A sala de aula invertida é uma metodologia ativa que ressignifica o papel do professor, da aprendizagem e do aluno. Nela, o aluno é o centro do processo de conhecimento, um protagonista, que promove o desenvolvimento de um aprendizado colaborativo, ativo e investigativo.

A concepção dessa metodologia é que os alunos possam estudar antecipadamente os conteúdos das aulas, por meio de um material fornecido pela escola. O material pode ter muitos formatos, como áudios, videoaulas, textos e outros recursos que possam trazer uma maior interatividade.

Neste post, vamos falar sobre os benefícios da sala de aula invertida no ensino-aprendizagem. Confira!

Quais são os benefícios?

Maior flexibilidade para o estudo

Cada estudante apresenta um tempo diferente para entender determinados assuntos. Com os recursos tecnológicos disponibilizados online pelos professores, há uma maior flexibilidade de tempo para o aluno. Assim, o estudante acessa os conteúdos em qualquer hora e lugar, melhorando o seu desempenho.

Também é possível voltar e revisar o assunto várias vezes, fazendo com que a aprendizagem aconteça respeitando o ritmo do estudante.

Construção da autonomia do aluno

Como o foco são os alunos, a implantação desse modelo possibilita uma maior autonomia com relação aos temas que são abordados. É possível que os estudantes façam seu próprio cronograma de aula e definam prioridades sobre o que pretendem aprender. Ademais, eles terão um aprendizado ativo, já que são eles que fazem seu próprio planejamento.

O papel do professor é supervisionar o que os estudantes estão pesquisando e orientá-los sobre os caminhos a serem explorados.

Acompanhamento da aprendizagem para superar as dificuldades

O primeiro contato dos alunos com o assunto acontece antes da aula, por meio da disponibilização dos recursos para o aprendizado. Com isso, o tempo em sala de aula é otimizado e melhor aproveitado. Isso pode evitar a sensação de tédio que surge em aulas muito longas, possibilitando ao professor explorar outras modalidades de aula.

A maior participação dos estudantes torna possível identificar as dificuldades e questionamentos que eles apresentam. Isso pode fazer uma grande diferença nas provas finais.

Como os benefícios ajudarão os professores?

Nesse modelo de ensino, o professor promove aos estudantes um processo de aprendizagem contínuo, que ocorre em diferentes espaços e possibilita ampliar os estudos. Assim, os professores são mediadores da aprendizagem e não os detentores do conhecimento.

Logo, os educadores podem aplicar esse modelo com sucesso, já que a dinâmica da sala de aula será modificada de forma significativa. É preciso que o professor tenha paciência, pois podem ocorrer resistências por parte dos alunos no início. Isso ocorre porque muitos não utilizam o tempo fora da sala de aula para os estudos.

Como a sala de aula invertida pode ser implementada?

A implementação desse modelo exige mudanças na gestão, na dinâmica da sala de aula e na prática do professor. Por isso, alguns recursos poderão contribuir para que o educador tenha sucesso na aplicação dessa metodologia. Alguns exemplos são:

  • jogos (gamificação): são ótimos recursos mas que precisam estar inseridos no contexto da sala de aula;
  • videoaulas: é recomendado vídeos de 5 a 7 minutos de duração;
  • quizzes: devem ser utilizados para a avaliação do aluno de forma efetiva;
  • áudio em podcasts: é bastante válido para o professor deixar algumas dicas de estudos para os estudantes;
  • artigos e textos: devem ser disponibilizados impressos ou em forma de arquivos online.

Se você é professor ou coordenador, não deixe de implementar a sala de aula invertida na sua escola. O uso de tecnologia educacional para o acesso à informação, colaboração entre os alunos e resolução de problemas contribui para essa implementação. Assim, é possível trazer resultados positivos para professores, alunos e instituição de ensino.

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