisco Meraki é que ela oferece uma plataforma de gestão, que pode ser acessada tanto por computador quanto por dispositivos móveis. Esse sistema permite que o administrador da rede gerencie e configure o equipamento de qualquer lugar. Sendo assim, ele pode definir políticas de acesso e obter diversos tipos de relatórios de utilização da internet.

Os relatórios permitem que o administrador tenha acesso a informações como o número de usuários conectados, quem são, quais dispositivos estão usando para acessar a rede, quanto estão usando de banda, quais aplicativos estão abertos, entre outros dados.

Como vimos acima, o uso da internet na escola traz diversos benefícios, mas é preciso escolher a empresa certa para oferecer esse serviço e a Cisco Meraki é uma excelente opção para você, pois ela é uma empresa moderna, séria e segura.

Gostou do post e quer saber mais sobre a Cisco Meraki? Entre em contato conosco e responderemos todas as suas perguntas sobre o assunto!

Trivium

O blog da Trivium reúne todas as novidades sobre tecnologia educacional da Microsoft.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *