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4 ações adotadas para continuar as aulas na pandemia – Case SESC/SC

4 ações adotadas para continuar as aulas na pandemia – Case SESC/SC

O isolamento social, decorrente da pandemia do novo coronavírus, acabou por paralisar grande parte das atividades das instituições de ensino em todo o país. No entanto, o SESC/SC adotou uma série de ações para dar andamento ao processo de ensino e aprendizagem, evitando que os alunos fossem prejudicados. 

Sendo assim, novas formas de interação e de comunicação foram estabelecidas, evitando impactos negativos no vínculo afetivo entre a escola e as famílias. Apesar dos desafios, as aulas a distância foram sendo implementadas e aperfeiçoadas, permitindo um bom desenvolvimento da formação acadêmica.

Acompanhe, a seguir, e veja 4 ações do case SESC/SC que foram adotadas para continuar as aulas no período da pandemia. Confira!

Quais são as ações implementadas pelo SESC/SC para as escolas?

Em meio a tantas incertezas e dúvidas sobre o futuro, o SESC criou uma iniciativa contendo procedimentos que as instituições de ensino devem tomar no momento da volta às aulas após o isolamento social. O protocolo serve para auxiliar os gestores escolares com as melhores ações para garantir a segurança de professores, funcionários e estudantes.

As diretrizes do SESC foram elaboradas por uma equipe multidisciplinar, com participação de profissionais de todo o Brasil. Além disso, o documento também se baseia nas orientações de outros país que estão no processo de retomada das atividades presenciais, como Portugal, Espanha e Itália.

Para além da segurança, o protocolo ainda debate a questão do currículo pedagógico, que tem se tornado uma das maiores preocupações das instituições de ensino no período da pandemia. Antes da crise, a aprendizagem era totalmente orientada pela BNCC, tendo como foco a coletividade. 

No entanto, atualmente o SESC indica que as metodologias se baseiem na individualização e no distanciamento dos alunos, de forma a se readequar para o breve momento de isolamento social. A recomendação é que cada escola crie seus próprios procedimentos e normas de convivência entre estudantes, familiares e demais agentes da comunidade de ensino. 

O case do SESC/SC, por exemplo, pode ser um guia orientador para o trabalho de coordenadores e diretores de instituições. A partir do protocolo do SESC, a gestão pode monitorar, acompanhar e executar ações que contribuam para a redução dos impactos da pandemia sobre o cotidiano escolar. Mesmo assim, é preciso considerar as particulares e a realidade de cada ambiente pedagógico para definir quais são as melhores estratégias a serem implementadas em curto, médio e longo prazo.

A seguir, confira 4 ações que o SESC/SC tomou e que servem como exemplo para educadores e gestores de ensino em todo o país.

1. Novas formas de interação e comunicação

Para manter o bom vínculo afetivo com as famílias e os estudantes, o SESC implementou novas formas de interação e comunicação. Por meio de ferramentas tecnológicas, tem sido possível manter o relacionamento e o atendimento aos pais e alunos, possibilitando um espaço de troca e debate em meio ao distanciamento das atividades presenciais.

A plataforma Teams da Microsoft, por exemplo, permite o compartilhamento de dúvidas, informações, materiais didáticos, entre outros recursos que são fundamentais para o andamento das aulas a distância. Além dos alunos, os educadores também ganharam diversos benefícios com a adoção da ferramenta, tendo em vista que ela possibilita a aproximação e o acompanhamento pedagógico dos discentes.

2. Aprimoramento das aulas a distância

O SESC/SC também dá uma atenção especial à qualidade das aulas transmitidas virtualmente. Os educadores, baseando-se em treinamentos da Microsoft e de suas ferramentas, podem aprimorar suas práticas pedagógicas e formular atividades que sejam produtivas e, ao mesmo tempo, significativas para o processo de aprendizagem.

O intuito, com isso, é impedir que os estudantes tenham prejuízos ou sejam impactados pela interrupção das aulas presenciais. Mesmo que a interação e a troca de conhecimentos seja um fator essencial para a qualidade das aulas, as ferramentas tecnológicas possibilitam esse tipo de relacionamento, de forma democrática, ágil e praticamente instantânea.

3. Exibições virtuais

A fim de manter a excelência do currículo escolar, o SESC também utiliza uma plataforma para aprimorar cada vez mais a qualidade das atividades a distância: o Sway. Por meio do recurso, os professores podem criar exibições virtuais e integrar todos os elementos que fazem parte e são importantes para o desenvolvimento do processo de ensino.

É possível, por exemplo, identificar os níveis de aprendizagem, possíveis desafios e dificuldades que impedem a evolução e o acompanhamento das turmas. Com isso, os educadores podem trabalhar todo o potencial criativo dos alunos, de forma a incentivar e valorizar a melhora do nível de desempenho escolar. 

4. Organização de seminários de educação

Por conta das novas perspectivas decorrentes da pandemia, o SESC/SC organizou um importante seminário para debater temas referentes à realidade das instituições de ensino. O encontrou serviu para promover a qualificação, o diálogo e a troca de experiências entre educadores e demais agentes da comunidade escolar.

Com palestras, oficinas e participação de especialistas em saúde e educação, o seminário abordou os desafios da volta às aulas, o nível de aprendizagem das atividades a distância, além de questões de inclusão, equidade e relacionamento com as famílias. 

Ainda foram debatidos assuntos como o da evasão escolar nesse período, o uso de ferramentas tecnológicas e o aprimoramento das aulas nos ambientes virtuais. Ao todo, mais de 9 mil professores das redes municipais de 59 cidades participaram do seminário organizado pelo SESC/SC.

Como se percebe, o uso da tecnologia e seus recursos têm sido essenciais para a continuidade das atividades no período da pandemia. O SESC/SC é uma instituição de exemplo que traz ações e estratégias interessantes para a redução das dificuldades e desafios decorrentes do isolamento social. 

Quando bem utilizada, a tecnologia e suas funcionalidades podem contribuir positivamente para o processo de aprendizagem. Sendo assim, o case do SESC/SC pode ser tido como um protocolo de normas e procedimentos modelo para as instituições de ensino darem seguimento às suas atividades, de maneira segura e que respeite a realidade e o contexto dos discentes.

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Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

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