Os acontecimentos do ano de 2020 trouxeram para os profissionais da área da educação diversos desafios, dentre eles estava: desenvolver em um curto período de tempo novas competências digitais para colocar em prática o ensino remoto.

Assim, muitos professores, gestores e assessores tiveram que buscar por novas ferramentas tecnológicas para continuar a ter contato com seus alunos e desenvolver os conteúdos básicos para cada turma.

Até a adaptação desses profissionais, foram inúmeras horas de trabalho, um aprendizado em tempo recorde e, mesmo assim, ainda sentimos que há muito o que se organizar, aprimorar e conhecer.

É por isso que a escola precisa se atualizar constantemente. É necessário adequar-se ao seu tempo e ao seu público, para que, mesmo diante de uma situação inesperada, ela tenha o aparato necessário para lidar com as surpresas do nosso mundo.

É analisando esse contexto que trouxemos esse conteúdo. Aqui, você verá a importância das competências digitais para os professores e verá como ajudá-los a desenvolvê-las! Boa leitura!

Por que as competências digitais são importantes?

A digitalização já chegou nos restaurantes, nos deliverys, nas lojas de roupas virtuais, nas livrarias, ou seja, em vários lugares que temos contato diariamente e fazem o possível para tornar o atendimento ao cliente cada vez mais rápido e satisfatório.

No entanto, como ficam as escolas nesse contexto? Os nossos alunos são nativos digitais e desde pequenos têm contato com celulares e computadores. O que eles precisam, na verdade, são de boas orientações de como lidar e administrar todo esse conteúdo. E apesar das muitas informações e possibilidades que a internet traz, eles precisam aprender a manter a concentração.

Os próprios profissionais envolvidos na organização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já advertiram sobre a importância de desenvolver as competências digitais, tanto em professores, quanto em alunos.

Como desenvolver essas novas competências?

Diante de tanta mudança, fica a questão: como desenvolver essas novas competências? Trouxemos algumas dicas que irão auxiliar, veja!

Trace um planejamento

Toda inovação exige um planejamento. Então, dentro da competência digital, mapeie quais são as habilidades que a sua equipe de professores precisa desenvolver, baseando-se na realidade de acesso dos alunos. Assim, o seu plano ficará adequado ao contexto escolar da sua instituição.

Inclua novas ferramentas tecnológicas

É muito importante incluir novas ferramentas tecnológicas no dia a dia dos professores. Sendo assim, verifique todos os processos da escola que usam papel e veja quais podem ser substituídos por meio digital e armazenamento em nuvem. Além do mais, estimule os professores a adaptarem, em suas aulas, projetos que auxiliam na educação digital dos educandos.

Conte com o apoio de uma consultoria de tecnologia

Você sabia que o apoio de uma consultoria em tecnologia pode trazer uma condução do trabalho com as competências digitais estratégica e efetiva? A Trivium pode ajudar na formação dos professores com o uso da tecnologia.

Com um bom suporte é possível extrair o que há de melhor nos professores e, por consequência, nos alunos. Além do mais, o trabalho será organizado e, dessa forma, haverá menos resistência ao aprendizado e os professores se sentirão orientados e acolhidos.

Para desenvolver as competências digitais dos professores é preciso treinamento e suporte, afinal os desafios podem parecer muitos, mas eles podem ser maiores se essa prioridade for deixada para outro momento.

Gostou do nosso conteúdo e viu como as oportunidades podem estar perto de você? Se ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco! Estamos disponíveis para auxiliar!