fbpx

Inteligência Artificial na educação: quais os impactos para a sala de aula?

Inteligência Artificial na educação: quais os impactos para a sala de aula?

A Inteligência Artificial na educação é um conceito muito interessante, que pode trazer grandes benefícios para o processo de ensino. Ela representa a capacidade de sistemas digitais simularem a inteligência humana, resolvendo problemas e tomando decisões de modo autônomo, sempre baseadas nos dados coletados durante sua interação com as pessoas.

Muita gente acredita que essa é uma metodologia distante da educação, entretanto, a utilização desse recurso é uma realidade em diversas instituições. Ela é empregada na gestão escolar e em ferramentas que trazem mais dinamismo para o processo de aprendizagem.

Neste artigo, vamos apresentar os principais benefícios da Inteligência Artificial na educação. Além disso, mostraremos algumas tecnologias que podem ser utilizadas em sala de aula. Continue a leitura!

Quais são os benefícios da Inteligência Artificial na educação?

A utilização da Inteligência Artificial traz alguns benefícios para o processo de aprendizado do aluno. Confira os principais!

Aumenta o engajamento do estudante

Com a utilização dos diferentes recursos que a IA oferece, como a gamificação, é possível aumentar o engajamento do estudante. Com essa estratégia, o aluno deixa de ser um agente passivo, pois o professor não é mais o único detentor de todo o conhecimento. O objetivo é permitir que o estudante participe de forma ativa e veja o docente como um facilitador da aprendizagem.

A participação nos conteúdos e no processo de aprendizagem aumenta o engajamento de forma significativa, ampliando o interesse pelos conteúdos apresentados em sala de aula. Portanto, é fundamental saber usar a tecnologia de modo eficiente e melhorar o envolvimento da classe em cada disciplina.

Previne a evasão escolar

Outra vantagem da IA para o processo de aprendizagem é a ajuda que ela oferece para a prevenção da evasão escolar. Por meio desses sistemas, a escola pode identificar os estudantes que estão menos engajados com os conteúdos, que não se desenvolvem de forma natural e que necessitam de outras abordagens.

Desse modo, a escola consegue reunir informações que facilitarão a adoção de estratégias que atinjam esses estudantes, aumentando o interesse pelas aulas. Além disso, a IA ajuda a identificar alunos que estão faltando em excesso, o que possibilita a conversa com os pais e outras ações para a retenção.

Aumenta a autonomia do aluno

Com as informações que a IA reúne, é possível compreender mais sobre o desempenho de cada estudante. Desse modo, os professores podem formar grupos de alunos com o mesmo nível e, se for interessante, passar conteúdos mais desafiadores para quem está com mais facilidade em algumas disciplinas.

Desse modo, os alunos recebem conteúdos de acordo com o nível, tendo mais autonomia para se desenvolverem, além de receberem um ensino personalizado. Com a ajuda de plataformas individualizadas, cada estudante consegue avaliar o seu desempenho e organizar os estudos de acordo com as próprias facilidades ou dificuldades.

Personaliza o estudo

Um dos principais benefícios da Inteligência Artificial é a personalização do estudo. A IA possibilita a adoção do ensino individualizado, que se adapta às necessidades de cada estudante. Essa abordagem consegue tirar o melhor dos alunos, propondo atividades que estão de acordo com suas aptidões e que trabalham suas fraquezas.

O sistema de IA faz um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos com base nos resultados dos questionários que eles respondem. Depois dessa verificação, ele recomenda materiais que serão úteis para complementar os estudos e desenvolver novas habilidades que serão importantes para o futuro.

Quais tecnologias podem ser utilizadas em sala de aula?

Existem tecnologias que envolvem a IA e podem ser utilizadas de forma eficiente em sala de aula. Confira algumas opções!

Plataformas adaptativas

As plataformas adaptativas são uma boa alternativa para a área educacional, pois oferecem a possibilidade de propor trilhas individuais de aprendizado. Por meio da plataforma, é possível coletar dados de acordo com as experiências do usuário, o que também facilita o oferecimento de algo personalizado para os estudantes.

O uso da plataforma traz diversos benefícios para a sala de aula, como a disponibilização de relatórios que ajudarão os professores a tomar decisões relacionadas aos métodos de ensino. Sendo assim, os docentes podem permitir interações, realizar o planejamento ajustado às necessidades dos estudantes e mediar o processo cognitivo de forma eficiente.

Learning Analytics

Outra opção é o Learning Analytics, que é a utilização de dados de aprendizagem para fazer análises sobre o desempenho acadêmico dos alunos. As análises são feitas por meio de Big Data, trazendo informações relevantes para estudantes, professores e todos os envolvidos no processo de aprendizagem.

Com a utilização dessa tecnologia, os alunos saberão de maneira objetiva quais são os seus pontos fortes e os aspectos que precisam de desenvolvimento. Desse modo, eles conseguem aprimorar as habilidades de forma assertiva, alcançando uma formação mais completa.

Esse recurso também traz benefícios aos professores, proporcionando a otimização do tempo. Com o Learning Analytics, é possível identificar as dificuldades dos alunos de maneira rápida e prática, o que contribui para o planejamento das aulas e possibilita a adoção de estratégias mais eficientes.

Gamificação

A gamificação também está relacionada com a Inteligência Artificial. Por meio dessa estratégia, a escola oferece jogos educacionais aos alunos, sendo que, de acordo com o avanço de cada estudante, a IA adapta o nível de dificuldade dos problemas propostos, tornando o progresso automático.

Desse modo, a IA ajuda a garantir que os desafios e problemas estejam de acordo com o perfil dos alunos. Quando as fases dos jogos educacionais são muito fáceis ou difíceis, elas não estimulam as crianças o suficiente. Desse modo, é normal que elas percam o interesse pela atividade, reduzindo a efetividade do programa.

Neste artigo, mostramos como a Inteligência Artificial na educação pode trazer impactos positivos para a sala de aula. É fundamental ficar atento às novidades envolvendo a IA no ensino para aproveitar os benefícios que essa estratégia pode oferecer. Assim, você garante as melhores estratégias de ensino, sendo capaz de melhorar o processo de aprendizagem na sua instituição.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre esse tema? Então, entre em contato conosco e veja as soluções tecnológicas de educação que a Trivium pode oferecer!

Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *