fbpx

Como a tecnologia pode ajudar a melhorar o rendimento escolar

Como a tecnologia pode ajudar a melhorar o rendimento escolar

As práticas de ensino nas escolas estão em constante evolução, mas uma coisa permanece inalterada, o progresso de um estudante, ou seja, seu rendimento escolar, está inerentemente ligado à sua educação escolar.

Neste artigo, mostraremos quais são as principais formas de utilizar a tecnologia para melhorar o rendimento escolar e também como é possível acompanhar o desenvolvimento do aluno. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Qual é a importância da tecnologia para o aprendizado?

A geração mais jovem deixará a escola para entrar em um mercado de trabalho totalmente digitalizado e, como resultado, sentirá uma forte pressão para comprovar conhecimento em tecnologia para iniciar suas carreiras. 

Sendo assim, a tecnologia nas escolas deve aprimorar os métodos de ensino constantemente, aliviando os encargos administrativos escolares, fornecendo maneiras inovadoras de envolver alunos nas atividades e os ajudando a desenvolver suas habilidades.

Confira o que é necessário para implementar ferramentas tecnológicas na escola.

Estimular os alunos

A educação online está tomando boa parte dos ambientes escolares, sendo necessário desenvolver diferentes métodos de ensino e avaliação para os alunos. Liderar aulas virtualmente por meio de jogos ou videochamadas são excelentes formas de atrair a atenção.

Ainda, envolver os estudantes, deixando-os responsáveis ​​por seus próprios aprendizados, torna-os adaptáveis ​​e familiarizados com o ambiente globalizado. 

Integrar as disciplinas

Conforme observamos a evolução da educação, é possível ver que os professores estão caminhando para uma abordagem educacional integrada. Ao comprarmos no supermercado, por exemplo, usamos as habilidades de leitura e matemática.

Nesse sentido, torna-se natural que, durante as aulas de matemática, os professores possam adotar uma estratégia para promover as habilidades de leitura. 

Gamificar as tarefas

Aproveitar a mecânica dos jogos pode tornar o aprendizado mais divertido. Além disso, usar a competitividade dos alunos também os encoraja a trabalhar mais do que normalmente.

Nesse sentido, pode ser excelente oferecer a eles prêmios por concluir determinadas tarefas, como a lição de casa. Também é possível apresentá-los ao conceito de co-design, permitindo que eles tenham um impacto direto no que suas empresas favoritas estão fazendo. 

Como aplicar a tecnologia no aprendizado?

As escolas da atualidade estão mudando e a incorporação dos avanços digitais na sala de aula é inevitável e necessária. Para preparar os alunos para o futuro, a educação deve utilizar as ferramentas e técnicas mais avançadas disponíveis, desenvolvendo a criação de materiais digitais. Acompanhe!

Blogs

Mesmo no mundo digital, as habilidades de escrita ainda são a chave para o sucesso de qualquer aluno. O blog é uma forma divertida de permitir que as crianças criem seus próprios diários em um espaço seguro. Nada do que é postado no site é público, a menos que o professor aprove.

Além disso, os alunos também podem adicionar fotos, vídeos ou conteúdo de áudio à postagem.

E-books

Os e-books ou livros eletrônicos oferecem infinitas opções, mas não exigem espaço físico. Trata-se de cópias digitais de livros que podem ser acessadas ​​online ou baixadas em um dispositivo. Geralmente, incluem imagens, animações, sons e componentes interativos. Como vão além das palavras em uma página, atraem uma ampla variedade de leitores e alunos.

Vídeos 

Uma das maneiras mais empolgantes para os alunos se envolverem no conteúdo é praticar o ensino por conta própria, por meio de vídeos instrutivos. Alguns aplicativos de vídeo têm modelos, imagens e sons prontos para desenvolver o próprio vídeo narrado relacionado ao assunto, o que pode reforçar o aprendizado.

Por fim, é recomendável acompanhar o aluno, dando autonomia para se familiarizar com as ferramentas e construir um caminho mais independente. Assim, é importante que as escolas estejam alinhadas às tecnologias para aproveitarem as novas possibilidades de ensino com plataformas que os alunos já têm contato fora da sala de aula.

O conteúdo foi útil? Para receber mais novidades sobre o tema, assine a nossa newsletter!

Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.