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Como a tecnologia pode potencializar a inclusão no aprendizado online

Como a tecnologia pode potencializar a inclusão no aprendizado online

Vivemos um momento em que muitos países no mundo atuam juntos para conter a pandemia. Uma das principais medidas a serem tomadas é o aprendizado online. No entanto, muitos acreditam que, com o ensino emergencial remoto a distância, a qualidade pode cair.

Porém, se usarmos os recursos certos e nos dedicarmos à inovação, os profissionais podem aprender estratégias que, mesmo após o retorno das aulas presenciais, serão excelentes para oferecer mais qualidade ao trabalho educacional.

Além do mais, a tecnologia, quando bem utilizada, pode potencializar a inclusão no ensino online, chamando para a aprendizagem os alunos que mais precisam do nosso apoio! Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Continue a leitura!

Qual a importância da tecnologia na inclusão?

Sabemos que, mesmo no ensino presencial, o professor tem desafios ao fazer o possível para potencializar a inclusão em sala de aula. No ensino remoto, esse desafio pode ser ainda maior, mas isso não significa que é uma tarefa a ser abandonada. É preciso encontrar novas estratégias que atraiam nossos alunos e despertem o seu interesse pelo aprendizado.

É nesse contexto que, ao buscarmos ferramentas na tecnologia, podemos atingir patamares de grande qualidade no ensino. Afinal, se o formato do ensino mudou, é preciso procurar atualizações para mantermos o conhecimento e o aprendizado das habilidades socioemocionais em alta.

As conexões virtuais, portanto, proporcionam um ambiente de aprendizado remoto que, ao ter os instrumentos certos, pode oferecer:

  • chats para orientação de alunos, professores e pedagogos;
  • compartilhamento de arquivos, assim como a edição em grupo;
  • versatilidade, isto é, acesso em tablets, celulares, notebooks, computadores de mesa, entre outros;
  • armazenamento em nuvem com segurança;
  • criação de pesquisas, testes e formulários;
  • ambiente colaborativo para trabalhos em equipe, desenvolvimento da comunicação e troca de conhecimentos.

Imagine ter em seu trabalho todas essas vantagens? Os alunos e professores teriam as melhores ferramentas para fazer com que a educação se tornasse mais lúdica e, dessa forma, todos estariam mais próximos da escola do futuro — mais tecnológica e inclusiva.

Quais facilidades a tecnologia traz?

As escolas, no último ano, sofreram uma grande transformação. Nesse contexto, é necessário que os profissionais conheçam detalhadamente quais as facilidades que a tecnologia é capaz de trazer. Selecionamos as principais, acompanhe!

Ambiente virtual

Ensino online, ensino remoto emergencial, EAD, homeschooling. Os termos são vários para designar o ambiente virtual em que profissionais da educação, alunos e responsáveis atuam.

O ambiente virtual de aprendizagem é a plataforma adotada pela escola, com todos os seus arquivos e ferramentas disponíveis para o ensino remoto, como links, chats, arquivos, aulas exercícios, entre outros.

Por exemplo, o Office 365 A1 para educação tem como principais funcionalidades:

  • Outlook, e-mail de acesso;
  • Word, para criar, formatar e editar documentos;
  • Excel, aplicativo para a criação de planilhas eletrônicas;
  • Powerpoint, ferramenta para criação, edição e exibição de apresentações gráficas;
  • Onenote, aplicativo para anotação digital.

O ambiente virtual de aprendizagem é rico em possibilidades e pode trazer em um mesmo espaço tudo que a equipe educacional precisa para manter o aprendizado online e a inclusão, atraindo alunos que mantiveram-se distantes do ensino.

Fóruns de discussão

As discussões em sala de aula são extremamente vantajosas para a construção do conhecimento por parte dos educandos. No ambiente virtual, podemos manter a estratégia ao criar os fóruns de discussão.

Lá, a interatividade com a turma será mantida, e você poderá levar questionamentos instigadores que promovam a reflexão em grupo. Todos os alunos podem responder e discutir entre si até chegarem a uma conclusão. Assim, o conhecimento será efetivado por meio de um tecer em que cada educando trará suas informações e formarão uma teia de aprendizagem em conjunto.

Autogestão

Com o ensino online, a autonomia dos alunos precisou passar por um processo de transformação. Afinal, eles precisam fazer os seus cronogramas de estudo, anotar e organizar as suas tarefas, marcar as datas das avaliações e estabelecer algumas metas de aprendizagem.

Claro que esse é um desafio, principalmente para um ser em formação. Portanto, os professores são muito importantes para auxiliar nessa organização. Porém, como orientar nosso público?

A agenda eletrônica é perfeita para esse modelo. Os alunos anotarão suas demandas online e as notificações chegarão por e-mail e pelos celulares. Assim, o discente aprenderá que o cronograma online também é uma ferramenta de organização e gestão do próprio tempo e aprendizado.

Bibliotecas virtuais

Imagine ter acesso ao livro de que precisa para a aula de literatura em casa? Com um acesso fácil, rápido e que não encontre o problema que leva o aluno a dizer: “não encontrei o livro para o trabalho, por isso não pude entregar ou participar”.

A dificuldade de acesso a determinados materiais ainda é um desafio para muitos discentes e docentes. Com o ambiente virtual, também é possivel promover a inclusão, pois permite criar e organizar bibliotecas em que o aluno terá acesso a todo o material de leitura que será utilizado durante o bimestre ou o trimestre.

E quando falamos em bibliotecas virtuais, não estamos nos referindo apenas a livros, mas também a conteúdos multimídia, como álbuns musicais, games, entre outros, que acrescentarão uma dinâmica muito mais efetiva e divertida às tarefas de casa.

Suporte

Muitos profissionais ainda têm um certo receio dessa mudança tecnológica. Afinal, têm medo de não encontrar um bom suporte caso algum problema aconteça ou caso tenham dificuldades para aprender a lidar com algumas ferramentas.

No entanto, se você buscar o apoio certo para as suas demandas e encontrar uma empresa que ofereça um suporte com soluções em nuvem, com um programa educacional para escolas e, além disso, certificações para professores e alunos, com certeza, será possível ter uma qualidade muito maior em todo o processo de ensino e aprendizagem.

A Trivium tem um suporte que atende às suas necessidades, com um atendimento de qualidade que, além de fornecer ferramentas, também traz cursos que visam desenvolver as competências digitais em professores e alunos.

Um bom suporte, portanto, é o apoio que finaliza com chave de ouro esse novo processo na estruturação do ensino em um ambiente inteligente, garantindo o sucesso de professores e estudantes e potencializando a inclusão no aprendizado online

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Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

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