Muitos de nós, há 10 anos, nunca usaríamos as palavras youtube e educação na mesma frase. A não ser que o tema da conversa fosse “como a internet atrapalha o desempenho dos jovens na escola”. Acontece que sites como esse costumavam apresentar apenas conteúdos de entretenimento. Só que a grande questão é: “por que não se pode aprender algo novo e importante de forma diferenciada e prazerosa?”.

Empresários começaram, então, a enxergar o youtube como uma ferramenta forte e eficaz de transmissão de conteúdos e conhecimento. Afinal, grande parte do público atual costuma passar horas de seus dias nessa plataforma. Sendo assim, a ideia de unir o útil ao agradável e passar dicas valiosas por meio de canais dedicados se tornou uma excelente ideia.

O poder da internet

Agora, a parte mais importante disso tudo é a seguinte: os vídeos educativos atuais, principalmente aqueles voltados para os professores, geralmente passam conteúdos que condizem com a época em que vivemos. Os exemplos fazem parte de seus cotidianos e as ideias parecem mais inovadoras e frescas.

Logo, plataformas como o youtube podem ajudar tanto alunos quanto professores. Caso haja alguma dúvida sobre como passar um conteúdo denso de forma leve, basta navegar por esses canais e se inspirar em alguns métodos, exemplos e até mesmo roteiros.

Os canais mais recomendados

Para provar nosso ponto e, claro, aperfeiçoar suas técnicas em sala de aula, preparamos aqui uma lista de 3 canais do youtube para você se inspirar. Vamos conhecê-los?

1. Novo Professor

O Novo Professor é um canal que tem como objetivo ajudar os educadores do século XXI. Afinal, métodos antigos de ensino nunca conseguirão captar a atenção do aluno moderno da forma devida. Assim, é possível aprender com os vídeos novas metodologias que prometem melhorar o desempenho do estudante e, é claro, do professor.

O canal foi criado em 2015, tem cerca de 8 mil inscritos e vale a pena para aqueles profissionais que sentem a necessidade de inovar as técnicas de aprendizado em sala de aula.

2. Me Salva!

O Me Salva!, por sua vez, é um canal voltado a alunos de Ensino Médio e Superior. No entanto, não deixa de ser uma ótima fonte de inspiração para professores que desejam aprender a “conversar na linguagem dos jovens” e renovar seus métodos de ensino. Ele sim é a prova de que youtube e educação podem andar muito bem juntos!

Por meio de vídeos curtos é possível absorver várias ideias de como passar conteúdos mais complicados e temerosos como, por exemplo, matemática. Além disso, ele também disponibiliza serviços como monitorias online, correção de redação e materiais extras.

Assim, caso você sinta necessidade, é possível conversar com os responsáveis pelo canal para pedir conselhos ou até mesmo acompanhar as monitorias como forma de inspiração!

O canal está no ar desde 2010 e, atualmente, conta com cerca de 1 milhão e meio de inscritos.

3. Magistra See MG

O Magistra See MG é dedicado à formação e desenvolvimento dos educadores de Minas Gerais. Nele, é possível encontrar vídeos que tratam de temas fundamentais nesse meio como a importância dos jogos no aprendizado e os desafios que uma escola que funciona em tempo integral sofre.

A maioria dos assuntos é apresentada em forma de conversas e entrevistas com duração de cerca de 20 minutos. O canal, que existe desde 2012, já tem aproximadamente mil seguidores e é uma ótima opção para quem preza por conteúdos formais e diretos.

Viu como as palavras youtube e educação podem SIM ser colocadas na mesma frase, e de forma bastante positiva? Basta procurar com calma, pesquisar por sua área de atuação e localizar canais que mais tenham a ver com sua linha e métodos de ensino.

E aí, quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados à educação? Curta nossa página no Facebook e acompanhe nosso trabalho pelo LinkedIn para se manter informado e atualizado nas novas tendências de ensino!