A importância da programação no ensino básico
Promover uma educação de qualidade passa, necessariamente, pelo desenvolvimento de atividades e metodologias que estejam atualizadas com as transformações do mundo.
Dessa forma, os estudantes podem expandir seus conhecimentos e aprimorar habilidades que possam servir tanto ao mercado de trabalho quanto ao convívio social de seu tempo.
Quando analisamos as últimas décadas, percebemos que a informática ganha cada vez mais relevância em diversos setores da sociedade. Por essas e outras razões, trabalhar com programação no ensino básico tem sido cada vez mais importante.
Pensando nisso, elaboramos este texto para explicar melhor o que é programação e quais os diversos benefícios seu ensino traz para crianças e adolescentes. Confira!
O que é programação?
Em termos gerais, a linguagem de programação pode ser compreendida como um conjunto de símbolos, regras sintáticas e semânticas que são utilizadas para criar ou definir determinadas funções de um programa de computador. É uma forma que utiliza de padrões definidos para expressar e passar informações para um computador.
Por meio dela, o programador consegue especificar precisamente quais dados o computador deve processar, armazenar ou transmitir e quais ações devem ser tomadas de acordo com determinadas circunstâncias. Em outras palavras, a linguagem de programação é o idioma utilizado para estabelecer uma comunicação com o computador.
Quais os benefícios do aprendizado de programação no ensino básico?
Um dos benefícios mais claros é que a tecnologia computacional está cada vez mais presente nos mais diversos setores sociais. Assim, mais do que consumir a tecnologia, é importante compreender como ela funciona. Além disso, existem diversos outros benefícios do aprendizado de programação no ensino básico. A seguir, listamos alguns deles. Confira!
Promove um relacionamento inteligente e saudável com a tecnologia
Embora crianças e adolescentes tenham facilidade na interação com a tecnologia, muitas vezes essa interação ocorre apenas para diversão e comunicação, correndo o risco de virarem reféns da tecnologia. Por meio do ensino de programação, os estudantes passam a aprender de forma lúdica como as ferramentas funcionam, o que facilita com que façam um uso consciente e saudável das tecnologias.
Prepara o aluno para o mercado de trabalho
A utilização de programas de computador é cada vez mais maior em diversos setores do mercado. Dessa forma, essa ferramenta modifica cada vez mais a vida em sociedade na indústria, nas empresas de mídia, saúde, agronegócio e até mesmo em atividades menos tecnológicas como as do âmbito jurídico.
A utilização de softwares é cada vez mais comum e necessária no mercado de trabalho, pois dinamiza a produção e aumenta a produtividade. Portanto, para um bom futuro profissional, é fundamental compreender como tais ferramentas funcionam.
Desenvolve habilidades para além da técnica
Mais do que as questões técnicas, por meio da programação outras habilidades serão desenvolvidas. A linguagem de programação exige que o estudante elabore raciocínio lógico, aprenda de forma colaborativa e utilize de sua criatividade para solucionar os diversos problemas expostos para ele. Além de habilidades mecânicas, o aluno desenvolve também importantes capacidades sociais.
Combate a evasão escolar
Outro ponto importante é que o ensino da programação torna o processo educacional mais atrativo e dinâmico, fazendo com que os estudantes aprendam brincando. Dessa forma, o aprendizado ocorre de maneira divertida, por meio de uma metodologia ativa que coloca o aluno na posição de protagonista de seu aprendizado, combatendo a evasão escolar.
Uma educação de qualidade passa, necessariamente, pela instrumentalização dos estudantes com relação às ferramentas e tecnologias de seu tempo.
Como você pode perceber ao longo do texto, são diversos os motivos que demonstram a importância da programação no ensino básico. Quanto antes os alunos entrarem em contato com a linguagem de programação, melhor será seu desenvolvimento tanto para o mercado de trabalho quanto para as relações sociais.
Gostou dessas informações? Quer saber mais sobre o que há de mais atualizado no mundo da educação? Então nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.