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Gestão de tempo na escola: 8 dicas para a organização de tarefas

Gestão de tempo na escola: 8 dicas para a organização de tarefas

Quando falamos em gestão do tempo na escola, estamos nos referindo a organizar todas as tarefas para que elas sejam executadas em um período menor de tempo. Essa organização é fundamental para o trabalho de professores e gestores, pois, se o tempo não for bem administrado, a qualidade do serviço diminui e os resultados da instituição serão afetados.

Além disso, os profissionais podem ficar sobrecarregados, o que vai comprometer a qualidade das aulas e, consequentemente, o rendimento dos alunos. Esse fator não é nada bom para a imagem da instituição nem para os professores e gestores. Mas como fazer uma boa gestão de tempo na escola?

É justamente essa pergunta que responderemos neste post. Nele, vamos dar algumas dicas para fazer uma administração eficiente do seu tempo. Confira!

 1. Planeje com antecedência

Para que você consiga fazer uma boa gestão de tempo na escola, é preciso planejar todas as atividades com antecedência. Pense em quanto tempo você perde se não organizar bem suas atividades.

O primeiro passo para fazer um bom planejamento é estabelecer as prioridades. As tarefas mais urgentes devem ser cumpridas primeiro. Por exemplo, se você precisa aplicar uma prova em uma semana, o ideal é criar todo o exame com a antecedência de, pelo menos, uns cinco dias. Deixar para fazer tudo em cima da hora vai comprometer a qualidade do trabalho, e você ainda pode ficar estressado.

No mais, você deve fazer um plano de aula com todos os conteúdos que devem ser ministrados para cada classe, a fim de saber o que será abordado na sala. Dessa forma, as aulas ficam mais dinâmicas, e os alunos vão absorver melhor o conteúdo.

2. Tenha um cronograma

Ter um cronograma de atividades é fundamental para fazer uma boa gestão de tempo na escola. Além do calendário das aulas a serem ministradas, o gestor ainda deve ter datas específicas para eventos especiais, como feiras de ciências e gincanas.

No entanto, criar o cronograma não é suficiente, é preciso cumprir todas as datas. Caso contrário, todo o tempo para a criação do calendário será desperdiçado. Não queremos isso, certo?

3. Defina quais serão as metas e prioridades

Definir prioridades é essencial para quem deseja cumprir o máximo de tarefas dentro do menor período de tempo. Quando as metas são estabelecidas, você evita que um trabalho simples se torne urgente por pura e simples falta de organização.

Então, faça a lista de todas as tarefas, sejam elas diárias, semanais, mensais ou semestrais. Depois dessa etapa, defina quais delas serão realizadas primeiro, colocando em ordem das mais importantes para as menos urgentes.

4. Faça avaliações periódicas

Para saber se o tempo está sendo organizado de forma produtiva, é importante fazer avaliações periódicas do seu desempenho e do restante da equipe.

Por meio das avaliações, você consegue analisar seu comportamento durante um período de tempo determinado e constatar a postura individual e coletiva de toda a equipe pedagógica. Caso os resultados sejam satisfatórios, você pode continuar trabalhando da mesma forma.

No entanto, se identificar que seu jeito de gerir o tempo não é eficaz, pode fazer mudanças em sua estratégia para conseguir organizar melhor suas atividades e ser mais produtivo.

5. Elabore um balanço final

Quando falamos em fazer um balanço, parece que estamos nos referindo ao que ocorre no comércio, quando os gestores tiram um dia para ver o que foi vendido e conferir o estoque da empresa.

No caso da escola, o balanço final serve para medir sua produtividade e o nível de aprendizado dos alunos. Lembre-se de que uma boa gestão do tempo vai influenciar diretamente a qualidade do ensino. Por isso, o balanço serve para que você avalie seu desempenho no final do ano ou de cada semestre.

Esse balanço também pode ser estendido para toda a equipe pedagógica. Por meio da avaliação de desempenho de cada um, você ou outro funcionário podem propor soluções para melhorar o rendimento de todo o time de professores, pedagogos e corpo administrativo.

6. Aprenda a delegar tarefas

Delegar tarefas é essencial para quem deseja fazer uma boa gestão de tempo na escola. Isso porque algumas atividades podem ser feitas por auxiliares, o que deixa você livre para fazer coisas mais importantes, que são de sua total responsabilidade.

Essa prática alivia as demandas, que ficam focadas em uma só pessoa, e ajuda funcionários a se desenvolverem profissionalmente ou intelectualmente.

7. Tenha disciplina e foco

Criar um cronograma e fazer um planejamento de todas as tarefas é essencial para ser mais produtivo e eficaz. Mas, se você não tem disciplina e foco, nada disso adianta. A procrastinação é a inimiga da produtividade, então, para que você consiga aproveitar bem o tempo e realizar todas as demandas, tenha o máximo de disciplina.

Além disso, é importante ter foco na tarefa que está sendo executada. Isso porque é muito fácil se distrair com redes sociais e aplicativos de mensagens. Esse hábito toma bastante tempo e, quando a pessoa percebe, o dia se foi e as demandas não ficaram prontas.

8. Conte com a ajuda da tecnologia

Embora o celular e outras tecnologias funcionem muitas vezes como ladrões do tempo, o bom uso desses recursos ajuda a administrar melhor as tarefas. Existem diversos aplicativos que auxiliam nessa questão, pois eles cronometram o tempo necessário para realizar cada atividade.

Além disso, existem softwares que são capazes de automatizar algumas tarefas ou de realizá-las mais rapidamente com a ajuda de programas de gerenciamento. No mais, a tecnologia é bem útil para criar aulas mais dinâmicas e interessantes.

Quando bem utilizada, ela se se torna uma aliada para a melhoria das práticas pedagógicas, melhorando o trabalho dos gestores, professores e corpo de funcionários, bem como o desempenho dos alunos.

Essas são nossas dicas para fazer uma boa gestão de tempo na escola. Coloque-as em prática, observe como você ficará mais produtivo e perceba como a qualidade de suas aulas vai melhorar consideravelmente. Além disso, a administração da escola será mais simples, e você ficará menos atarefado.

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Victor Tavares

Diretor de Projetos da Trivium. É apaixonado por tecnologia e educação, com ampla experiência em desenvolvimento de projetos de adoção de tecnologias educacionais. Reconhecido por ser Microsoft Certified Educator, Microsoft Office Specialist e Microsoft Innovative Educator.

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