A tecnologia traz muitas possibilidades para diversas áreas de atuação, inclusive contribuindo para o processo de ensino. A união entre os professores e a educação na nuvem é uma tendência que está em crescimento, pois traz vantagens importantes no cotidiano escolar.

Com o contexto do coronavírus, a computação na nuvem, também conhecida como cloud computing, tornou-se ainda mais relevante. Afinal, as aulas passaram a acontecer no ambiente virtual. Essa ferramenta trouxe mais agilidade para o aprendizado, dando aos professores maneiras de tornar o ensino mais eficiente e atraente.

Neste artigo, vamos demonstrar quais são os principais benefícios dessa tecnologia. Além disso, mostraremos a importância de os professores se aperfeiçoarem em relação à computação na nuvem. Confira!

Conheça os benefícios da educação na nuvem

A educação na nuvem traz diversos benefícios para o processo de ensino e aprendizagem. Vamos conhecer alguns deles!

Torna o ensino mais didático

Um dos principais benefícios dessa tecnologia é tornar o aprendizado mais didático, de acordo com o perfil de cada estudante. Uma turma reúne alunos que aprendem de diferentes formas, sendo que muitos deles não conseguem se concentrar em aulas longas ou sentem dificuldade para compreender um texto, por exemplo.

Com a tecnologia, os professores podem utilizar diversos recursos, como vídeos, jogos, atividades interativas, entre outros. Desse modo, o estudante não fica limitado ao modelo tradicional, conseguindo se desenvolver por conta própria e se tornando mais participativo nos processos em sala de aula.

Desenvolve maior proximidade com os alunos

Os estudantes são o público que mais utiliza a tecnologia no dia a dia. Quando esse método é utilizado em sala de aula, é possível prender a atenção dos jovens e despertar o interesse para o aprendizado. Sendo assim, essa é uma forma de desenvolver proximidade com os alunos.

No lugar de proibir a utilização de recursos tecnológicos, os professores podem aproveitá-los para se aproximar dos estudantes. Ao promover o uso dos recursos online, a escola permite que os alunos tirem suas dúvidas com mais facilidade, compartilhem conhecimento com os colegas e tenham acesso a materiais complementares que não foram passados em sala de aula.

Cria novas formas de aprendizado

O aprendizado tradicional sempre foi muito focado na sala de aula, ou seja, os estudantes aprendiam em um lugar fixo, com o professor no centro do processo. Atualmente, o ensino pode acontecer em qualquer local, seja em casa, no ônibus ou em uma viagem.

Com a utilização da computação na nuvem, as limitações de uma sala de aula não são mais tão relevantes. Desse modo, os alunos conseguem estudar os conteúdos disponibilizados online, tirar dúvidas e se desenvolver de forma autônoma. O complemento desse aprendizado acontece na escola, onde eles praticam o que aprenderam.

Torna os conteúdos mais acessíveis

Outra grande vantagem dessa metodologia é a facilidade que os alunos e professores têm para acessar os conteúdos. Qualquer pessoa que tenha autorização pode ler as informações disponíveis na nuvem, além de compartilhar novos dados, enviando seus arquivos.

Sendo assim, diversos conteúdos de estudo podem ser compartilhados com os estudantes, que podem acessá-los em qualquer lugar e horário. Desse modo, o professor não precisa acompanhar individualmente cada acesso, dando liberdade para que cada aluno escolha seus horários. Isso permite que os jovens desenvolvam a autonomia no aprendizado, explorando os materiais oferecidos pelos professores em suas casas.

Garante a segurança das informações

Alguns professores não gostam de usar a tecnologia na educação por terem medo de perder as informações e conteúdos compartilhados com os estudantes. Além disso, também temem que os materiais sejam acessados por pessoas não autorizadas, que podem modificar o conteúdo ou roubar informações relevantes.

A computação em nuvem, entretanto, trabalha com o backup constante, o que faz com que os arquivos sejam salvos automaticamente. Desse modo, o acesso sempre é seguro. Mesmo que a conexão com a internet oscile, não se perde nenhum conteúdo que estava sendo utilizado.

Promove a economia

Muitas instituições de ensino investem bastante em equipamentos da área de TI, materiais impressos, entre outros recursos utilizados na educação. Com essa tecnologia, é possível diminuir os gastos nessa área, afinal, não é preciso ter um armazenamento local, pois os conteúdos ficam salvos no ambiente virtual.

Os estudantes podem acessar e baixar os conteúdos quando quiserem, reduzindo o uso de papel e gastando menos dinheiro com xerox. Isso contribui também para a rotina dos professores, que podem acessar arquivos e corrigir trabalhos por meio da nuvem.

Entenda a importância de buscar aperfeiçoamento nessa tecnologia

A computação em nuvem, como vimos, traz diversos benefícios para o processo de ensino e aprendizagem. Para aproveitar tudo o que ela pode oferecer, os professores devem se aperfeiçoar no tema, aprendendo a utilizar todos os recursos que esse método oferece.

Existem algumas opções de servidores que podem ser utilizados com essa intenção. A maioria deles proporciona para os clientes, de forma gratuita, espaços na nuvem. Para empresas e escolas, existe a opção de conseguir espaços maiores de armazenamento de dados.

Existem algumas ferramentas gratuitas — como o Microsoft OneDrive — que oferecem a possibilidade de armazenar arquivos dessa maneira. Outra opção muito utilizada é o YouTube, que facilita o compartilhamento de videoaulas, por exemplo.

Quem busca uma solução na nuvem mais completa, deve procurar o Microsoft Office 365 Educação. Essa alternativa oferece ferramentas muito úteis, pois são direcionadas diretamente para facilitar o trabalho de docentes e alunos.

Seja qual for a solução escolhida, para que a utilização desse espaço e metodologia seja eficiente, é interessante buscar algum curso na área. O Microsoft Technology Associate é uma opção interessante, pois oferece ao professor bastante conhecimento na área de tecnologia, possibilitando que ele aplique estratégias diferenciadas para seus estudantes.

Neste artigo, apresentamos como a junção entre professores e a educação na nuvem pode trazer diversos benefícios para a aprendizagem. É fundamental que os docentes estejam aptos a lidar com essa tecnologia, pois ela ajuda a aproximá-los dos estudantes, além de qualificar o ensino. Portanto, vale a pena investir nessa área e ganhar novas possibilidades para um aprendizado mais eficiente.

Gostou de aprender um pouco mais sobre esse tema? Então, aproveite para conhecer o Microsoft Technology Associate e saiba como ele pode contribuir para essa estratégia!