O uso da tecnologia nos processos educacionais é uma tendência que está crescendo de acordo com as novas ferramentas que surgem para o setor. A Inteligência Artificial na educação ajuda a melhorar a qualidade de ensino e a gestão escolar, trazendo benefícios para estudantes, professores e gestores.

Existem diversas formas de utilizar esse recurso em uma instituição de ensino, sendo que é interessante conhecer as principais alternativas para entender como elas podem contribuir para o cotidiano escolar. Com a utilização de diferentes ferramentas, é possível melhorar a qualidade de ensino e aumentar o engajamento dos estudantes.

Neste artigo, vamos conhecer como a Inteligência Artificial pode ser utilizada na educação. Além disso, mostraremos algumas tendências nesse contexto. Continue a leitura!

Saiba como a Inteligência Artificial pode ser utilizada na educação

A Inteligência Artificial (IA) pode ser utilizada de diversas maneiras na educação, visando sempre melhorar o processo de ensino. A IA representa capacidade de sistemas digitais simularem a inteligência humana, solucionando problemas e tomando decisões de modo autônomo, baseada nos dados coletados durante as interações com as pessoas.

Desse modo, o recurso pode trazer diversas contribuições para os processos educacionais. Confira alguns deles!

Personalização do ensino

Um dos principais objetivos de utilizar a Inteligência Artificial na educação é conseguir personalizar o ensino. Por meio dos dados dessa estratégia, a escola consegue entender quais são as disciplinas que geram mais interesse, quais são as dificuldades de cada aluno, entre outras informações relevantes.

Sendo assim, os professores conseguem personalizar o ensino de acordo com as necessidades de cada estudante. Isso permite que a escola seja capaz de explorar o potencial dos alunos de forma diferenciada, não deixando que todos recebam os mesmos desafios, que podem ser estimulantes para alguns e inibidores para outros.

Melhora na gestão escolar

A gestão escolar também é beneficiada com os recursos de IA. Por meio dessa ferramenta, é possível obter dados que indicam tendências relevantes sobre as operações, como a probabilidade de evasão escolar, o baixo desempenho de alguma turma e dificuldades comuns em vários cenários.

Esses dados facilitam a tomada de decisão dos gestores, que conseguem traçar estratégias de acordo com as informações recebidas. Desse modo, a escola é capaz de melhorar o processo de aprendizagem, aumentar o engajamento e solucionar problemas que prejudicam a qualidade de ensino.

Otimização do trabalho dos professores

A utilização de IA também otimiza o trabalho dos professores. Por meio dessa tecnologia, eles conseguem avaliar facilmente os conhecimentos dos alunos e identificar suas dificuldades. Desse modo, o planejamento das aulas é facilitado, tornando cada abordagem mais eficiente.

Além disso, a tecnologia também pode facilitar atividades mais burocráticas, sendo possível corrigir atividades on-line de forma automática, por exemplo. Essa possibilidade traz mais tempo para a sala de aula e diminui o cansaço dos professores, que podem se concentrar em tarefas mais importantes de suas ocupações.

Conheça algumas tendências do uso de Inteligência Artificial na educação

Existem diversas formas de usar a Inteligência Artificial na educação. Confira algumas tendências dessa área!

Computação em nuvem

A computação em nuvem, também conhecida como cloud computing, permite que usuários armazenem seus arquivos remotamente e os compartilhem de qualquer lugar com outras pessoas que têm acesso à internet. Desse modo, é possível realizar trabalhos interativos e colaborativos, de forma remota.

Sendo assim, os estudantes podem realizar seus trabalhos de modo simultâneo, editar e trocar informações em um mesmo arquivo, a distância, sem a necessidade de encontros presenciais. Isso também ajuda os professores, que podem usar o sistema para corrigir os trabalhos on-line de qualquer lugar. Basta contar com um dispositivo móvel com acesso à internet e acessar os conteúdos.

Tutor inteligente

Uma alternativa que está sendo bastante utilizada é o sistema de tutor inteligente. O objetivo dessa tecnologia é proporcionar um ensino adaptado a cada aluno, aproximando-se do comportamento de um professor humano na sala de aula. Desse modo, atividades a distância podem ser feitas com mais precisão, melhorando os resultados de aprendizagem.

Ele também é capaz de pegar as principais informações sobre o aluno e proporcionar atividades que estejam de acordo com o seu nível. Dependendo da ferramenta, o estudante consegue fazer perguntas ao tutor inteligente, que responderá de acordo com as informações disponíveis no sistema.

Realidade aumentada

A realidade aumentada é uma tecnologia que possibilita que o mundo virtual se misture com o mundo real. Quando aplicada na educação, ela permite que os estudantes visualizem os conteúdos que estão sendo estudados em 3D, trazendo mais dinamismo e interesse para as aulas.

Ao aproximar um dispositivo móvel sobre um livro de estudos, por exemplo, podem subir imagens que tornarão o aprendizado mais real e simples para os alunos. Esses recursos aumentam significativamente o engajamento dos estudantes, que ficam motivados a explorar as diferentes possibilidades que a tecnologia oferece.

Gamificação

A Inteligência Artificial também possibilita a aplicação da gamificação no contexto educacional. Essa estratégia visa trazer os elementos de jogos, como perguntas, desafios e rankings, para os conteúdos de aprendizagem que estão sendo abordados em sala de aula. Desse modo, ela desafia os estudantes a avançarem e superarem obstáculos, crescendo de acordo com a realização de cada atividade.

A vantagem de usar a gamificação com a IA é a capacidade do sistema de entender as dificuldades e habilidades dos estudantes, oferecendo desafios que estão de acordo com seus conhecimentos. Desse modo, é mais fácil manter o interesse nas atividades propostas, evitando que os alunos fiquem entediados com a facilidade dos exercícios ou desestimulados com a complexidade.

Neste artigo, mostramos de que maneira a Inteligência Artificial na educação pode ser utilizada e algumas tendências dessa área. Investir nessa tecnologia é uma forma de melhorar o processo de aprendizagem na sua escola e conseguir bons resultados no desenvolvimento dos estudantes. Portanto, vale a pena conhecer as diferentes possibilidades e escolher a mais adequada para a sua instituição.

A Trivium oferece diversas ferramentas e treinamentos para que a sua escola aproveite os recursos que a Inteligência Artificial disponibiliza. Quer saber como melhorar esse aspecto em sua instituição? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!