CRM educacional: o que é e quais são os seus benefícios?
O CRM é uma sigla que significa gestão de relacionamento com o cliente. Com ele, é possível ter um controle da comunicação e um relacionamento com as pessoas no banco de dados da empresa, além de acompanhar propostas comerciais de uma maneira mais efetiva. No caso do CRM educacional, um sistema de gestão escolar é usado para controlar melhor o relacionamento com quem manifestou interesse pelo curso ou escola.
Ao usar o CRM, também é possível cadastrar um contato, além de criar uma ficha com as mais importantes informações e registrar todas as interações que foram feitas durante esse processo. Além disso, um bom CRM deve permitir o registro de atividades, como visitas à instituição ou contatos por telefone.
Assim, com o CRM educacional, você pode ter um contato próximo e automatizado com candidatos, melhorar a relação de organização com os alunos e aumentar os índices de fidelização. Logo, a instituição de ensino poderá ter serviços mais competitivos e que geram lucros maiores em longo prazo.
Neste post, apresentamos os benefícios que um CRM educacional pode trazer para a sua instituição de ensino. Quer ficar por dentro do assunto? Então, continue a leitura!
O que faz um CRM educacional?
Um bom CRM educacional pode oferecer a possibilidade de desenvolver as seguintes tarefas:
- identificar novas oportunidades de captação de alunos;
- gerenciar processos seletivos de estudantes;
- gerenciar vagas disponíveis, matrículas ativas e quantidade de turmas;
- indicar o momento do cliente na jornada de compra;
- fazer a matrícula do estudante por meio da ferramenta; e
- mapear os interesses e atividades de pais e alunos.
Quais são os benefícios do CRM educacional?
O CRM educacional apresenta diversos benefícios para a sua instituição de ensino, além de transformar a educação. Confira, a seguir, as principais vantagens.
Integração entre equipes
Ter uma empresa integrada é fundamental para que as estratégias comerciais apresentem o sucesso esperado. Assim, investir em um CRM pode dar a abertura necessária para que todos os profissionais conheçam o histórico de clientes e, com isso, prestem um atendimento mais assertivo.
As estratégias podem ser definidas conforme a maneira como cada pessoa se relaciona com a instituição de ensino. Todos os setores podem verificar os padrões de relacionamento de clientes e, assim, ampliam-se as chances de todas as equipes trabalharem com mais engajamento.
Ademais, são reduzidos os possíveis erros em função de troca de informações imprecisas, otimizando, assim, as tarefas internas.
Melhoria na imagem da IES
Ao apresentar uma comunicação mais efetiva com os clientes, o relacionamento entre o público-alvo e a sua instituição terá um impacto positivo na imagem organizacional. Isso poderá ser obtido por meio de muitos fatores, que juntos vão atuar para destacar a IES no mercado.
Um bom exemplo é o atendimento personalizado, que aumenta a satisfação de seus alunos e, também, de futuros alunos. Da mesma maneira, com mais capacidade de entender tendências de mercado, o empreendimento ganhará vantagem competitiva. Isso pode levar ao aumento da visibilidade da organização, o que poderá atrair mais investimentos e receitas.
Maior retenção de alunos
Diversos negócios apresentam como a razão do seu sucesso o direcionamento de serviços e políticas conforme as necessidades de seu público-alvo. Isso pode auxiliar na fidelização de pessoas e, como resultado, permite que as receitas se conservem em ritmo crescente por longos períodos.
Entretanto, para que as estratégias de uma instituição de ensino tenham um direcionamento mais preciso, é essencial compreender como cada cliente se conecta com o empreendimento. Assim, o CRM pode ser entendido como um investimento que abre espaço para novas políticas operacionais com base em um profundo conhecimento sobre cada cliente.
Com isso, os gestores podem criar estratégias de marketing com base na análise de mercado, além de identificar pontos-chave que poderão melhorar a experiência dos alunos. Logo, a instituição de ensino poderá ter uma relação mais próxima com os seus consumidores.
Centralização de dados
Uma das grandes vantagens de um sistema CRM é a maior centralização de dados. Com isso, todas as informações sobre os estudantes de sua instituição podem ser acessadas em um único ponto, o que torna uma série de projetos e processos internos mais eficazes.
As informações podem ser disponibilizadas com segurança e rapidez durante os atendimentos, aprimoramento de serviços e formulação de estratégias. Consequentemente, a empresa ganhará mais clientes e se tornará mais competitiva em relação aos outros empreendimentos do mercado.
Análise da evasão preditiva de alunos
Você sabe quantos estudantes deixam a escola na qual estão matriculados? Ou ainda, quais são as razões que levaram esses estudantes a evadirem? Além disso, consegue perceber antecipadamente quais estudantes apresentam características de evasão?
Por meio do método do CRM educacional, você pode medir esses indicadores que são essenciais para as finanças da instituição. Logo, ao entender qual é a probabilidade de evasão e as suas causas, é possível proceder antecipadamente em ações de retenção.
Com o CRM educacional, você poderá entender onde está o problema e reduzir os índices de evasão.
Melhor atendimento ao cliente
Se o atendimento ao aluno na sua instituição de ensino é realizado por meio de um call center, o CRM pode otimizá-lo, tornando o serviço melhor e mais lucrativo. Isso porque o CRM educacional diminui os custos de captação ao aumentar a efetividade da equipe ao fazer ligações.
Quando se deseja escolher em qual frente o call center deve dar preferência nas ligações, o CRM consegue fazer isso com poucos cliques, além de mostrar todas as informações sobre a fila de ligações.
Além disso, o sistema também consegue conduzir qual a ação é a melhor para a fase de decisão de cada estudante ou a abordagem que o atendente deve seguir.
O CRM educacional é uma ferramenta essencial para as instituições de ensino, já que facilita a otimização de contatos, por ter tudo registrado, possibilitando análises, segmentações e aprimoramentos no processo.
Assim, para que todas as vantagens acima sejam alcançadas, a instituição deve criar uma estratégia de CRM eficiente e que contenha diversos tipos de recursos. Esse é um artifício que está disponível no mercado e pode ser utilizado em larga escala.
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