Vivemos, definitivamente, a era da tecnologia. Hoje em dia, a maioria das pessoas está conectada por algum meio tecnológico conectado à internet, seja smartphone, tablet, notebook, computador. (Até as televisões e vídeo games estão com conexões à rede mundial).

Então, porque não colocar projeto de tecnologia na educação? Já que as crianças quase nascem sabendo mexer nos aparelhos eletrônicos?

Deixe sua escola mais dinâmica e atrativa com um projeto de tecnologia. Quer saber mais? Aprenda conosco como desenvolver esta ideia.

Entenda as vantagens da tecnologia no cotidiano escolar

Por que é vantajoso colocar tecnologia na educação? Bom, pode possibilitar discussões sobre os temas trabalhados nas aulas, mesmo depois de saírem da escola, isso pode ocorrer por meios de redes sociais, aplicativos específicos para que os alunos utilizem com esse intuito, ou qualquer outro meio que considerar necessário e útil para que envolva professores e alunos debatendo temas e se ajudando. Inclusive, os estudantes mais velhos podem ajudar os mais novos com dúvidas.

Também deixa a aula mais dinâmica, atraente, inclui diversos tipos de alunos (até porque os aparelhos tecnológicos podem ter adaptações para vários tipos de deficiências), diminui a evasão escolar, estimula o aluno a ser autodidata, e pode melhorar, além de tudo já citado, a interpretação das informações que chegam até eles. (Porque na internet é possível ter acesso a tudo, e saber selecionar o que é necessário e importante dentro disso é fundamental para fazer bom uso dessas ferramentas para a aprendizagem.)

Saiba como inserir tecnologia na educação

Pode inserir a tecnologia na educação com aulas menos expositivas e mais participativa pelos alunos através da utilização de aparelhos tecnológicos como tablets, smartphones ou o laboratório de informática com computadores. Nessas opções de utilização há infinitas possibilidades, os alunos podem assistir vídeos de DIY (do it yourself ou faça você mesmo) ou ver peças com interpretações de leituras obrigatórias para algumas disciplinas.

Pode ser utilizado a tecnologia para a organização do material escolar disponibilizado pelos professores e até mesmo as próprias anotações dos alunos, fica mais visual e fácil de localizar por disciplina e datas. Sendo utilizado o caderno somente para atividades específicas com o intuito de manter a prática da escrita, como algumas redações.

Abuse da criatividade para saber como inserir a tecnologia no cotidiano escolar, ou opte pela consultoria de um profissional em tecnologia na educação.

Conheça a demanda dos seus alunos

É importante também, além da criatividade para saber como inserir a tecnologia, entender quais são as demandas dos seus alunos para desenvolver o melhor projeto de tecnologia na educação da sua escola de maneira que englobe todos os envolvidos.

Pesquise, avalie, consulte os próprios alunos sobre o que eles precisam e do que sentem falta. Com esse feedback dos próprios alunos e do que os professores conseguem administrar em suas aulas, o resultado do projeto ou as chances de desenvolver o melhor projeto para a sua escola é com maior garantia de sucesso.

Ficou interessado em desenvolver um projeto de tecnologia na educação em seu colégio? Uma consultoria em tecnologia na educação pode te ajudar a desenvolvê-lo da melhor maneira!