fbpx

Você sabe quais são as habilidades essenciais do século 21?

Você sabe quais são as habilidades essenciais do século 21?

As soft skills têm sido cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho, portanto, é fundamental desenvolvê-las desde cedo nos estudantes. As habilidades essenciais do século 21 estão relacionadas com os aspectos comportamentais dos profissionais e a capacidade de adaptação ao crescimento tecnológico.

Quando um profissional é capaz de dominar a tecnologia e controlar suas emoções, ele tende a trabalhar com eficiência e agilidade. Essas características podem ser desenvolvidas durante o período escolar, contribuindo para preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho.

Neste artigo, apresentaremos algumas habilidades essenciais que os estudantes precisam desenvolver. Confira as principais!

Uso de tecnologias e inovação

Com o avanço da tecnologia e a necessidade de usar ferramentas e dispositivos novos, é fundamental dominar essas tendências para se destacar no mercado de trabalho. O conhecimento da área de atuação é importante, porém, também é preciso conhecer e utilizar os aparatos tecnológicos.

Além disso, o profissional precisa estar aberto para a inovação, pois ela permite que a empresa encontre maneiras mais eficientes de realizar seus processos e atividades. Desse modo, o serviço será otimizado e a capacidade produtiva aumentada.

Pensamento crítico

O pensamento crítico é uma habilidade muito importante em qualquer equipe de trabalho. A utilização dessa competência envolve o raciocínio e a lógica, elementos que contribuem para a otimização das atividades e processos corporativos.

Quem domina essa habilidade é capaz de questionar determinados problemas, identificar pontos fortes e fracos de cada ação, analisar o desempenho e encontrar novas soluções para cada dificuldade.

Inteligência emocional

A inteligência emocional pode ser definida como a capacidade de compreender os próprios sentimentos e as emoções das pessoas que estão ao redor. Desse modo, a pessoa que tem essa habilidade pode controlar suas reações e evitar que situações adversas comprometam seu rendimento.

Além disso, a habilidade de entender as emoções dos colegas também facilita o trabalho em grupo, pois é possível ter relacionamentos mais saudáveis com a compreensão dos sentimentos alheios.

Capacidade de trabalhar em equipe

As organizações valorizam os profissionais com habilidades interpessoais e que têm capacidade de trabalhar em equipe. Essas pessoas ajudam a manter o fluxo de trabalho eficiente, sem causar dificuldades por questões pessoais.

A coordenação com os outros é um aspecto social fundamental. Ela engloba a habilidade de trabalhar com pessoas de personalidades distintas, a facilidade de comunicação e a calma para lidar com as diferenças.

Criatividade

A criatividade também é muito relevante no mundo corporativo. A pessoa criativa é capaz de conectar informações distintas e, por meio delas, criar ideias inovadoras.

Os recursos tecnológicos podem resolver algumas atividades, entretanto, eles não apresentam ideias criativas. Sendo assim, a capacidade criativa do ser humano potencializa a utilização da tecnologia, permitindo que ela seja usada de forma inteligente.

Neste artigo, apresentamos algumas habilidades essenciais para o século 21 que devem ser desenvolvidas nos estudantes. A utilização da tecnologia pode ajudar nesse processo, facilitando o desenvolvimento de competências como pensamento crítico e criatividade. Portanto, vale a pena encontrar estratégias para o uso dessas ferramentas de modo eficiente.

CURTIU ESSE ARTIGO?

Compartilhe em suas redes sociais e acompanhe nossas páginas no Facebook e LinkedIn, assim as publicações do blog aparecerão no seu mural de atualizações!  🙂

Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *