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Como captar alunos: 7 dicas para a captação de estudantes online

Como captar alunos: 7 dicas para a captação de estudantes online

A captação de estudantes online é um dos principais objetivos de marketing em uma empresa do segmento educacional. O fato é que o risco de ter uma turma vazia é grande, e isso influencia diretamente no desenvolvimento da empresa. Afinal, se a maior parte das pessoas usa o YouTube para aprender, o jeito como as pessoas estão estudando mudou radicalmente.

Graças à tecnologia, captar estudantes online está se tornando cada vez mais acessível e, embora haja uma grande demanda, é necessário fazer sua escola se destacar na multidão. No artigo a seguir, veremos algumas maneiras de fazer isso!

Utilize as mídias sociais

As mídias sociais são essenciais hoje em dia, já que permitem promover não somente o seu curso online, mas a instituição educacional como um todo. É necessário escolher as contas que deseja configurar, bem como garantir que todas sejam gerenciadas adequadamente, o que pode facilmente acabar sendo um trabalho de tempo integral.

Trabalhe com marketing de conteúdo

Uma das principais maneiras pelas quais as pessoas vão encontrar a sua escola é por meio de mecanismos de pesquisa, o que significa que é necessário garantir que sua presença seja forte.

Uma maneira de fazer isso é contando com o apoio de uma agência externa ou contratando profissionais de marketing qualificados. Você também precisa garantir que está produzindo um fluxo regular de conteúdo de alta qualidade. Este deve estar vinculado ao seu site, que também deve estar otimizado.

Invista em CRM

É fundamental investir em uma ferramenta de CRM para gestão de campanhas publicitárias, acompanhamento e apoio a potenciais alunos e suas interações ao longo do processo de recrutamento e fidelização, independentemente do canal de proveniência.

Algumas vantagens de usar o CRM:

  • andamento no atendimento, com base no histórico individual;
  • dados concentrados nas dúvidas e interesses do aluno;
  • agendamento de atividades futuras de acordo com oportunidades;
  • novas ideias e maior visão do funil de vendas com base em informações.

Utilize um software de gestão escolar

Inserir uma ferramenta de gestão escolar é o jeito mais indicado de garantir organização e eficiência para uma instituição de ensino. Um bom sistema educacional consegue unir setores, interligando os departamentos acadêmico, pedagógico e financeiro.

Utilize um funil de vendas

O funil de vendas é uma ferramenta essencial para toda escola que deseja aumentar o número de matrículas, pois ele estimula a produtividade em prospecções, fechamento de negócios e acompanhamento do processo comercial.

Crie campanhas de matrículas

Ofereça condições atrativas de matrícula, descontos e até mesmo cursos online grátis! No marketing, chamamos essas estratégias de “iscas”, porque chamam a atenção de estudantes interessados em fazer o curso na sua instituição, mas precisam esclarecer dúvidas antes de fechar negócio, porque ainda não conhecem o produto. 

Outra forma de atrair estudantes com criatividade é por meio dos materiais ricos (checklists, e-books, vídeos etc.). Eles fazem parte do funil de vendas já mencionado e trata-se de uma forma de trocar conteúdo por dados pessoais do aluno, como telefone ou e-mail. Com essas informações, a escola pode gerar um fluxo de comunicações que leve o potencial aluno para o fundo do funil, onde ele realizará a matrícula.

Divulgue cases de sucesso

É essencial que você seja ativo na promoção de suas histórias de sucesso para um público tão amplo quanto possível. Frequentemente, você descobrirá que seus ex-alunos ficarão mais do que satisfeitos em fornecer depoimentos positivos se tiverem tido uma boa experiência no curso.

Além de todas as dicas mencionadas acima, também é fundamental ter o apoio de ferramentas que tragam facilidade no uso da tecnologia para o ensino.

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Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

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