Escolas são espaços destinados ao ensino e ao aprendizado. Mas como toda instituição, seja de cunho público ou privado, elas precisam de um bom trabalho de gestão administrativa para funcionar de maneira eficiente e certeira. Logo, é importante que os administradores acompanhem e se atualizem sobre as técnicas de gestão para melhorar o seu desempenho.
Uma dessas técnicas é o BI (Business Intelligence), uma tendência de gestão pautada em coletar dados, para processá-los e extrair o seu melhor de maneira sistemática e analítica. Ainda, trata-se de transformar a administração facilitando o monitoramento do dia a dia e as tomadas de decisões.

Nesse sentido, para a implementação dessa técnica de gestão, a plataforma que reúne demandas dos Business Intelligence é o Power BI. Mas, efetivamente, você sabe o que é o Power BI? Entende como ele pode ajudar na gestão da sua escola?

Nesse post, você vai conhecer essa ferramenta, que tem como principal objetivo mudar para melhor a gestão escolar. Acompanhe!

O que é Power BI?

O Power BI é uma plataforma disponibilizada pela empresa Microsoft, que reúne um conjunto de soluções, permitindo coletar, organizar e processar dados em grandes quantidades.

Com essa ferramenta, a intenção é extrair o máximo de informações de qualidade possível, gerando insights e melhorando a visão estratégica de sua gestão, a partir de uma análise de alta qualidade do seu negócio.

Mas quais os benefícios do Power BI? Quais são os ganhos de seu uso para a sua escola? Reunimos aqui algumas funcionalidades dessa ferramenta que ajudarão na sua gestão.

Implementação rápida

O Power BI tem um processo de implementação rápido e intuitivo, o qual trabalha em conjunto com outros programas da plataforma, como o Excel, altamente difundido dentro da gestão de empresas. Isso permite que em pouco tempo todos os dados já estejam disponíveis para o uso da ferramenta.

Diferentes vias de acesso

A implementação da ferramenta pode acontecer em diferentes canais de uso, seja no desktop, mobile, por meio da nuvem ou dentro de um ambiente local, não dependendo diretamente do uso da internet.

Outro ganho dessa modalidade é a facilidade de ingresso aos seus dados, que podem ser acessados de diferentes dispositivos, ou seja, eles não estão presos a um ambiente físico, condição que faz total diferença atualmente com a revolução tecnológica.

Conexão de dados

Uma das inovações do Power BI é sem dúvida a capacidade de recolher dados de diferentes fontes, isso significa que as suas plataformas se conectam a essa única ferramenta capaz de extrair todos os dados para informação.

Nesse sentido, há várias fontes que podem ser usadas para se conectar à plataforma: planilhas no Excel, arquivos de textos, páginas na Web, soluções na nuvem.

Relatórios na mão

Para uma gestão funcionar com eficiência, o relatório é uma solução clássica e atemporal. O Power Bi é uma solução voltada para negócios e gestão, com mecanismos fáceis e intuitivos para criação de dashboards, um painel visual que apresenta, de maneira centralizada, informações, indicadores e métricas. Logo, o dashboard é o seu relatório, facilitado pelo Power BI.

Um dos ensinamentos clássicos da administração é “nós só fazemos gestão daquilo que conhecemos”. Por isso, entender o que é o Power BI e colocá-lo em prática se faz tão necessário, pois ele é um agente facilitador de todo o trabalho burocrático da gestão, ainda, é o próximo passo da informatização, o que vai ajudar você a estar alinhado com o futuro.

Esse post foi útil? Então, continue acompanhando nossos conteúdos seguindo nossas redes sociais — Facebook, LinkedIn e Instagram!