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Quer saber o que mudou com reforma do ensino médio? Veja aqui!

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A Reforma do Ensino Médio, também conhecida como Novo Ensino Médio, traz novas diretrizes a essa etapa da educação, visando proporcionar uma melhor experiência aos alunos. A Lei foi criada em 2017 e as mudanças já começaram a ser colocadas em prática em 2018. Atualmente, diversas escolas ainda estão se adaptando para atender a essa nova perspectiva de organização curricular.

Apesar de Lei que estabelece a Reforma do Ensino Médio ter sido sancionada já em 2017, muitas pessoas ainda buscam informações sobre esse assunto, já que as escolas ainda estão em processo de implementação, que pode ser feito até 2022.

Por isso, no post de hoje vamos trazer as principais mudanças que aconteceram com a implementação do Novo Ensino Médio. Para saber quais foram elas é só continuar acompanhando!

Incentivo às escolas em tempo integral e aumento da carga horária

Uma das diretrizes estipuladas na Reforma do Ensino Médico é o incentivo para que as escolas funcionem em tempo integral, aumentando o período de permanência dos estudantes. Com isso, estipulou-se um aumento progressivo da carga horária escolar, elevando de 800 horas anuais para 1.000 horas.

Para que isso seja possível, o Ministério da Educação (MEC) instaurou um programa destinado a fornecer recursos para que as escolas públicas possam atender essas novas diretrizes.

Esses recursos serão repassados de forma gradativa, atendendo às escolas aos poucos. Com isso, espera-se que até o ano de 2022 todas as escolas tenham aumentado a carga horária, e até 2024 um quarto das matrículas na educação básica sejam em tempo integral.

É interessante ressaltar que a Reforma do Ensino Médio não obriga todas as escolas do país a oferecer o ensino de forma integral, mas sinaliza que as matrículas nessas modalidades sejam ampliadas constantemente. Neste cenário, grande parte das instituições particulares já estão atendendo a esta solicitação.

Reestruturação do currículo e utilização de itinerários formativos

A Reforma do Ensino Médio reestruturou o currículo a ser seguido pelas escolas para essa fase da educação. As disciplinas obrigatórias foram divididas por áreas, sendo necessário para o estudante cursar apenas os conteúdos básicos. Para completar a carga horária, o aluno pode escolher livremente assuntos de seu interesse, chamados de itinerários formativos.

Desse modo, a carga horária de 3.000 horas a ser cursada durante os três anos de Ensino Médio fica dividida da seguinte forma: 1800 horas a serem cumpridas com conteúdos pertencentes ao currículo comum, e 1.200 horas para os itinerários formativos.

Habilidades e competências obrigatórias

Os conteúdos obrigatórios correspondem a 60% das disciplinas a serem aprendidas pelos estudantes. Essa parte do currículo é regulada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é um documento que estabelece competências que são direito de todos os alunos aprenderem ao longo da Educação Básica. O governo entende que existem conteúdos básicos para uma formação e, por isso, é dever de todas as escolas fazer com que todos os matriculados tenham acesso a eles.

Na nova reestruturação do currículo, as 13 disciplinas que eram comuns e formaram o currículo por anos como geografia, literatura e história foram agrupadas em 4 áreas de conhecimento:

  • Linguagens e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e sociais aplicadas.

A partir disso, a BNCC estipulará o que deve ser ensinado dentro dessas áreas para os alunos durante os 3 anos de Ensino Médio. Essa ação ainda está em desenvolvimento. Como visto, essa diretriz corresponde a 60% dos conteúdos, sendo que as únicas disciplinas obrigatórias são português, matemática e inglês. As outras também devem ter conteúdos ministrados, entretanto, há a possibilidade dos temas aparecerem de forma transversal.

Habilidades e competências do itinerário formativo

Os conteúdos do itinerário formativo correspondem a 40% da grade curricular e podem ser optados pelos estudantes, conforme os assuntos que forem disponibilizados pelas instituições. Essa alternativa permite que os alunos se aprofundem nas áreas que têm maior interesse, já havendo um direcionamento para as carreiras profissionais que pretendem seguir no futuro.

As disciplinas presentes no itinerário formativo foram divididas em cinco áreas:

  • Linguagens;
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza;
  • Ciências Humanas;
  • Formação técnica profissional.

Embora estejam previstas essas 5 áreas nos itinerários formativos, a escola não tem a obrigação de ofertar todas. É permitido que cada instituição se organize administrativamente e opte em disponibilizar aos alunos os itinerários que façam mais sentido com a realidade e o contexto educacional em que a escola está inserida.

Caso a instituição de ensino tenha a possibilidade de oferecer mais de um percurso educacional ao estudante, ele pode optar por algum deles, ou até mesmo cursar mais de um, aumentando o seu conhecimento.

Possibilidade de ensino a distância

Uma das importantes mudanças estabelecidas pela Reforma do Ensino Médio é a possibilidade de ensino a distância. Conforme as novas diretrizes, as escolas poderão oferecer de forma remota até 20% das aulas para as turmas diurnas, 30% para as noturnas e 80% para os alunos matriculados na Educação para Jovens Adultos (EJA).

Essa ação tende a diminuir a evasão escolar e permite que os jovens tenham mais flexibilidade de horários. As instituições por sua vez, devem se adaptar a essa nova realidade, buscando se atualizar tecnologicamente para atender os alunos de forma eficiente.

Uma das principais estratégias que as escolas devem adotar nesse sentido é contratar serviços que atendam essa demanda, oferecendo aos estudantes uma boa conectividade, segurança, ferramentas educacionais como o pacote Office 365. Além disso, é importante lembrar que os professores devem passar por capacitação, estando aptos a trabalhar com essas tecnologias.

A Reforma do Ensino Médio tem como principal objetivo combater a evasão escolar, mantendo os estudantes por mais tempo nas escolas, fazendo com que um número maior de pessoas conclua essa etapa da educação.

As escolas estão se adaptando aos poucos para atender todas as demandas propostas a reforma do Ensino Médio. Com a pandemia, uma das ações que eram previstas por muitas instituições já começou a ser colocada em prática: a utilização de tecnologias que auxiliem a educação, como salas de aulas virtuais, plataforma de estudos online e ferramentas diversas.

E então, gostou do nosso post sobre a Reforma do Ensino Médio? Se você ficou interessado em saber um pouco mais sobre a implementação de soluções tecnológicas educacionais na sua instituição, entre em contato com a Trivium e conheça uma das melhores empresas voltadas para a tecnologia no contexto pedagógico.

Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

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