fbpx

Como trabalhar o conceito do aluno protagonista em sala de aula

Como trabalhar o conceito do aluno protagonista em sala de aula

Você sabe o que é um aluno protagonista? Consiste em um estudante que tem um papel ativo no próprio aprendizado. Trata-se de um indivíduo que compreende que seu conhecimento depende dele mesmo. Esse conceito promove diversos benefícios para o ensino e tem um grande impacto no sucesso dos educandos.

Os estudantes com protagonismo em sala de aula começam a enxergar a escola com outros olhos, como uma instituição que faz parte da sua jornada. O conhecimento é realmente absorvido por meio da autonomia nos estudos, exposição de ideias e oportunidade de exposição das suas opiniões.

Neste conteúdo, vamos mostrar as vantagens do aluno protagonista e como aplicar o conceito na sua instituição. Confira!

Conheça as vantagens do protagonismo para os alunos

O protagonismo tem o papel de tornar o aluno um participante ativo das aulas. No entanto, o professor ainda tem a função de guiar os estudantes durante as aulas, fazendo com que o conteúdo seja absorvido. Essa abordagem promove diversas vantagens, como:

  • Desenvolvimento das habilidades socioemocionais: aprender sobre as próprias emoções é fundamental para os estudantes conseguirem controlá-las e serem adultos melhores;
  • Aguçamento da curiosidade: o engajamento nas aulas permite que os alunos tenham mais vontade de aprender e busquem as informações antes que o professor indique;
  • Promoção da autonomia na busca por soluções: com estímulos para buscar conhecimento e independência durante as aulas, os estudantes têm mais autonomia na resolução de problemas ou conflitos;
  • Aprimoramento da cooperação e do pensamento complexo: o aluno protagonista também desenvolve o pensamento crítico e o trabalho em equipe, ficando apto a visualizar diferentes situações por pontos de vista distintos.

Entenda como colocar o conceito de aluno protagonista em prática

Com tantos benefícios, tornar o aluno protagonista é uma ótima estratégia para as instituições de ensino. Nesse sentido, é possível começar aos poucos, implementando ações como as que citaremos a seguir!

Faça um planejamento

O protagonismo do aluno precisa ser uma abordagem adotada aos poucos pelos estudantes. Sendo assim, o planejamento é essencial para que a sua escola obtenha resultados positivos. Para isso, as rotinas do dia a dia escolar, as atividades e a ordem de aplicação do conteúdo devem ser definidas.

Ouça os alunos

Como tornar o aluno protagonista sem ouvi-lo? Saiba dar abertura para os estudantes falarem. Essa atitude faz parte do processo educativo e quebra a ideia de que o professor é a única pessoa detentora do conhecimento. Nesse caso, o docente tira possíveis dúvidas, guia os conteúdos da aula e avalia se as respostas estão corretas, mas sempre promovendo discussões sobre a matéria entre os alunos.

Realize projetos e trabalhos em grupo

Uma das principais atividades para promover o protagonismo é o trabalho em grupo e a realização de projetos em sala de aula. Dessa maneira, ofereça jogos e situações-problemas para serem solucionados pelos estudantes em times. Essa é uma oportunidade de colocar em prática a criatividade, empatia, organização, argumentação e cooperação.

Utilize a tecnologia para dar mais autonomia ao aprendizado

Aproveite o que a tecnologia tem a oferecer para contribuir para as aulas. Existem recursos digitais que permitem aproximar os alunos da escola e aprimorar o conhecimento. Nesse sentido, é possível, por exemplo, usar plataformas de aprendizagem personalizada para cada aluno e a gamificação.

Portanto, para tornar o aluno protagonista é importante aplicar novas técnicas de ensino e ferramentas de apoio para melhorar o aprendizado dos alunos. Além de criar uma estratégia bem estruturada e contar com tecnologias que ajudem no dia a dia escolar.

Quer conferir mais dicas com essas? Siga nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *