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A importância da tecnologia para a acessibilidade na educação

A importância da tecnologia para a acessibilidade na educação

A educação é um direito social garantido pela constituição a todos os cidadãos. Contudo, fazer com que o que está escrito seja convertido em realidade nem sempre é fácil. São diversos os desafios para levar educação a todas as pessoas, principalmente quando cerca de 24% da população possui algum grau de deficiência, o que dificulta o acompanhamento dos modelos tradicionais de educação.

Essa realidade faz com que seja necessário elaborar estratégias e métodos que promovam a acessibilidade na educação, fazendo com que os cidadãos que possuem deficiências e dificuldades em determinadas habilidades não sejam prejudicados em seu desenvolvimento. Para isso, a gestão da tecnologia na escola é muito importante.

Elaboramos esse texto para explicar de que forma as ferramentas tecnológicas podem driblar obstáculos e promover acesso à educação. Continue a leitura!

A importância da acessibilidade na educação

Toda pessoa com deficiência (seja ela física, visual, intelectual ou auditiva) tem direito à igualdade de oportunidades. Nesse sentido, é necessário promover meios para que essa realidade de equidade seja alcançada desde os primeiros anos de convívio social. A escola, portanto, tem papel central, pois é nesse ambiente que ocorrem as primeiras interações sociais fora dos meios familiares.

Para que todos tenham condições equivalentes e possam desfrutar igualmente de segurança, autonomia, desenvolvimento intelectual e até mesmo lazer, a escola deve investir em ações que permitam às pessoas com deficiência serem acolhidas adequadamente, minimizando os impactos causados por suas diferentes condições.

A acessibilidade no ambiente educacional é o que permite a promoção da igualdade já nos primeiros momentos de interações sociais e, para isso, a tecnologia pode ser de grande valia.

O papel da tecnologia na promoção de acessibilidade

Amparar crianças e adolescentes que necessitam de cuidados especiais é uma tarefa trabalhosa. Contudo, existem determinadas ferramentas modernas que podem auxiliar significativamente na promoção da igualdade entre os estudantes.

Confira a seguir algumas dessas tecnologias inovadoras que permitem contornar desafios.

Livros em áudio

A utilização de livros didáticos é um recurso pedagógico comum e que provoca o desenvolvimento da imaginação, além de trazer lições e reflexões importantes para o cotidiano.

Quando levamos em conta a necessidade da acessibilidade, os livros em áudio são uma excelente opção, pois permitem aos deficientes visuais acompanhar as descrições e os enredos. Dessa forma a tecnologia opera como uma atividade lúdica que promove condições de igualdade.

Aplicativos e softwares

Existem diversos aplicativos e programas que facilitam o dia a dia de jovens com deficiência. Programas como o Liane TTS são capazes de sintetizar a voz, fazendo com que seja estabelecida uma comunicação mais ágil.

Outros programas, como o DosVox e o Virtual Vision, permitem uma certa independência aos deficientes visuais, que podem acompanhar o ritmo dos demais alunos com mais tranquilidade.

Além disso, no caso de estudantes com síndrome de Down, o software Jeripe é uma boa opção, uma vez que, por meio de jogos, estimula o raciocínio lógico, contribuindo para a inclusão.

Equipamentos adaptáveis

Um quesito fundamental para gerar acessibilidade na educação é a adaptação de equipamentos e ambientes, principalmente para atender às necessidades de quem tem mobilidade reduzida ou deficiência física. Nesse sentido, a estrutura da escola deve contar com rampas de acesso, elevadores sonoros, piso tátil bem sinalizado, além de materiais pedagógicos adaptados às necessidades especiais.

Para garantir os direitos sociais constitucionais a todos os cidadãos e promover condições iguais de oportunidade, é fundamental o investimento em acessibilidade na educação. Como trabalhamos ao longo deste texto, a tecnologia é uma importante aliada, permitindo que pessoas com diferentes limitações possam ser incluídas no cotidiano escolar, desenvolvendo habilidades intelectuais e sociais — e contribuindo para a formação de uma sociedade mais igualitária e plural.

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Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

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