fbpx

4 livros sobre tecnologia na educação que todo professor deve ler

4 livros sobre tecnologia na educação que todo professor deve ler

O avanço digital já é uma realidade nas escolas, sendo assim, é fundamental que os educadores estejam atualizados sobre os impactos das novas ferramentas em sala de aula. Para isso, existem inúmeros livros sobre tecnologia na educação que podem ser úteis para os docentes.

Isso porque é preciso compreender como aprimorar o repasse dos conteúdos sem que os estudantes sejam prejudicados. Ao mesmo tempo, é interessante tornar o processo de ensino e aprendizagem cada vez mais dinâmico e inovador.

Para isso, separamos 4 livros sobre tecnologia na educação que todo professor deve ler. Acompanhe!

Entenda a importância do saber tecnológico no processo educativo

A tecnologia é uma potente ferramenta que vem sendo implementada em sala de aula para transmitir os conteúdos de diferentes disciplinas, sem que a turma perca o interesse pelos estudos. Com ela, o educador tem a chance de criar uma série de atividades, expondo os temas de forma mais diversificada e atrativa.

Portanto, é fundamental estar atualizado e consciente sobre como a era digital impacta o processo de ensino e, ainda, sobre como é possível utilizá-la para melhorar a experiência educativa. Nesse sentido, uma das formas mais eficazes para se manter por dentro do assunto é conhecendo alguns livros que tratam sobre o saber tecnológico e seus benefícios para a escola.

Conheça 4 livros sobre tecnologia na educação

Os materiais voltados para o tema têm como objetivo demonstrar como a ferramenta pode ser útil e valiosa para manter professores e alunos estimulados em sala de aula. Portanto, é imprescindível conhecer a fundo como certas práticas e técnicas impactam positivamente as redes de ensino.

O importante é variar na leitura e aprender o máximo de informações possíveis, percebendo qual é o método que mais se encaixa no seu estilo didático. Para isso, confira a seguir 4 exemplos de livros sobre tecnologia na educação e como eles podem auxiliar o trabalho do docente.

1. Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica

Um dos temas centrais da obra é a metamorfose do ensino e sua relação com as tecnologias voltadas para a informação e a comunicação. A ideia é revisar o modelo pedagógico atual e incorporar as ferramentas tecnológicas, com o objetivo de obter um melhor desempenho sobre a aprendizagem de forma geral. 

2. Novas tecnologias e mediação pedagógica

A proposta do livro é levantar o debate sobre a mudança de perspectiva do papel do educador, considerando-se a moderna sociedade globalizada e informatizada. Ao mesmo tempo, discute-se sobre uma série de questões relacionadas à atuação em sala de aula e, ainda, como é possível transformar a experiência docente buscando uma mediação pedagógica.

3. Tempos digitais: ensinando e aprendendo com tecnologia

O personagem da obra é um professor confuso diante da realidade digital e de um cenário que utiliza bastante a tecnologia. Com isso, ele vai atrás de uma alternativa para a situação, demonstrando a transição de um método tradicional de ensino para o meio tecnológico. O livro é indicado, principalmente, para quem se sente perdido entre esses dois mundos, ajudando a compreender sobre as diversas maneiras de educar.

4. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem

O livro expõe sobre como a aprendizagem ativa tem aumentado nas instituições de ensino. Para isso, o autor esclarece como certas atividades práticas podem promover a troca de conhecimento, a fim de fixar o aprendizado. O intuito é fornecer uma orientação eficiente para a utilização do método e dos recursos tecnológicos em sala de aula.

Agora que você já está ciente da importância de se manter atualizado, não deixe de conferir as opções de livros sobre tecnologia na educação que recomendamos. De forma geral, as obras serão bastante úteis para auxiliar a sua carreira docente, instruindo-o da melhor forma para que você se mantenha atento diante das recentes inovações digitais.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe o post em suas redes sociais e contribua para que as informações alcancem cada vez mais pessoas interessadas no assunto. Até a próxima!

CURTIU ESSE ARTIGO?

Compartilhe em suas redes sociais e acompanhe nossas páginas no Facebook e LinkedIn, assim as publicações do blog aparecerão no seu mural de atualizações!  🙂

Trivium

O blog da Trivium reúne todas as novidades sobre tecnologia educacional da Microsoft.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *