Durante o ano, as crianças têm uma rotina de estudos, com exercícios em sala de aula e deveres de casa. Com a chegada das férias escolares, é importante que elas busquem também uma rotina, já que a completa falta de horários gera desorientação. Portanto, é essencial ensinar as crianças que esse período de folga é uma oportunidade para gerenciar o tempo de outra maneira.

Os professores podem propor algumas atividades para férias escolares que estimulem a imaginação e a criatividade dos pequenos. Muitas delas ensinam e entretêm, além de despertarem o interesse pelo conhecimento e auxiliarem em seu desenvolvimento. 

Se você quer conhecer 3 opções de atividades para propor às crianças nas férias, não perca o nosso post. Boa leitura!

1. Piquenique

Uma boa atividade para as crianças fazerem em família é o piquenique. Para isso, basta que os pais escolham um local agradável, providenciem alguns lanches e levem junto alguns brinquedos.

Você pode sugerir o piquenique em um parque ou uma área verde. Se a criança mora em casa, uma boa opção é recomendar o próprio quintal para a realização da atividade. Lembre-se de reforçar a importância de levar lanches saudáveis, como frutas, sucos, saladas, quiches e sanduíches.

2. Pote de brincadeiras

Um problema bastante comum nas férias é o tédio. Em muitas situações, as crianças ficam facilmente entediadas em casa ou não sabem com o que brincar.

Por isso, é importante sugerir atividades para férias escolares que demandam tempo e criatividade dos pequenos. Logo, faça uma lista de atividades e brincadeiras, como desenhar, pintar, jogos de memória, quebra-cabeça, entre outras.

Conte com a ajuda da criança na elaboração da lista, pedindo que ela cite as suas brincadeiras favoritas. Depois, recorte a lista em papéis menores e dobre. Coloque em um pote, que será conhecido como o pote das brincadeiras.

Logo, quando os pequenos não souberem com o que brincar, você pode sugerir que eles retirem um papel com a ideia, como se fosse um sorteio.

3. Plantação e jardinagem

Crianças que moram em grandes cidades dificilmente têm oportunidade de ter contato com a natureza. Por isso, aproveite o período de férias para sugerir que elas brinquem de plantação e jardinagem. Incentive as crianças a fazerem um vaso com plantas que floresçam o ano todo e com crescimento rápido, já que elas poderão ver o plantio dando certo.

Uma boa dica é montar um vaso com sementes de girassol e petúnia, por exemplo. Ensine sobre as necessidades reais da planta e como deve ser adubada e regada. Outra sugestão clássica é pedir que elas plantem feijão no algodão e observem o seu crescimento.

Como vimos, é muito importante sugerir atividades para férias escolares a fim de que as crianças desenvolvam a criatividade e não fiquem entediadas.

Por isso, não deixe de seguir as nossas dicas e no final do período escolar faça uma lista com todas as sugestões. Assim, ao tornar as férias divertidas e proveitosas, as crianças voltarão muito mais dispostas às aulas.

Gostou do nosso conteúdo e quer ficar por dentro das publicações? Então nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook e LinkedIn!