A gestão educacional e a tecnologia devem andar juntas para que a administração de uma escola seja mais eficiente e estratégica. Apesar de grande parte de instituições ainda não usarem tantos recursos tecnológicos para gerir as instituições, não dá para ignorar que a tecnologia simplifica os processos e facilita o trabalho de todos, desde gestores até funcionários do setor administrativo.

Quando falamos em gestão educacional e tecnologia, estamos falando em usar computadores e programas específicos para otimizar processos escolares, como matrícula, lançamento de notas e de outras informações importantes.

Mas apesar dessa prática ser vantajosa para a escola, é comum que as pessoas tenham dúvidas sobre como aliar o uso da tecnologia com a gestão escolar. Por isso, criamos este post. Aqui, daremos algumas dicas de como realizar essa tarefa. Confira!

Faça o planejamento

A primeira coisa a ser feita antes de usar a tecnologia na gestão da escola é fazer um planejamento de quais setores serão informatizados. A instituição pode adotar somente um sistema de gestão, que seja útil para lançar notas e informações ou um programa mais completo, que disponibilize materiais on-line para os alunos.

No entanto, antes de tudo, é necessário fazer um planejamento, inclusive financeiro, pois investir em tecnologia gera um custo que, muitas vezes, não é baixo. Além disso, é preciso estabelecer as datas para que as mudanças sejam feitas gradativamente.

Determine ações

Depois do planejamento é hora de colocar toda estratégia em prática e contratar uma empresa especializada para implantar a tecnologia em sua escola. Além de investimento em computadores modernos, o gestor ainda deve fazer orçamentos e conversar com os fornecedores sobre as funcionalidades do sistema que eles oferecem.

Ainda, é preciso conversar com professores e equipe pedagógica para saber a opinião deles a respeito das decisões da diretoria. Esse diálogo pode ser muito produtivo e útil para que a gestão escolha as melhores soluções para a instituição.

Envolva os professores

Não adianta investir em equipamentos de alta tecnologia e contratar os melhores serviços se os professores não estiverem engajados. Apesar de ser comum o uso de recursos tecnológicos na gestão e na sala de aula, ainda há docentes que são resistentes às mudanças.

Por isso, é preciso envolver toda a equipe pedagógica para que o objetivo da escola seja atingido e os recursos tecnológicos sejam utilizados da maneira correta. Caso contrário, você corre o risco de investir e não ter retorno, o que vai gerar prejuízos para a instituição.

Use as ferramentas certas

Aliar gestão educacional e tecnologia traz muitos benefícios para a escola. Mas quais ferramentas utilizar? Essa é uma dúvida bastante comum, por isso, é importante salientar que a escolha determinará o sucesso no processo de ensino-aprendizagem e na melhoria da gestão escolar.

No entanto, é importante escolher ferramentas que serão utilizadas pela gestão e pelos professores. Tecnologias como lousa interativa, computadores, tablets, aplicativos, realidade virtual e aumentada, além de games são excelentes ferramentas de aprendizagem.

Já para melhorar a gestão da escola, você deve contratar um software completo, que tenha ferramentas de gestão financeira, controle de frequência, lançamento de notas e outras funcionalidades essenciais para a boa administração da instituição.

O Office 365 para Educação é uma excelente plataforma para usar em sala de aula. Isso porque ela facilita o processo de transformação e proporciona novas experiências de aprendizagem. Por isso, sua implantação deve ser considerada pela gestão da escola, pois alunos, professores e instituição serão beneficiados.

Ofereça treinamento para toda a equipe

Para que os professores estejam engajados com o uso dos recursos tecnológicos, eles devem receber o devido treinamento, principalmente se a escola adotar, por exemplo, a lousa interativa. A equipe também deve receber orientação quanto ao uso de programas educacionais e administrativos.

Isso porque, caso eles não saibam operar o sistema, podem ficar desanimados e, até mesmo, utilizar a tecnologia de forma errada. Esse fator acaba gerando divergência nas informações, o que prejudicará os processos e ainda pode gerar prejuízos para a instituição.

Implemente formas de interação

Uma das maiores vantagens de usar a tecnologia é a possibilidade de interação entre os setores. Claro que o e-mail é uma ferramenta muito útil, mas recursos como intranet na gestão da escola são mais interessantes e eficientes. Isso porque o gestor ou qualquer outro membro da equipe pedagógica podem compartilhar informações importantes com o restante dos funcionários.

Então, na hora de implantar a plataforma, não se esqueça de interagir com a equipe interna. Além da intranet, grupos específicos em aplicativos também são eficientes para manter a comunicação entre as equipes pedagógica e administrativa.

Alinhe com a proposta pedagógica

Talvez este seja um dos pontos mais importantes, quando falamos em gestão educacional e tecnologia. Para que os recursos tecnológicos sejam úteis, eles precisam ser alinhados com a proposta pedagógica da escola.

É importante que a tecnologia ajude a gestão da escola a ser mais produtiva, agilize os processos, seja inovadora, aproxime a direção dos alunos e possibilite ao gestor acompanhar os resultados da instituição. Mas se os recursos não estiverem alinhados à proposta pedagógica, isso não será possível.

Busque atualizações constantes

Aliar gestão educacional e tecnologia é muito bom para gestores e escola, mas no mundo atual, as coisas mudam e evoluem muito rápido. Então, algumas ferramentas tecnológicas muito úteis podem ser tornar obsoletas em pouco tempo.

Logo, é importante se manter atualizado e buscar novas ferramentas que agreguem valor para a instituição e sejam úteis para a gestão escolar. Dessa forma, a escola sempre terá resultados cada vez melhores.

Essas foram nossas dicas para aliar gestão educacional e tecnologia e ter bons resultados em sua instituição. Então, coloque nossas sugestões em prática e observe os resultados. Por fim, entenda que sua escola só tem a ganhar se você souber conciliar uma ferramenta com a outra.

Gostou do post e está em busca de tecnologias para ajudar na gestão de sua escola? Entre em contato com a Trivium e converse com um de nossos consultores. Temos a solução ideal para você!