fbpx

Como criar um roteiro de vídeo de alta qualidade para aulas online

Como criar um roteiro de vídeo de alta qualidade para aulas online

Saber como criar um script de vídeo adequado pode ajudar a transformar o seu material de ensino em uma técnica motivacional, fazendo com que os seus alunos se interessem pelo assunto e interajam mais durante as explicações.

Desenvolvemos este artigo com o objetivo de fornecer algumas dicas de como criar um roteiro de vídeo com alta qualidade para aulas online, considerando o crescente avanço tecnológico nos últimos tempos e a alta procura pelo sistema de ensino virtual.

Continue a leitura e conheça as etapas que ajudarão você a elaborar aulas online de sucesso!

O que é um roteiro de aula online?

É um documento com explicações detalhadas sobre os temas que serão abordados na aula, desde o vídeo até as formas de avaliação e material que será oferecido como apoio. É essencial saber que todo o conteúdo criado deve suprir as necessidades de aprendizagem dos seus alunos.

A maneira mais fácil de trabalhar o conteúdo é por meio de tópicos e subtópicos, em que os primeiros tratam de assuntos principais e os segundos são informações que constroem o aprendizado. No final de cada subtópico é recomendável que se desenvolva um resumo, para que todas as informações sejam absorvidas pelo cérebro do ouvinte.

Como criar um roteiro de vídeo aula de qualidade? 

Um bom roteiro é essencial, pois garante que o desenvolvimento de aulas EAD seja bem-sucedido e que os conteúdos sejam facilmente assimilados pelos estudantes. Veja, a seguir, como fazer um roteiro!

Defina o melhor modelo 

A primeira etapa é comparar a sua proposta de vídeo com outros roteiros disponíveis, compreendendo qual se enquadra melhor ao projeto. 

É fundamental entender o nível de dificuldade do vídeo e, então saber se é necessário um roteiro mais básico ou um mais detalhado para produzir um material eficiente. 

Escreva de um jeito simples e objetivo

A segunda etapa para fazer um roteiro de videoaula é enfatizar a importância de usar uma comunicação simples e clara. Muitos educadores, ao fazerem a gravação de suas aulas remotas, se perdem no discurso e tornam o conteúdo uma réplica da aula presencial. 

Contudo, é fundamental saber que o ambiente virtual tem suas características individuais (como o excesso de informações) e necessita de um material que seja criado conforme a procura dos seus usuários. 

Um bom curso online deve falar a mesma linguagem que os alunos, de forma leve e descontraída, tendo em vista que a opção para mantê-los interessados nos conteúdos é descobrir formas de engajar de maneira mais humanizada.

Calcule o tempo da aula em vídeo

Saber desenvolver um scrip para vídeo facilita o cálculo do período do módulo de aprendizado, o que é essencial para ajudar no envolvimento dos estudantes. 

É indicado que o tempo médio de uma aula online seja de 20 a 30 minutos, porém, no YouTube, por exemplo, o tempo que os usuários levam assistindo a um mesmo vídeo é de, aproximadamente, 7 minutos. 

O ideal é considerar os dados de ambos ao produzir o roteiro e fazer o cálculo do tempo médio entre as duas possibilidades.

Faça uma revisão

Ao finalizar o roteiro, antes de começar a gravar, faça uma revisão criteriosa no conteúdo. Isso vai garantir a qualidade do material e evitará cortes e pausas no processo de filmagem. 

Aprender como criar um roteiro de vídeo de alta qualidade para aulas online é o primeiro passo para produzir conteúdos de qualidade para os seus alunos. Lembrando que as aulas em vídeo têm uma dinâmica diferente do ensino presencial, e isso precisa ser considerado no momento da elaboração de um script.

Gostou do artigo? Compartilhe as dicas nas suas redes sociais para ajudar outros tutores que desejam inovar no método de ensino!

Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.