fbpx

Microsoft Azure: confira os seus 5 principais benefícios!

Microsoft Azure: confira os seus 5 principais benefícios!

O Microsoft Azure é uma plataforma de computação em nuvem que permite criar, desenvolver e armazenar aplicativos de maneira eficaz, rápida e econômica. O conjunto de serviços ajuda a instituição de ensino a simplificar sua infraestrutura de tecnologia da informação, alcançando melhores resultados e economizando recursos.

O aplicativo roda na nuvem, mas como se estivesse no próprio desktop. Por isso, não são necessários muitos processamentos e instalações, que são realizados diretamente no modelo virtual.

Neste post, vamos abordar os principais benefícios de utilizar o Microsoft Azure. Confira!

1. Traz privacidade e segurança

Para que as escolas migrem para o Azure, é importante que elas confiem na privacidade e na segurança das informações que serão fornecidas para a plataforma. Por isso, a Microsoft apresenta o maior número de autenticações de segurança dentre todos os provedores de computação em nuvem disponíveis no mercado.

O Azure cumpre com uma série de regulamentos de acordo internacional e específicas da indústria. Rigorosas auditorias também são realizadas. Assim, os usuários contam com um sistema durável e seguro, com baixos riscos relacionados à segurança da informação.

2. Tem alta disponibilidade

A Microsoft garante que os serviços do Azure têm disponibilidade de pelo menos 99,9% do tempo de operação. Isso significa menos de cinco horas de inatividade por ano.

Assim, é possível garantir que não haverá perda nem de tempo nem de dinheiro, caso alguma falha aconteça ocasionalmente, pois os riscos de parada dos ambientes, sejam críticos ou não, são baixos.

3. Permite maior produtividade

O Azure suporta grande diversidade de bancos de dados, linguagens, frameworks e sistemas operacionais — o que aumenta a produtividade dos desenvolvedores. Isso permite a integração de ferramentas, serviços e soluções, possibilitando a geração de aplicações para várias plataformas.

O resultado é um ambiente altamente integrado, aumentando as possibilidades de os desenvolvedores criarem aplicações mais estáveis, robustas e funcionais. O Microsoft Azure elimina muitas tarefas rotineiras e eleva a produtividade da equipe.

4. Proporciona backup prático

O backup no Azure é rápido e prático, sem a necessidade da rotina diária, semanal e mensal de cópia dos dados. Além disso, o sistema elimina os problemas relacionados ao esquecimento da realização de backup.

O Azure é projetado para ser econômico e oferece flexibilidade para escolher as informações que quer proteger, pelo tempo que desejar — por até 99 anos. Também é possível restaurar arquivos e pastas individuais ou máquinas inteiras, conforme a necessidade do usuário.

5. É rápido e facilmente escalável

O sistema oferece a possibilidade de aumentar os recursos e depois retroceder conforme a demanda. Em menos de uma hora é possível fazer implementações físicas e lógicas, e ter o ambiente disponível para uso na nuvem.

Assim, não há necessidade de adquirir diversos softwares e integrá-los a diferentes plataformas, pois o  Azure agrupa todos os serviços em um único datacenter.

Por meio do Microsoft Azure e de seu abrangente conjunto de serviços de nuvem, os professores podem criar, implantar e gerenciar aplicativos. Os conteúdos podem ser usados para auxiliar as aulas, e as instituições podem resolver os desafios educacionais.

Quer usar o Azure na sua escola? Então, entre em contato conosco e conte com uma consultoria de tecnologia educacional parceira da Microsoft!

Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *