fbpx

Professor 5.0: conheça o perfil e as características necessárias

Professor 5.0: conheça o perfil e as características necessárias

Neste artigo, explicaremos o que é professor 5.0 e sua relação com o avanço tecnológico na área educacional. Identificaremos também o perfil e as características que um educador deve ter para desenvolver um trabalho de acordo com as exigências do mercado atual.

O conceito de educação 5.0 é de que recursos como inteligência artificial e robótica devem ser integrados às áreas mais humanas. Para entender melhor esse novo formato, acompanhe a leitura do artigo a seguir!

O que é professor 5.0?

Com a pandemia do novo coronavírus, entre 2019 e 2021, o ensino passou por uma mudança radical no jeito de aplicar as aulas. O processo de aprendizagem precisou ter ajustes para que os alunos não tivessem tanto impacto no conhecimento.

E o profissional da educação precisou se adequar à transformação digital, adquirindo várias habilidades, entre as principais está o domínio sobre as novas tecnologias. O professor 5.0 utiliza métodos inovadores e os diversos recursos tecnológicos para tornar as aulas mais participativas, estimulantes e produtivas.

Quais características são necessárias para ser um professor 5.0?

Para ter um resultado positivo ao compartilhar conhecimentos, é fundamental que os educadores 5.0 tenham competências variadas para atender aos estudantes millennials. Entre as principais, listamos a seguir algumas.

Conhecimento de novas ferramentas

Um educador 5.0 deve conhecer vasta opção de tecnologias que podem ser usadas em sala de aula. Além do conhecimento em tecnologias digitais, o profissional deve buscar constantemente o que há de novo para tornar as suas aulas dinâmicas e inserir na rotina dos alunos. O ensino híbrido, por exemplo, é uma forte tendência na educação. Isso significa que os educadores terão de usar ferramentas digitais para esse novo formato.

Interesse em estar sempre atualizado

O professor deve estar constantemente aberto a novidades, já que as novas tecnologias são atualizadas frequentemente para oferecer praticidade no ensino. Um profissional tecnologicamente atualizado consegue acompanhar melhor os nativos digitais e atender às expectativas digitais. Além de que, ao usar novas ferramentas, é possível engajar os alunos e tornar as aulas mais dinâmicas.

Facilidade de comunicação

Para que o ensino e a aprendizagem sejam produtivos, é essencial que ocorra o envolvimento de todos os participantes, como pais, alunos, educadores e gestão escolar.

O professor 5.0 deve ter o auxílio de ferramentas que ofereçam uma boa comunicação entre todos os envolvidos. Em instituições de ensino que usam plataformas avançadas, as interações fluem com mais efetividade.

Ao adotar esse método, os pais podem monitorar o desenvolvimento do seu filho acessando a plataforma, enviando mensagem ao professor, esclarecendo dúvidas, estando ciente do calendário escolar, além de outras vantagens.

Capacidade de incentivar as habilidades dos alunos

Estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos estudantes é muito importante e deve ser feito de forma estratégica. Tem como propósito aprimorar a base de saberes e comportamentos, para conviver bem em sociedade e em vários contextos da vida. Veja, a seguir, algumas competências que os alunos devem adquirir:

  • ética;
  • empatia;
  • abertura ao novo;
  • autoconhecimento;
  • resiliência.

Sobre os benefícios que o professor 5.0 pode oferecer para as escolas, podemos destacar a seguir:

  • protagonismo e autonomia do aluno;
  • melhoria das aulas a distância ou híbridas;
  • ensino direcionado.

É muito importante treinar e capacitar os professores para que possam trabalhar as ferramentas tecnológicas e melhorar o ensino e aproveitamento dos alunos.

Para acompanhar novidades sobre o assunto, siga as nossas redes sociais: Facebook e LinkedIn.

Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.