fbpx

Tecnologia nas escolas: por que seu uso se tornou fundamental?

Tecnologia nas escolas: por que seu uso se tornou fundamental?

A tecnologia está no centro de nossas vidas na maioria dos ambientes, e a sala de aula não é exceção. Os alunos da atualidade, desde o jardim de infância até o ensino médio, estão cercados por tecnologia e não sabem o que é experimentar a vida sem computadores, telefones celulares, televisores e outros dispositivos tecnológicos.

Apesar dessa familiaridade com a tecnologia, alguns ambientes educacionais podem demorar para integrar a tecnologia na sala de aula e ainda usam ferramentas analógicas, como cadernos, livros, lousas e posters como materiais pedagógicos. 

No entanto, grande parte das escolas já estão investindo em tecnologia devido ao potencial de tornar os aspectos da educação mais fáceis e mais equitativos de várias maneiras. Vamos descobrir, neste artigo, como professores e alunos podem se beneficiar de tecnologia adicional no processo de ensino. Acompanhe a leitura e saiba mais!

Quais são os benefícios da tecnologia na sala de aula?

Existe uma infinidade de dispositivos, aplicativos e ferramentas que ajudam os professores a executarem melhor as suas tarefas. A maior parte dos educadores que usa a tecnologia em suas aulas concorda: ela facilita muito as suas vidas.

A tecnologia na sala de aula é importante para o aprendizado dos alunos, sendo uma das características que devem ser avaliadas ao definir uma escola para o seu filho. Usar as ferramentas tecnológicas certas garante algumas formas de aprender, auxilia na consolidação do aprendizado e estimula os estudantes.

Veja a seguir mais algumas vantagens:

Promove a colaboração

No ensino tradicional, quando os alunos colaboram desenvolvendo cartazes juntos. No entanto, a tecnologia permite que os alunos criem coleções digitais de pesquisas e ideias. Eles podem desenhar e escrever juntos no mesmo programa, criando projetos e documentos totalmente colaborativos.

Facilita a inclusão

A tecnologia permite que alguns alunos sejam incluídos na sala de aula de uma forma que nunca foram antes e muitos que recebem educação especial podem se beneficiar da tecnologia que os ajuda a soletrar, ler, escrever, soletrar e fazer cálculos matemáticos.

Os processadores de texto podem apontar erros e os leitores adaptáveis ​​destacam o texto ou lêem em voz alta para os alunos, para eles conseguirem pesquisar e usar sites como seus colegas.

Desenvolve a autonomia

A internet é um canal surpreendente e pode ser usada como uma fonte rica de informações contínuas que potencializam o ensino. Se você já buscou algum vídeo do tipo DIY (do it yourself, ou faça você mesmo) para saber como fazer uma receita ou consertar alguma coisa em casa, entende que a web pode ser utilizada para o aprendizado das crianças.

As instituições de ensino podem utilizar ou recomendar perfis de personalidades do ensino e canais de vídeo, além de incentivar a busca constante por informações.

Mais agilidade nos processos educacionais

A tecnologia oferece aos alunos o acesso a uma variedade de programas e fontes de informação com o simples clique. Os professores podem deixar que os alunos escolham tópicos de pesquisa que atendam aos seus interesses com muito mais facilidade do que ir à biblioteca.

O uso de programas ajuda os alunos a corrigir ou expandir seus conhecimentos, para que pesquisarem assuntos mais detalhadamente. 

Aumenta a produtividade

O uso da tecnologia possibilita aos alunos acessarem o que precisam a qualquer hora, economizando espaço, tempo e esforço mental. É possível manter calendários online e os professores podem enviar lembretes de datas. Além de que, os processadores de texto não precisam ser aprimorados e os livros online não se perdem. 

Estimula a criatividade

O conteúdo disponível virtualmente é infinito. Os alunos que querem aprender sobre música, artes e vídeos, podem encontrar muitos recursos. Qualquer ferramenta criativa que chame a atenção de um aluno positivamente pode ser apoiada pela tecnologia.

Como exemplo, os tablets têm recursos para capturar os esboços dos alunos, enquanto um software de edição permite que os alunos dêem vida às fotos e as manipule de maneiras criativas. 

Automatiza processos

A automação é um grande benefício da tecnologia educacional para professores, onde é possível carregar as aulas em um sistema para os alunos acessarem em seu próprio tempo.

Os testes online facilitam a avaliação e os pais recebem mensagens automáticas quando os seus filhos recebem uma nota negativa. Os professores estão sempre tentando encontrar mais tempo durante o dia e a tecnologia pode ajudar de muitos jeitos.

Como o ensino tradicional e a tecnologia se relacionam?

Inovar o ensino em sala de aula é uma tendência que ganhou força nos últimos anos — e pode ser considerada uma mudança drástica na forma como os alunos absorvem informações. O novo formato também elimina o dever de casa, permitindo que os estudantes trabalhem de forma colaborativa em suas atividades durante o período de aula.

Embora o novo modelo de aprendizagem esteja confrontando a aprendizagem tradicional, a quantidade crescente de tempo que as crianças passam na frente das telas pode ser prejudicial?

Em partes sim, algumas escolas de baixa tecnologia ou sem tecnologia que acreditam que a interação humana é fundamental quando se trata de manter as crianças engajadas e animadas para aprender. É preciso considerar os objetivos e as situações onde a tecnologia se aplica para tenha sempre um ponto de equilíbrio.

No Brasil, ainda há dificuldades em integrar a tecnologia nas escolas e é muito importante superá-las. Entre as principais barreiras podemos mencionar o precário acesso a equipamentos e a falta de um olhar atencioso para a tecnologia nas políticas de formação de professores, que devem se aprimorar profissionalmente.

Em bairros mais periféricos e carentes de políticas públicas, ainda existem instituições de ensino com infraestrutura básica muito ruim como, por exemplo, sem energia elétrica, o que dificulta o uso de aparelhos eletrônicos.

Contudo, se você está querendo implementar o uso de tecnologias na sua escola, a Trivium pode te ajudar nesse processo e levar os programas da Microsoft que vão otimizar o ensino e todos os seus processos.

Garantimos também o acesso ao programa completo de formação de educadores, cursos on-line e ao vivo, mentorias individuais, certificação internacional, assessoria pedagógica e muito mais!

Curta a nossa página no Facebook e saiba mais sobre os nossos serviços!

Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.