Como levar a aprendizagem ativa para a sala de aula? Veja 4 dicas!
O aumento do acesso à inovações e informações vem influenciando enormemente o universo escolar. Atualmente, já não é suficiente considerar o aluno um mero receptor do conteúdo transmitido pelo professor, em uma rotina mecânica e puramente teórica. É aí que entra a aprendizagem ativa: um conjunto de metodologias que visa tornar o estudante o protagonista do processo de ensino-aprendizagem.
Uma forma de aprendizagem na qual toda a turma está diretamente inserida traz uma série de benefícios. Para os alunos, essa é uma ótima oportunidade de desenvolver pensamento crítico, proatividade e autonomia. Para os professores, os resultados são um acompanhamento melhor das dificuldades e potencialidades de cada estudante, além de maior interesse e engajamento nas aulas.
Mas como, de fato, aproveitar todas essas vantagens? Como levar a aprendizagem ativa para dentro de sala? Confira agora!
1. Faça uso de recursos tecnológicos
A tecnologia está aí, cheia de possibilidades que podem ser aproveitadas para enriquecer o ensino. Além do mais, é muito interessante investir na intimidade e proximidade que os alunos têm com ela. Levar recursos tecnológicos para dentro de sala de aula significa despertar o interesse dos estudantes.
De atividades que utilizam os próprios celulares dos alunos a aplicativos digitais educativos e simuladores de realidade aumentada: as alternativas para envolver tecnologia e ensino são variadas. Unindo-as às diferentes disciplinas a serem transmitidas, é possível criar uma aula muito mais lúdica e interativa.
2. Aposte na gamificação
Alunos do ensino fundamental e médio costumam ter um interesse em comum: os jogos virtuais. Eles apresentam os mais variados estilos e conquistam a atenção de quem está em busca de momentos de entretenimento e diversão. Que tal, então, uni-los à educação? O famoso Minecraft, por exemplo, tem uma versão especialmente pedagógica e é capaz de desenvolver várias competências, entre elas a tomada de decisões e criatividade.
Fora do mundo virtual, também é possível fazer proveito da gamificação. Jogos no papel ou no quadro, como os de perguntas e respostas, estimulam a participação das crianças e adolescentes.
3. Promova estudos em grupo
Os estudos em grupos são um importante estímulo dentro da aprendizagem ativa. Além da troca de ideias, eles estimulam a socialização e a colaboração entre os alunos. Propor ideias e soluções, aprender a escutar e selecionar as melhores formas de tratar determinado assunto são algumas das atitudes a serem desenvolvidas.
Para isso, montar projetos é uma boa escolha. E se cada grupo ficar responsável por uma forma de tratar determinado tema? Um pode ficar com a apresentação de teatro, enquanto outro fica com a maquete etc.
4. Foque em aprendizagem na prática
Procure sempre aliar o conteúdo à realidade e ao cotidiano do aluno. Dessa forma, a transmissão do conhecimento é mais eficiente do que se ele apenas ler ou copiar um texto do quadro, por exemplo.
Aproveite os espaços da escola, como:
- áreas ao ar livre para estudo das ciências;
- bibliotecas e salas de leitura para assuntos relacionados à literatura;
- laboratórios;
- sala de informática.
Assim, tudo pode ser utilizado!
É fundamental que educadores e escola estejam envolvidos na aprendizagem ativa. Manter-se atualizado sobre ferramentas e metodologias que proporcionam um ensino de qualidade faz com que todos saiam ganhando. Priorize isso dentro da instituição e é certo que os alunos levarão os aprendizados para toda a vida.
CURTIU ESSE ARTIGO?
Compartilhe em suas redes sociais e acompanhe nossas páginas no Facebook e LinkedIn, assim as publicações do blog aparecerão no seu mural de atualizações!
Que tal continuar conhecendo maneiras de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz? Descubra como a tecnologia é uma importante aliada na inclusão em sala de aula!
Esse material é ótimo para nós enquanto professores pudermos atuar com mais eficácia. E,dar um excelente suporte aos pedagogos.