Febre entre os admiradores de games, o Minecraft conquistou seu espaço como uma alternativa divertida de lazer e entretenimento. O jogo digital tem uma ideia semelhante ao do tradicional lego: consiste em um mundo aberto no qual o jogador tem toda a liberdade para criar cenários e elementos a partir de blocos. Diante de tanta popularidade e possibilidades, surge uma questão interessante: seria possível inserir o Minecraft na educação?

Uma versão educacional do Minecraft foi lançada pela Microsoft. O Minecraft Education Edition possui diversas funcionalidades para o professor criar propostas pedagógicas através do jogo.

Disponível para computador e tablet, o Minecraft Education Edition é uma ferramenta interessante para aproximar o aluno da aprendizagem em sala de aula. Além de proporcionar habilidades importantes como autonomia e contato com a tecnologia, ele ainda conta com a vantagem de já ser conhecido entre os jovens. Quer saber mais alguns motivos para utilizar o Minecraft durante a aula? Confira!

1. Desenvolve a criatividade

Um ambiente digital que permite as mais variadas criações é um local perfeito para deixar a criatividade correr solta. No Minecraft Education Edition, o jogador pode usar suas habilidades para construir de casinhas simples a grandes impérios, o que abre um gigantesco leque de possibilidades e faz com que a imaginação esteja sempre trabalhando.

2. Exercita a capacidade de planejamento e de tomada de decisões

Ao mesmo tempo em que o jogo proporciona tanta liberdade, é preciso fazer escolhas para montar o mundo da maneira desejada. Todo o terreno disponível pode ser destruído e gerar ferramentas para que se construa outras coisas, então é necessário que o jogador se organize para chegar no resultado que quer.

O jogo também conta com a presença de “monstros” capazes de destruir aquilo que foi construído, por isso o aluno é estimulado a se planejar para criar um ambiente seguro.

3. Cria noção de espaço

Assim como no lego, a montagem dos blocos exige uma constante busca pela distribuição adequada das peças. Saber quantos blocos utilizar para um determinado objeto, o tamanho ideal da fortaleza que precisa proteger a vila montada são exemplos de decisões que, quando praticadas, auxiliam na noção espacial.

4. Promove conhecimento histórico

Uma prática e motivadora maneira de utilizar o Minecraft Education Edition é reproduzindo algumas construções históricas, como castelos e monumentos.

Imagine o quanto seria interessante dividir uma turma em grupos e oferecer uma determinada época a cada um, para que a recriem no jogo. A partir daí surgiria uma pesquisa e debate interessantes sobre toda a estrutura e organização dos períodos.

5. Estimula o interesse ambiental

A cada novo jogo iniciado no Minecraft Education Edition, um novo bioma pode ser simulado. Florestas, desertos, montanhas, cada área é uma oportunidade de fazer com que o aluno conheça melhor as características de relevo, clima, flora e fauna, além das diferenças entre elas. Um projeto nesse sentido é uma maneira de levantar a discussão sobre ecossistema e consciência ambiental.

Deu para perceber que utilizar o Minecraft na educação é um recurso de ouro, não é? Com ele fica muito mais fácil de trabalhar questões importantes, utilizando a mesma língua dos alunos. E para que toda a sala de aula faça o melhor proveito desse grande aliado, o professor também deve saber utilizar esse recurso e direcionar os alunos durante o aprendizado.

Gostou do artigo? Então entre em contato conosco e descubra como levar o Minecraft Education Edition para a sua escola!