fbpx

Como a transformação digital influencia o ensino da minha escola?

Como a transformação digital influencia o ensino da minha escola?

A área da educação, como qualquer outro setor, está imersa nos processos de transformação e digitalização, impulsionados pela tecnologia e por novas formas e modelos de realização das atividades em um mundo que é cada vez mais digital.  Assim, a tecnologia vem proporcionando uma transformação digital educacional nos últimos anos.

Com alunos que estão cada vez mais conectados, a nova era digital exige uma educação mais flexível, que incentive o espírito de inovação dos estudantes. Logo, é necessário propor mudanças nas formas de ensino, atendendo as novas demandas do mercado da educação.

Neste post, vamos falar sobre como a transformação digital influencia o ensino da escola. Confira!

Utilização inteligente dos dados

O uso de soluções de dados no marketing é muito comum e essa prática também pode ser usada no setor da educação. Contar com novas tecnologias que possibilitem a coleta de importantes dados, como as notas dos alunos, suas frequências e materiais de apoio mais acessados é um importante ponto de partida.

Isso pode permitir a confecção de relatórios de análises e a viabilidade de muitos cruzamentos de informações. A partir desses dados, identificar focos de desmotivação dos estudantes se torna mais fácil. Assim, abordagens mais assertivas e outros itens poderão ajudar a criar planos de melhoria de ensino.

Ênfase na autonomia do aluno

Com as novas tecnologias, os estudantes têm muito mais autonomia para estudar os assuntos quando for mais pertinente para eles. Isso acontece porque os recursos virtuais e a internet permitem que eles acessem os conteúdos em qualquer lugar que estejam.

Com isso, o ensino poderá se expandir para além da sala de aula e não se limitará apenas à leitura de apostilas e livros didáticos. Além disso, a transformação digital possibilita a interação com professores e colegas de classe em diversos momentos.

Modelo de ensino e de preparação ao mercado de trabalho

Além de transmitir conceitos e informações, validando o conhecimento com trabalhos e provas, o ensino do futuro tem por objetivo focar na preparação do estudante para o desempenho de suas futuras atividades.

Assim, promover exercícios que possam desenvolver competências e habilidades essenciais no mundo corporativo, como resolução de problemas e liderança, poderá fazer uma grande diferença na formação do estudante.

Isso se expande às parcerias entre empresas que permitem um conhecimento prático do estudante por meio de estágios. Com isso, o aluno entrará muito mais preparado no mercado de trabalho, facilitando a conquista do primeiro emprego.

Uso de plataformas de colaboração

O professor está passando a atuar de maneira mais aberta ao incentivar o estudante a buscar o conhecimento fora da sala de aula, por meio de plataformas online. Acessar os conteúdos de diferentes áreas do conhecimento pode possibilitar um intercâmbio de ideias, resultando em profissionais mais inovadores.

Ademais, as plataformas de colaboração proporcionam um ambiente em que professores e alunos podem aprender, ensinar e trabalhar juntos para fomentar a educação e o conhecimento.

O uso da tecnologia já é uma realidade em algumas escolas e ela pode proporcionar aos alunos um formato de aprendizagem mais personalizado e colaborativo. Logo, a transformação digital cria um hábito de utilização de dispositivos tecnológicos em adolescentes e professores, tornando a aula mais atraente e dinâmica.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre a parceria entre tecnologia e educação? Então confira o que é cloud computing e quais os seus benefícios para a educação!

Compartilhe com seus amigos e siga nossa página no Facebook e no LinkedIn levando mais informações para os seus colegas de trabalho!

Trivium

O blog da Trivium reúne todas as novidades sobre tecnologia educacional da Microsoft.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *