O uso de novas tecnologias na educação, mais do que nunca, tornou-se extremamente necessário. Facilitando o aprendizado, a integração entre os alunos e deixando as aulas mais interessantes, elas vêm para somar e mudar a forma como aprendemos.

Ela é uma das novas tecnologias mais promissoras na educação, mas afinal, você sabe o que é cloud computing? Continue lendo nosso post e conheça seus principais benefícios e como aplicá-la em sala de aula!

O que é cloud computing?

É bem provável que você utilize essa tecnologia sem saber. Mais conhecida como computação em nuvem, toda vez que você acessa uma rede social, posta uma foto ou escuta uma música online, você está usando a cloud computing.

Podemos dizer que a nuvem é um lugar qualquer do outro lado da sua conexão de internet. Nessa nuvem, você pode armazenar programas e dados. Pela internet, você os acessa de qualquer lugar ou dispositivo, como computadores, tablets e celulares.

Quais são os principais benefícios para a educação?

Usada na educação há relativamente pouco tempo, a cloud computing vem causando mudanças consideráveis na forma de aprender mudando, inclusive, o conceito de sala de aula. Vamos conhecer alguns dos benefícios que essa tecnologia traz!

Conteúdos mais acessíveis

A grande vantagem dessa tecnologia é a facilidade que os usuários têm de acessar os conteúdos. Qualquer usuário autorizado consegue ler e modificar as informações disponíveis na nuvem. Ele também pode compartilhar novos dados, enviando seus arquivos.

Perceba como isso pode ser útil para os estudos. Vários materiais de estudo podem ser disponibilizados aos alunos, e esses conteúdos serão acessados a qualquer horário e em qualquer lugar. Jogos, textos, vídeos e músicas são apenas alguns dos vários itens que podem ser ofertados aos estudantes.

Novas possibilidades de aprendizado

Essa tecnologia também está mudando o conceito de sala de aula. Vista, no passado, como um local fixo entre quatro paredes, hoje ela pode estar em qualquer lugar, como em casa, no trabalho ou dentro do ônibus.

O ensino híbrido é uma modalidade que surgiu justamente por causa da cloud computing. Nesse método de ensino, os alunos estudam os conteúdos disponibilizados e tiram dúvidas online. Na escola, praticam o que aprenderam.

Maior proximidade com os alunos

Alguns aplicativos online — como o Microsoft Teams — permitem que professores e estudantes troquem informações e tirem dúvidas a qualquer momento. O aluno não precisa mais esperar o dia da aula para procurar ajuda ou obter informações sobre uma tarefa, o que acelera muito o aprendizado.

Melhor interação entre os estudantes

A cloud computing também facilita muito a colaboração entre os alunos. Alguns estudantes têm mais facilidade em determinadas matérias, e podem disponibilizar na nuvem conteúdos que ajudem seus colegas. Outra coisa bem legal é que alguns aplicativos permitem que várias pessoas trabalhem em uma tarefa ao mesmo tempo. Isso é muito bom, principalmente quando a tarefa deve ser desenvolvida em grupo.

Como aplicar essa ferramenta em sala de aula?

Existem algumas ferramentas gratuitas — como o Microsoft OneDrive — que permitem o armazenamento de arquivos em nuvem. Além disso, o serviço YouTube é ótimo para compartilhar áudio e vídeo, como videoaulas.

Se você quiser um aplicativo baseado em nuvem mais completo, deve conhecer o Microsoft Office 365 Educação. Ele disponibiliza várias ferramentas muito úteis, formuladas especificamente para auxiliar os professores e alunos.

Entendeu o que é cloud computing e percebeu como ela pode ser útil na educação? Não deixe de usar essa tecnologia que facilita muito a tarefa de ensinar, além de deixar as aulas muito mais interessantes.

Se você gostou deste post, curta nossa página no Facebook e tenha sempre informações interessantes ao seu alcance!