fbpx

4 dicas para fazer uma gestão escolar ágil e melhorar os resultados

4 dicas para fazer uma gestão escolar ágil e melhorar os resultados

Neste artigo, falaremos sobre como introduzir uma metodologia ágil na gestão de uma escola, proporcionando melhores resultados. Alguns anos após o seu surgimento, podemos ver esse modelo de gestão rompendo fronteiras fora do desenvolvimento de software e da tecnologia.

A gestão ágil é uma maneira de fazer as coisas e pode ser aplicada em vários processos, sistemas e no aprendizado. Muitas instituições de ensino estão adotando a metodologia na educação e mudando a maneira como os alunos aprendem. Continue a leitura do artigo a seguir e saiba mais sobre o tema!

O que é uma gestão escolar ágil?

A educação tradicional precisa de reforma e a metodologia ágil tem como propósito equipar os líderes e professores da escola para conseguir introduzir as mudanças necessárias. Com uma mentalidade ágil, líderes e diretores escolares colaboram mais com os educadores, pais e alunos, e desenvolvem um sistema educacional que atende às suas prioridades e necessidades.

Tradicionalmente, as escolas seguem os mandatos e expectativas do Estado. Currículos e programas acadêmicos acabam não considerando o que os professores podem gerenciar e o que os estudantes querem seguir.

A gestão ágil no ambiente educacional coloca uma abordagem centrada no ser humano e os educadores são o principal pilar de qualquer sistema educacional. Os alunos são os destinatários e principais clientes e, se a instituição de ensino não considerar suas necessidades e expectativas, como resultado é possível ver professores e estudantes insatisfeitos e sobrecarregados.

Seguem alguns benefícios de implementar a metodologia ágil na gestão escolar: 

  • os líderes escolares ficam em uma melhor posição para gerenciar prioridades;
  • os professores se sentem mais preparados para equilibrar a carga de trabalho e priorizar as necessidades de seus alunos;
  • os pais se envolvem e se informam mais sobre como seus filhos são ensinados; 
  • os alunos conseguem dizer sobre o que e como aprendem.

Como fazer uma gestão escolar ágil?

Listamos, a seguir, 4 dicas de como realizar uma gestão escolar ágil, de modo a definir metas mais alinhadas às estratégias de crescimento. Veja!

1. Invista em inovação

A gestão financeira de uma escola é essencial para gerenciar o fluxo de caixa e direcionar os gastos para as melhorias de todos os processos. É importante estar atento às oportunidades e inovações que surgem no mercado, que podem potencializar as práticas educativas na instituição de ensino.

2. Otimize o atendimento aos pais e alunos 

Proporcionar uma comunicação eficiente entre todos os membros da escola é fundamental para que as atividades ocorram com agilidade. Por meio de um feedback acelerado, a interlocução entre escola, pais, alunos e professores faz com que todos estejam alinhados para alcançar os objetivos propostos pela escola.

3. Aposte na tecnologia

Adotar uma tecnologia avançada facilita e agiliza o diálogo cotidiano entre os envolvidos na educação dos alunos. É essencial ter um canal disponível para todos, como aplicativo, plataforma ou software. Isso promove a transmissão de informações e respostas rápidas e claras, como:

  • notícias sobre os eventos;
  • mensagens da direção;
  • reuniões de professores e pais;
  • calendário das atividades escolares;
  • apresentação do desempenho dos estudantes;
  • início de matrículas e rematrículas.

4. Favoreça melhores experiências de aprendizado

Os diretores devem apoiar e capacitar seu corpo docente para oferecer melhores experiências de aprendizado para seus alunos, e isso pode exigir alguns experimentos até que os resultados desejados sejam alcançados. É importante estimular um ambiente em que os professores possam se organizar e criar mais oportunidades de aprendizado para todos.

Com essas mudanças certamente você poderá observar uma drástica evolução na gestão da sua escola e a Trivium pode ajudar nesse processo, já que contamos com as melhores soluções tecnológicas da Microsoft. Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.